Novidades

[Checklist gratuito] Ser empregado ou empreendedor?

empreendedorismo 5
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Numa família típica, geralmente a pessoa mais bem sucedida é empresária!

Essa foi a frase proferida num domingo, durante um almoço em família, por um jovem empreendedor recém-formado na faculdade, prestes a entrar para o mercado de trabalho, quando seus parentes ali reunidos lhe perguntaram o que ele faria após a formatura.

De maneira neutra e educada, ele mostrou para todos ali reunidos suas conclusões após todos aqueles anos pensando sobre sua vida e sua carreira.

Abaixo resumo os principais pontos do discurso deste jovem pensador para seus familiares:

Por favor, não me levem a mal – mas analisem esta situação usando como amostra a nossa família aqui reunida: temos aqui mais de quinze parentes empregados em empresas e apenas dois empresários. E de quem são os melhores carros estacionados lá fora? Quem desta família tem as melhores casas? Quem de nós não tem grandes problemas com contas a pagar no final do mês?

Além disto, estive pensando e conclui que hoje em dia, existe um grande gargalo relacionado aos universitários entrando para o mercado de trabalho, pois afinal 95% dos jovens que saem das faculdades concorrem pelas escassas 5% das melhores entre todas as vagas no mercado oferecidas pelas melhores empresas do país.

E pior que isso, eles são incentivados a disputar estas vagas “no tapa” ao invés de criar suas próprias empresas.

Eu cresci vendo as pessoas à minha volta dizerem o tempo todo que ser empregado e trabalhar para os outros seria muito melhor, por oferecer menos riscos e gerar maior segurança financeira.

Mas que segurança é esta que deixa estes mesmos empregados a uma distância equivalente de três contracheques mensais da falência, aterrorizados pela falta de dinheiro e assombrados por suas contas a pagar?

Na verdade descobri que a segurança tende a ser maior do lado do empresário que, ao provar do gosto pelo empreendedorismo, monta sua empresa, cria um sistema e coloca as pessoas a trabalharem para ele ao invés de trabalhar para o sistema e para as outras pessoas.

Além do mais, conclui pelos meus estudos que:

Um empregado trabalha bem mais, ganha bem menos e paga muito mais impostos.

Um empresário trabalha menos, ganha bem mais e paga muito menos imposto.

Com tudo isto na mesa, deduzi que a minha segurança financeira será mais garantida caso eu me transforme num empresário do que num empregado.

Por isto tomei a decisão de ser empresário e trilhar o caminho do empreendedor que começa do zero, que trilha um monte de obstáculos, mas que controla melhor a sua vida.”

Ele acabou aplaudido por aquela pequena platéia sobre o seu discurso entre ser empregado ou ser empresário.

O texto acima foi criado em forma de uma história para provocar o seu pensamento sobre o tema, a sua carreira e a carreira dos seus filhos e netos.

Desde a revolução industrial, o modelo do empregado foi altamente difundido e durante muito tempo o mais procurado pelas pessoas em detrimento do modelo do empreendedor, mas as coisas estão mudando e é preciso que pensemos nisto.

Hoje em dia, o mundo está cada vez mais dinâmico e exigindo a criação de novos produtos, novos serviços e novas ideias numa velocidade incrível, nunca antes imaginada.

Isto pode ser uma super oportunidade para quem tem aquele sonho de ser um empreendedor, mesmo crescendo num meio onde o modelo do empregado poderia sugerir menos riscos e mais segurança.

O mundo está mudando e para você se encaixar neste processo, vale a pena avaliar suas ambições futuras, suas oportunidades e decidir se quer viver sua vida toda como um empregado ou se aventurar e arriscar a sua vida rumo ao sucesso como um empresário.

Nunca existirá uma regra única, um modelo só, tudo dependerá do seu perfil pessoal, do nível de suas ambições e de suas decisões tomadas em conversas com seus próprios botões.

Nunca aceite que outra pessoa defina quem você pode ser – inspire-se nesta famosa frase de Jack Welch:

 

“Controle seu destino antes que alguém o faça por você.”

 

Eu tenho gasto um bom tempo da minha vida estimulando o empreendedorismo como forma de ajudar a melhorar a vida das pessoas e o mundo de uma maneira geral.

De tanto fazer palestras de gestão para empreendedores, acabei percebendo a necessidade e criei palestras de empreendedorismo para gestores como forma de desafiar as pessoas e estimular o empreendedorismo no mundo.

Eu tenho feito o meu papel de provocar o pensamento de pessoas, de parentes, de amigos, de funcionários e de alunos num mundo ainda dominado por famílias e universidades cujas culturas são mais voltadas para a valorização do emprego do que do empreendedorismo.

