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8 erros para não cometer ao implementar sua estratégia empresarial

Manual de erros mais cometidos na implantação de estratégia empresarial que podem matar a sua empresa/organização e como evitá-los para salvá-la.

estratégia empresarial
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Mãos ao alto, seu assassino de empresas! Você está preso! Solte este livro e coloque as mãos na cabeça.

Foi assim que James foi pego pela polícia – ele foi preso porque planejava matar mais uma empresa com seus truques aprendidos no livro que acabara de deixar no chão por ordem do policial.

James era considerado um dos bandidos mais perigosos da história corporativa – ele usava o livro que abandonou no chão para estudar e planejar métodos revolucionários para acabar com as empresas nas quais se infiltrava habilmente através da ocupação de postos-chaves em diretorias e provocar erros em suas estratégias empresariais.

O detetive que acompanhava os policiais apanhou o livro no chão e o levou para sua casa, para investigar os métodos que James utilizava para assassinar empresas.

E ele ficou tão fascinado pela leitura, que resolveu escrever um relatório para a polícia resumindo as técnicas mais usadas por James para matar empresas de maneira serial.

Abaixo reproduzimos os principais itens do relatório:

Manual de erros para matar uma empresa através de falhas na gestão de estratégia empresarial

Introdução:

James mostrou que tem profundos conhecimentos de gestão empresarial e que os usou para estudar com profundidade histórias de empresas que morreram por cometer vários erros na gestão de estratégia empresarial – como por exemplo a Kodak, Blockbuster, Compaq, Xerox, Grupo X do Eike Batista e da Apple nos períodos entre a saída e a volta de Steve Jobs (milagrosamente ressuscitada a tempo pelo próprio Jobs), entre várias outras empresas que já não existem mais entre nós.

Ele estudou todos estes erros e fez um benchmarking do mal – listou os erros comuns e os erros únicos que cada uma usou para falhar em suas estratégias empresariais, que são resumidos a seguir:

Obs: logo após cada erro listado, incluo meus comentários e dicas pessoais.

1. Não pensar no cliente

Qualquer que seja o seu negócio, comece sua estratégia empresarial sempre pelo cliente – jamais cometa este “crime” de deixar seus clientes de fora da estratégia empresarial.

Eu li que Bill Gates tem uma enorme foto de Henry Ford na parede de seu escritório, mesmo sem Ford ser o executivo que ele mais admira na vida.

Ele disse que a foto é uma espécie de lembrete e de alerta por causa da comparação que a imprensa sempre fez entre os dois, considerados gênios semelhantes em épocas diferentes. Gates quer evitar a perda de seu negócio ou parte dele para a concorrência pelo simples erro de ignorar a opinião de seus clientes em sua estratégia empresarial.

Lembra desta frase de Ford: “O cliente pode ter um automóvel da cor que quiser desde que seja preto”?

Jamais cometa o grave erro de ignorar seus clientes em suas estratégias empresariais.

2. Não ter Planejamento Estratégico ou Ter o Planejamento Estratégico Errado.

Muitos empreendedores, na ânsia por abrirem suas empresas e negociarem suas ideias, produtos e serviços, fazem tudo às pressas, sem nenhum planejamento e acabam vendo suas empresas morrerem prematuramente.

Tenha um planejamento estratégico sempre – vá até o futuro e procure visualizar o seu espaço e o da sua empresa lá. Neste artigo disponibilizei um Checklist criado por mim para te ajudar a desenhar seu planejamento estratégico.

Volte para o presente e transforme esta sua visão em ação, administrando sua empresa para sair do que ela faz no presente e ir aos poucos migrando para o que ela fará no futuro de acordo com a sua visão de estratégia empresarial.

Como um bom jogador de xadrez e bom estrategista, analise as jogadas atuais e futuras do mercado, dos seus clientes, antecipe as jogadas dos seus concorrentes, analise as ações do governo e das entidades reguladoras do mercado e procure antecipar as tendências da tecnologia em torno da sua empresa.

Escreva uma missão, defina uma visão para os próximos anos e elabore uma cultura com os valores e comportamentos que seus colaboradores precisarão seguir para entregar os resultados.

Faça um plano para maximizar seus pontos fortes e as tendências favoráveis e para minimizar seus pontos fracos, principais ameaças e riscos.

Procure validar sua estratégia empresarial antes de executá-la pois de nada adiantará você e sua empresa saírem correndo na frente dos concorrentes se vocês estiverem correndo para o lado errado.

3. Não ter prioridades ou ter muitas prioridades

 

“Estratégia é arte de escolher o que não fazer”

Genial frase de Peter Drucker

 

Ao desenhar sua estratégia empresarial, comece com uma lista do tamanho da de supermercado colocando tudo o que quer e acha que precisa fazer.

Depois gaste muito tempo escolhendo aquilo que vai deixar do lado de fora e cortar da sua lista – aquilo que não vai fazer em termos de estratégia empresarial.

Termine com uma pequenina folha com no máximo três ou cinco prioridades como estratégia empresarial.

Bill Gates quando começou sua empresa, começou com uma única prioridade: ter um computador para cada funcionário – focou inicialmente só nesta estratégia empresarial e veja aonde ele chegou depois.

