Novidades

Como não depender do "puta que pariu" do seu carro para pendurar as roupas que você apanha da lavanderia – como você pode criar inovações a partir do seu próprio pensamento:

Outra forma de você criar inovações através do seu próprio pensamento = Inovar é a arte de observar as pessoas, principalmente seus clientes.

É a arte de observar como as pessoas usam ou manipulam certos produtos e serviços – toda pessoa costuma dar um segundo uso para um produto ou serviço concebido para outra utilidade.

O exemplo abaixo é simples e eu costumo usá-lo em minhas palestras para exemplificar de forma praticamente lúcida o mundo de oportunidades que surgem quando a gente pensa observando o uso que os clientes dão para nossos produtos e serviços. A ideia aplicada mais amplamente, pode gerar produtos e serviços inovadores:

Eu vivo observando as pessoas e as que mais me chamam a atenção são aquelas que eu vejo usando um determinado produto da forma diferente para a qual ele foi concebido – Exemplificando – já vi um monte de gente usar seu cartão de crédito para tentar abrir uma daquelas portas de salas de escritório mais finas – elas colocam seus cartões por entre as frestas da fechadura e a empurram para baixo – você já viu isto alguma vez?

Eu já pensei em criar uma chave integrada a um cartão de crédito kkk – Liga não, mas às vezes a inovação precisa ser meio maluca assim kkk

Agora falando sério – uma das formas mais inteligentes e eficientes para inovar é observar o 2o. ou o 3o. uso que as pessoas ou seus clientes costumam dar para os produtos e serviços que foram criados para um 1o. uso.

Uma vez, morando fora do Brasil. eu enviei um e-mail para uma empresa automobilística dos Estados Unidos com uma sugestão de uma pequena inovação baseada no 2o. uso e para minha surpresa, eles me atenderam e me presentearam com o produto que eu sugeri.

É que eu tinha o hábito de passar na lavanderia para apanhar as roupas que tinha mandado lavar.

A lavanderia ficava no meio do caminho entre a minha casa e o meu escritório e eu passava lá sempre antes de ir para o trabalho.

O problema é que às vezes eu pegava tanta roupa que transformava o banco de trás do meu carro num verdadeiro cabide, usando o “puta que pariu” traseiro de um lado e do outro para pendurar as roupas – mas duas coisas me incomodavam nesta cena – as roupas além de amassarem rápido, ficavam expostas e à vista de todo mundo o que passava.

E uma vez, abrindo o porta-mala do meu carro, que era grande, eu percebi que ele tinha a cara de um dos compartimentos do guarda-roupa da minha casa – onde havia um haste redonda de madeira atravessada onde eu podia pendurar as roupas.

Ai eu tirei foto deste compartimento do guarda-roupa, fiz uma adaptação da foto e uma montagem inserindo este compartimento dentro do porta-mala enviei para a empresa fabricante do meu carro uma sugestão de um cabide múltiplo parecido com aquele do guarda roupa para colocação no porta mala.

A ideia era simples – uma simples haste redonda para ser colocada de um lado ao outro do porta mala e que eu podia usar para pendurar as roupas, sem correr o risco de amassá-las.

Eu mandei o e-mail sem grandes pretensões e alguns dias depois, eu recebi na minha casa uma encomenda – era exatamente um cabide especial que se encaixa no porta-mala do meu carro, tal como eu tinha bolado e a partir daquele dia nunca mais eu dependi do “puta que pariu ” do carro para pendurar as roupas da lavanderia.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

2 Comentários em Como não depender do "puta que pariu" do seu carro para pendurar as roupas que você apanha da lavanderia – como você pode criar inovações a partir do seu próprio pensamento:

  1. Olá Mauro, estava pesquisando alguma solução para este mesmo problema que estava enfrentando, seria possível você compartilhar comigo essa solução que você encontrou?

    • Olá Ulisses ! obrigado pela mensagem – já vendi o carro e com ele a ideia do compartimento para guardar roupas na parte de trás – mas o projeto é bem simples – adapatar no bagageiro do carro um compartimento semelhante ao que temos em nossos guarda roupas com cabides múltiplos, fica bem legal mesmo – grande abraço

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*