Novidades

Esse homem construiu uma das mais belas carreiras do mundo e se tornou o presidente de uma das maiores instituições do planeta. Quando criança ele escapou de dois tiros dados pelo padrasto, contra ele e contra a mãe dele. Qualquer criança teria pirado num ambiente familiar assim, mas ele superou esse incidente como poucos e o usou para construir sua força psíquica. Saiba quem é esse homem e como ele se superou lendo o artigo : Resiliência – O segredo da força psíquica das pessoas mais fortes do mundo, emocionalmente falando:

“Deixe o cérebro ir ao trabalho. Deixe-o conhecer o coração e você será capaz de perdoar.”
A Frase inspiradora do dia de Maya Angelou


O segredo da força psíquica

Opinião – Artigo que publiquei nos jornais brasileiros em 25/09/2018 – confira num dos links – http://hoje.vc/21en4

*Mauro Condé

Acabo de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte excelentes artigos e livros sobre saúde mental.

Eles me transportaram para a Alemanha, onde fui recebido pela Dra. Christina Berndt, Phd em Psicologia.

Fui logo pedindo para ela: – Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Ela começou contando a historia de um menino que sofreu muito na infância.

Ironicamente ele nasceu num pequeno vilarejo chamado Hope (Esperança) em Arkansas (EUA).

Ele perdeu o pai ainda bebê e , quando menino, ele se envolveu precocemente em várias tentativas de proteger a mãe das garras do padrasto violento.

Numa dessas vezes, o padrasto chegou a atirar no menino e na mãe, mas como ele estava bêbado, errou a pontaria e as marcas dos tiros ficaram na parede.

Mesmo assim, o menino acabou assumindo o sobrenome do padrasto, aos 14 anos.

Passou a se chamar Bill Clinton e adulto se transformou em presidente dos Estados Unidos.

Outra criança de outra constituição talvez tivesse sido destruída por esse ambiente familiar, mas Bill Clinton usou as circunstâncias para adquirir grande força de resistência psíquica.


  • O caso de Bill Clinton, ilustra os estudos da médica e demonstra a importância da experiência dele no capítulo do livro cujo título é : Como Medir a Força Psíquica, no qual ela afirma que a força psíquica de animais ou de pessoas pode ser determinada de forma bem concreta, como por exemplo: o quanto a resistência ao stress de uma pessoa pode ser determinada em certa medida quando ela é assustada com um tiro alto. A duração de seu reflexo de susto revela quanto tempo ela precisa para se recuperar de uma experiência muito negativa.


Dra. Christina resumiu em seu mais recente livro “Resiliência” (best-seller na Alemanha) o que torna mais fortes pessoas que passam por enormes dificuldades e, mesmo caindo, se levantam e seguem em frente:

  • Elas se preparam mental e fisicamente com sono reparador, alimentação saudável, exercícios físicos e relaxamento, principalmente mentalização positiva e muita meditação como arma anti-estresse. Mais do que pensamento positivo, adotam uma firme atitude positiva diante das dificuldades.

  • – Elas se inspiram no exemplo da pessoa mais resiliente que elas conhecem, cujo comportamento elas possam imitar na crise.

  • A maior proteção de todas elas na vida são os laços – elas têm pelo menos uma pessoa de referência íntima (pais, parentes, amigos ou terapeuta) que lhes oferece apoio e orientação nos momentos mais difíceis.

  • As pessoas mais fortes psiquicamente falando não são as que não têm problemas, ao contrário são as que mais sofrem, mas que se recusam a serem vítimas do destino. Elas o modificam com muita força interior.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco


Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte:

1-Visual

Aprecie a obra de arte – o belo quadro ” Arche” do pintor alemão Anselm Kiefer :

Um quadro abstrato que inspira curiosidade, tranquilidade e múltiplas interpretações inteligentes.

Uma pintura que eu adoro observar sempre à procura de detalhes que antes não tinha observado e que sempre encontro.

Da última vez que fiquei alguns minutos o observando, achei que ele me passava a imagem da Resiliência, da arte de renascer das cinzas e recomeçar as coisas de novo e melhor ainda

2-Literária

Leia o livro : Resiliência – O segredo da força psíquica – de Christina Berndt

Best-Seller de vendas na Alemanha.

O livro explica : o que faz com que algumas pessoas sejam incrivelmente fortes para lidar com dificuldades e situações extremamente exigentes, enquanto outras rapidamente sucumbem e se entregam em circunstâncias semelhantes?

Ele mostra de onde vem essa capacidade especial de resistir a situações de conflito, pressão, dramas pessoais, sofrimento e infortúnio de diversos tipos.

Há pessoas que têm todas essas capacidades cujo poder misterioso é chamado de “resiliência”.

A Dra. Christina Berndt retrata como essa imensa força surge em algumas pessoas, e descreve o que neurobiólogos, geneticistas e psicólogos descobriram sobre a origem dessa resistência.

Para todos aqueles que utilizam essa força, perder, por vezes, também é uma possibilidade de crescimento. Embora os fundamentos da resiliência sejam normalmente estabelecidos durante a primeira infância,  ela apresenta estratégias com as quais é possível desenvolver essas capacidades mesmo depois de adultos.

Gostei desse livro – um caminhão de conhecimento sobre a arte da Resiliência que eu tentei resumir em pouquíssimas linhas aqui no post.


3-Musical

Ouça Paul McCartney – com a música Band on the run

Uma música para ser ouvida nos momentos em que você estiver curtindo a vitória da superação de um momento difícil na vida;


Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*