4. Não comunicar devida e insistentemente a estratégia empresarial

A não ser que você seja o mago da telepatia, não assuma que colocar a estratégia empresarial no papel é o suficiente.

Monte uma apresentação rápida e simples com as estratégias definidas para o ano e ande pela empresa divulgando-as para todos os colaboradores.

Apresente-a pessoalmente, pela internet, pelos meios internos de comunicação da empresa.

Exija que seus executivos façam o mesmo gesto: façam apresentações repetitivas da estratégia empresarial, é a repetição da comunicação que vai fazer a agulha da execução da mesma mexer só um pouquinho.

Importante – insista para que cada executivo diretamente ligado à você transmita a estratégia geral e crie o desdobramento específico da mesma para a área de sua gestão, de forma que todas as sub-estratégias da empresa se vinculem 100% à estratégia empresarial geral.

5. Não amarrar os recursos da empresa (Pessoas, Gente e Dinheiro) à estratégia empresarial

Não existe nada mais inútil do que fazer bem feito o que não precisa.

O maior desperdício que uma empresa pode ter em seu negócio é ver seus funcionários, ao longo do ano, correndo de um lado para o outro, gastando tempo, tarefas e dinheiro em atividades que não tenham nada a ver com as estratégias empresariais definidas.

Isto é perda de tempo e de valor.

Amarre 100% dos recursos da sua empresa (tempo, gente e dinheiro) à sua estratégia empresarial e não permita desvios.

6. Não fazer gestão participativa

Um dos grandes erros estratégicos é preferir só a companhia dos funcionários bonzinhos e simpáticos (a turma dos puxa-saco, dos que concordam com tudo que os chefes falam o tempo todo) do que a companhia dos   funcionários rebeldes (aqueles funcionários difíceis, sinceros e espontâneos que falam o que pensam e que eventualmente discordam das estratégias e das ideias da direção).

Numa empresa onde todo mundo concorda com tudo e com todos o tempo todo, alguma coisa está errada.

Dizem que isto ocorreu com a tripulação do Titanic, que mesmo alguns talentos discordando das diretrizes do comandante, seguiram suas ordens até o navio bater no Iceberg e todos naufragarem.

A história está cheia de empresas que morreram porque não eram tolerantes à ideias conflitantes, divergentes e principalmente não analisavam as evidências do contrário.

Estruture um processo de gestão participativa, gestão de debates e conflitos intensos e difíceis na sua empresa e faça dele a ponte para que seus colaboradores mais inteligentes e capazes possam discordar, fazer alertas de perigos e principalmente apresentar evidências do contrário (apontar pensamentos divergentes do seu) que possam salvar a sua empresa a tempo.

7. Não executar a estratégia empresarial traçada – erro dos mais graves para a morte e falência de uma empresa

Os líderes devem ser os arquitetos da estratégia empresarial – devem ser bons em colocá-las no papel.

Mas eles devem contar em sua equipe com pessoas com um perfil de execução implacável – que devem ser boas em tirar as estratégias empresariais do papel – como fazem os engenheiros, mestres de obra e pedreiros em uma obra.

Muitos líderes morrem na praia e erram mais por falta de execução do que por falta de inteligência ou visão.

A fórmula do sucesso é:

Resultado = Estratégia Empresarial + Execução

Execução sem estratégia empresarial é erro.

Estratégia empresarial sem execução é morte.

Inspire-se no exemplo da antiga empresa de computadores Compaq, cujo CEO foi reconhecido como o formulador de uma das melhores estratégias empresariais de todos os tempos, mas que mesmo assim foi demitido por não ter conseguido colocá-la em prática.

8. Não ter flexibilidade de adaptação

 

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”

Frase de Charles Darwin

 

Inspire-se no exemplo da Kodak que acabou queimando seu próprio filme – se você já tirou pelo menos uma foto na vida, deve este gesto à Kodak e sua invenção.

O problema é que ela acabou perdendo o bonde da transição da fotografia analógica para a digital (inventada pela própria Kodak nos anos 70 e depois ignorada absurdamente pela mesma).

Por melhor que seja a estratégia que você tenha definido para a sua empresa, não cometa o erro de segui-la às cegas e ao pé da letra, sem de tempos em tempos parar para fazer uma revisão de percurso.

Ainda que você tenha o destino certo (a estratégia) e o mapa para sair de onde está e alcançar o seu destino, prepare-se para ajustes e desvios de rota ao longo do caminho.

É melhor ter sua mente um pouco aberta por curiosidade do que completamente fechada por convicção.

Este post foi colocado em forma de história recheada com dicas práticas para tornar interessante a contribuição que eu gostaria de dar para você e sua empresa na implementação de suas estratégias empresariais.

Que vocês tenham sucesso!

Gostou deste artigo? Leia também: A importância do planejamento na gestão de mudança organizacional

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

1 Comentário em 8 erros para não cometer ao implementar sua estratégia empresarial

  1. Belo texto Maurão! Lembramos de você outro dia. Fachim mudou-se para Singapura com sua esposa e sua futura filha (3 meses de gestação) e na despedida dele estávamos com o Glauco, Edu e Pedro Campos. Belos momentos e lembranças que passamos! Espero que esteja bem! Um forte abraço! Chap

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