COMO TOMAR DECISÕES MELHORES:

the-astronomer
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

“Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir.”

Frase de Friedrich Nietzsche que ilumina o nosso gesto de tomar decisões na vida.

Você uma pessoa melhor e mais bem sucedida – essa é a causa que defendemos neste blog.

Este post tem o objetivo de te fornecer uma técnica rápida e simples com dicas bem inteligentes e interessantes para melhor suportar o seu processo de tomada de decisão.

Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte – pintura – óleo sobre tela de 1668 – “The Astronomer” de Johannes Vermeer.

Tomar decisões é uma tarefa crucial para você?

O que acontece quando você precisa tomar uma decisão importante e tem pouco tempo, pouca informação e muita pressão psicológica para fazê-la?

Que tipo de medo, insegurança e incerteza você costuma enfrentar quando precisa tomar decisões na vida?

Que tipo de perdas você é obrigado a confrontar diante de uma decisão difícil?

A incerteza é a essência da decisão – você não concorda? Toda decisão é difícil por causa da incerteza que a ronda – se não existisse a incerteza, você não precisaria decidir não é mesmo?

E pior, toda decisão implica necessariamente numa perda – o seu papel é escolher a alternativa de menor perda. Uma tarefa muito difícil – concorda comigo?

E como tomar decisões melhores ?

Veja abaixo algumas dicas interessantes que podem te auxiliar neste processo tão crucial para a nossa vida :


Jamais tome uma decisão que não valha a pena, depois de passada a emoção.

Nunca tome uma decisão de cabeça quente. Adie ao máximo possível a sua decisão até ter certeza de que não está sob forte efeito da emoção.


-Use a sua intuição – consulte seu sexto sentido, mas nunca se limite a eles.

A intuição é ao mesmo tempo uma aliada muito poderosa e muito perigosa quando não validada devidamente

– Confie em sua intuição sim, mas aplique um teste de realidade e validade da mesma, complementando-a com levantamos de dados e fatos.


Cuidado ao tomar decisão quando estiver se sentindo com excesso de confiança, pois isso costuma gerar falsas ilusões de certeza e poder e podem fazer mais mal do que bem para as suas decisões.

Seja sim muito confiante, mas alie seu excesso de confiança ao devido cuidado se cercando de dados, fatos e opiniões de outras pessoas.


-Teste sua intuição e seu excesso de confiança com outras pessoas antes de agir – ouça principalmente quem discorda ou te apresenta uma evidência do contrário ao que você pensa em fazer e construa em cima das ideias contrárias e do conflito. Se sua decisão passar por um forte debate interno, muito dificilmente o mercado a derrotará.


– Use o esquema abaixo – que compara todas as alternativas que você tem nas mãos para uma tomada de decisão:


Liste todos os quesitos que você precisa analisar para tomar a decisão que precisa – divida-os em :


-Quesitos obrigatórios (e atribua a eles um peso maior)


-Quesitos desejáveis (e atribua a eles um peso menor)


Para cada um dos quesitos de cada alternativa compare sempre os dois lados da moeda :


Liste todas as vantagens, os prós e pontos positivos dos quesitos e da alternativa em análise


Liste todas as desvantagens, os contras e os pontos negativos dos quesitos e das alternativas em análise.


Repita os passos acima para todas as alternativas disponíveis – compare-as todas e decida por aquela que tem mais pontos positivos, prós e vantagens.


Que você use as dicas acima para tomar decisões cada vez melhores.


Como trilha sonora deste post, escolhi uma música que te inspira, te eleva e te põe para cima na hora de uma tomada de decisão difícil – Ouça:  Kirk Franklin – I Smile :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 2702 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*