Novidades

COMO VOCÊ PODE PREVENIR O CÂNCER :



Para ilustrar esse post, escolhi a obra de arte, a pintura :

“Sol Ardente de Junho”, de Frederic Leighton, 1895.

Esta deslumbrante pintura britânica pré-rafaelita exposta em um museu na cidade de Ponce, em Porto Rico, chegou a ser considerada cafona em 1960, na Inglaterra.

Feita por Frederic Leighton, essa obra de arte foi pintada com a simples intenção de expressar o prazer pela natureza e beleza.

Inspirar as pessoas a cultivarem a Beleza, a Natureza, o Amor Próprio e o Amor Pelo Próximo é o grande objetivo desse post.


Como Prevenir o Câncer

“A prevenção é bem mais barata e mais saudável do que a cura”

O Câncer é uma doença passível de prevenção.

Essa é a conclusão que extrai da análise de uma pesquisa sobre o assunto e de artigos publicados pelo Dr. Drauzio Varella.

Mais da metade das mortes por câncer está relacionada ao estilo de vida, hábitos, vícios e dieta, segundo um estudo profundo feito pelo Centro Mundial de Prevenção e Controles De Doenças -CDC – (https://www.cdc.gov)

Essa é a proporção do número de casos e de mortes por câncer originadas de fatores de risco modificáveis e previamente controláveis.

O estudo estima que a incidência e as mortes por 26 tipos de câncer, em mulheres e homens com mais de 30 anos estão relacionadas aos seguintes fatores totalmente relacionados ao estilo de vida das pessoas:


Cigarro, fumo passivo, excesso de peso, inatividade física, sedentarismo, abuso de álcool, baixo consumo de fibras, frutas, legumes e vegetais, baixa ingestão de cálcio e grande consumo de carne vermelha e de comida processada, entre outros.


Repetindo a estatística: mais da metade das mortes por câncer foram relacionadas a fatores evitáveis e previamente controláveis pelos seres humanos.

Entre esses fatores, o maior responsável pela proporção mais alta dos casos de câncer foi o cigarro (30% das mortes).

O cigarro foi responsável pela triste estatística de 24% do total de cânceres em homens e 15% em mulheres.

Os órgãos mais afetados pelo câncer provocado pelo cigarro foram: o pulmão, a laringe, o esôfago, a faringe, a cavidade oral e nasal, a bexiga urinária, cólon, reto e outros (como pâncreas, rins, mama, colo uterino, estômago,…)

Em seguida veio o excesso de peso, o sedentarismo, a inatividade física e o consumo de álcool.

Os órgãos mais afetados pelo câncer provocado pelo excesso de peso foram o corpo uterino, a mama, a vesícula biliar, fígado, rim, esôfago e estomago.

Já o consumo de álcool foi a terceira causa nos homens e a quarta nas mulheres – atacando a cavidade oral e a faringe.

A combinação de excesso de peso, consumo de álcool, dieta pobre e inatividade física foi causa de 14% do total dos casos de câncer em homens (abaixo do fumo que foi 24%) e 24% nas mulheres (acima até do fumo, 15%).

Esses dados nos ensinam que uma das melhores formas de combate ao câncer é a prevenção através da adoção de hábitos e estilo de vida mais saudáveis.

Numa excelente palestra no renomado site Ted.com, o Dr. Dean Ornish afirma :

“Os nossos genes não são o nosso destino”.

Assista aqui a essa excelente e curta explicação :






Na palestra, ele revela novos estudos que mostram como a adoção de hábitos de vida mais saudáveis pode afetar uma pessoa a nível genético.

BONS HÁBITOS DE VIDA COMPENSAM UMA GENÉTICA RUIM.

Por exemplo, ele diz que, quando vivemos saudavelmente, comemos melhor, fazemos exercício e amamos mais, as nossas células cerebrais aumentam.

*** Importante : Cuide cada vez mais da sua saúde e conte sempre com um profissional médico para te ajudar nessa jornada.


Para encerrar esse post com mais inspiração, escolhi uma frase e uma música que se combinam entre si e que ajudam na melhoria substancial da nossa saúde e da nossa qualidade de vida :


“Corra 24km por semana, controle seu peso e pare de fumar e isso vai lhe garantir uma vida muito saudável”
Frase do Dr. Keneeth Cooper – inventor do Método Cooper.


Ouça a Música Estrelar de Marcos Valle e siga os conselhos contidos nela:


Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*