Eu acredito que deveríamos ter mais alunos saindo de Universidades preparados para se tornarem empresários do que incentivados para se tornarem empregados.

Você pode ganhar a vida sim, fazendo aquilo que gosta e sabe, desde que isto ajude as pessoas a conseguirem aquilo que elas precisem, pois sempre vai ter alguém pagando pela solução de um problema ou de uma necessidade.

Checklist para analisar o seu perfil para o empreendedorismo

Eu fiz a breve provocação acima para listar abaixo um pequeno checklist, caso você se interesse em analisar o seu perfil empreendedor e saber se você se sentiria melhor contribuindo com este mundo na pele de empregado ou na pele do empreendedor (lembrando que ambas tem muito valor) ou que características precisaria desenvolver para ter um lado empreendedor ainda maior.

Para fazer o teste, basta marcar um X no quadrado ANTES da pergunta caso sua resposta seja NÃO ou um X no quadrado DEPOIS da pergunta caso sua resposta seja SIM:

❑ Você gosta de aprender coisas novas diariamente ❑

❑ Você é um grande fixador de metas ❑

❑ Você tem grande capacidade de influenciar pessoas com as quais lida no dia a dia e acredita muito que pode fazer algo para mudar o mundo com suas ideias e suas ações ❑

❑ Você vive tentando provocar mudanças nos sistemas ao seu redor ❑

❑ Você adora assumir riscos e faz isto tentando minimizá-los o tempo todo ❑

❑ Seu perfil é altamente inovador e criativo ❑

❑ Você tem alta tolerância a ambiguidades e a incertezas e não se incomoda de definir a partir do indefinido ❑

❑ Para você, o feito é melhor do que o bem feito ❑

❑ Você é irritantemente persistente e perseverante ❑

❑ Você não tem medo do fracasso e acredita que o fracasso é a melhor porta para o sucesso e tem um processo para tentar, errar, fracassar e principalmente aprender com seus erros ❑

❑ Você odeia burocracia, regras ultrapassadas, obsoletas e sem sentidos ❑

❑ Seu nível de intuição é muito alto e quando você o segue, geralmente ela está certa ❑

❑ Você tem uma inteligência emocional alta, sabe lidar com pessoas, com conflitos, feedbacks e stress nas relações ❑

❑ Você é bom para gerenciar recursos, principalmente tempo, gente e dinheiro ❑

❑ Você tem perfil sonhador idealista ❑

❑ Você prefere ser a locomotiva que puxa o sucesso, do que ser um mero vagão a reboque ❑

❑ Você costuma visitar o futuro na busca de oportunidades ❑

❑ Você tem um senso de observação perspicaz e consegue enxergar as coisas onde ninguém enxerga oportunidades já existentes, como se tivesse uma visão de radar ❑

❑ Você tem um modelo, um mentor, uma pessoa que o influencia ❑

❑ Você tem grande autonomia, autoconfiança, muito otimismo e necessidade de realização pessoal ❑

❑ Você tem um alto nível de ambição ❑

❑ Você é cheio de si e consegue com isto convencer rapidamente as outras pessoas, negociar com sucesso e tem um poder de persuasão e convencimento acima da média ❑

❑ Você prefere escolher seu próprio destino do que receber de alguém uma sugestão para isto ❑

❑ Você não se incomoda nem se assusta com o fantasma permanente de um eventual fracasso ❑

❑ Você costuma colocar a flecha primeiro e pedir para as pessoas desenharem o alvo depois ❑

❑ Você gosta de trabalhar com equipes, principalmente com pessoas que são excelentes por exigência ❑

❑ Você vive enxergando novas soluções para novos ou mesmo para velhos problemas ❑

❑ Você prefere pedir perdão do que implorar por permissão ❑

❑ Você aceita o dinheiro como medida de avaliação pelo seu trabalho, suas ideias, seu produtos e seus serviços.❑

❑ Você tem um bom processo de networking e tem uma grande rede de contatos e relacionamentos ❑

❑ Você é orientado por resultados, por fluxo de caixa positivo e por clientes ❑

Ao final, conte a quantidade de X marcados nos quadrados colocados antes das perguntas (sinalizando resposta ‘não’) e a quantidade de X marcados nos quadrados colocados depois das perguntas (sinalizando resposta ‘sim’).

Quanto mais respostas SIM ou mais X marcados nos quadrados depois das perguntas, maior o seu perfil e o seu potencial para o empreendedorismo – pense nisto e numa forma de explorá-los a seu favor.

Lembre-se que este post é apenas uma pequena provocação para que você pense naquilo que pode ser cada vez mais o motor da economia e do mundo: O EMPREENDEDORISMO.

Gostou deste artigo? Leia também: 8 erros para não cometer ao implementar sua estratégia empresarial

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*