Novidades

FILME – VINGADORES : GUERRA INFINITA – ROTEIRO PARA IDENTIFICAR AS LIÇÕES DE VIDA E CARREIRA QUE ELE GERA PARA MELHORAR O NOSSO DIA A DIA


1-Com grandes poderes

vêm grandes responsabilidades!

2-Avante, Vingadores !

As frases inspiradoras do dia – do Homem Aranha & Capitão América.


Acaba de estrear nos cinemas o tão esperado filme :

Vingadores: Guerra Infinita


Sinopse Comercial do Filme :

Os Vingadores já combateram muitos inimigos para manter o mundo a salvo.

Agora os heróis têm um dos maiores desafios de suas vidas: enfrentar o déspota celestial Thanos.

Ele quer ter total controle sobre o universo e para isso precisa das Joias do Infinito, pedras que representam:

Espaço, Mente, Realidade, Poder, Alma e Tempo.

O destino de todos está nas mãos dos Vingadores, que agora contam com ajuda extra dos super-heróis Homem-Aranha, Doutor Destino, Pantera Negra e os Guardiões da Galáxia.


Uma proposta de análise do filme diferente, não baseada em crítica, mas em roteiro de gestão de equipes :

Apontado como uma das melhores produções cinematográficas de todos os tempos por causa do elenco, do roteiro, dos efeitos visuais, fotografia e personagens, esse filme pode além de ser objeto de entretenimento e divertimento ser um baita guia filosófico e didático para a gestão de nossas vidas e carreiras.

Sendo bem claro e honesto com nossos leitores, eu ainda não assisti ao filme, mas não resisti em fazer um post sobre ele assim mesmo, só que usando um recurso diferente das crônicas de cinema que publico semanalmente.

Tão logo eu tenha a oportunidade de assistir ao filme, eu volto e complemento esse post com a minha análise pessoal em cima do roteiro proposto.

Até la, ao invés de resumir a história, dar minha visão pessoal e filosófica do filme e contar um ou outro detalhe que não seja considerado Spoiler e que não estrague o seu prazer de ver o filme, eu decidi inverter o processo e pedir a sua opinião, ao invés de dar a minha opinião pessoal.

Decidi usar a oportunidade da estréia dessa obra de arte para te sugerir um exercício de análise do filme, em cima do que você enxergar de similaridade do mesmo com a gestão de nossas carreiras e nossas vidas e das lições que os Vingadores podem nos ensinar para fazermos ainda melhor o nosso trabalho do dia a dia.

Para isso, preparei logo abaixo um breve roteiro sobre as melhores práticas de gestão de equipes de alto desempenho e performance, quando começam um novo projeto e queria te propor que depois de ver o filme, você parasse um pouquinho para pensar nas lições que pessoalmente você pudesse identificar e correlacionar entre o filme dos vingadores e o dia a dia da gestão de nossas carreiras e até de nossas vidas pessoais.

O roteiro segue o que de melhor existe na gestão de equipes de alto desempenho montadas para atingir um objetivo específico ou realizar um projeto de grandes proporções.

A ideia é usar a arte (cinema, filme, literatura, pintura, escultura, fotografia, música, filosofia,…) que acessamos em momentos de relaxamento, descanso e entretenimento para, de forma relaxada, refletir sobre como podemos associar algum aprendizado, ainda que lúdico, no nosso dia a dia tão competitivo e corrido.

O roteiro segue um quadro que eu geralmente construo toda vez que tenho que montar um time, uma equipe de alto desempenho para implantar uma estratégia ou executar um projeto.

Pelo que aprendi, estudando as melhores práticas de gestão, principalmente gestão de equipes e times de alto desempenho, o ideal é que esse time percorra o seguinte caminho para ter sucesso no final do projeto :

Estabelecer uma meta; Definir os papéis a serem desempenhados pelos membros da equipe; determinar os procedimentos que eles deverão seguir para executar com sucesso a estratégia e por último, mas não menos importante, cuidar do relacionamento entre os membros da equipe.

Os Vingadores formam o melhor exemplo de equipe de alto desempenho no mundo ficcional. Então porque não usá-los como referência para descobrir algumas melhores práticas a serem adotadas no mundo real?

Veja o roteiro, pense nele depois de ver o filme e tire suas conclusões :


1) ESTABELECIMENTO DA META :

  • O que os Vingadores querem alcançar como grupo ?

  • Qual a missão, a visão e os objetivos que eles pretendem atingir ao final da jornada?

  • Que grandes inimigos ou vilões eles têm em comum e precisam combater para remover os obstáculos no caminho do atingimento da meta?

  • Como eles garantem que a missão é claramente entendida, comunicada e comprada por todos os membros da equipe?


2) DISTRIBUIÇÃO DOS PAPÉIS :

  • Quais os papéis o grupo dos Vingadores precisa para atingir seu maior objetivo?

  • Quem é quem na equipe, quem faz o que e quais os pontos fortes e as limitações de cada um?

  • Liste a grande competência de cada super-herói e o maior recurso ou ferramenta que ele tem à sua disposição para fazer bem a sua parte.

  • Como o papel de cada um individualmente ajuda a equipe como um todo?


3) ESTABELECIMENTO DE PROCEDIMENTOS E PROCESSOS:

  • Quais procedimentos e processos os Vingadores estabelecem para cumprir sua missão e para trabalharem bem juntos?

  • Como eles estabelecem seus planos e estratégias e suas táticas de execução dessas estratégias e como eles interagem entre si no tocante à descrição de tarefas?


4) GESTÃO DE CONFLITOS E RELACIONAMENTOS :

  • Como eles projetam e performam em termos de relacionamento de um membro da equipe para com o outro?

  • Que nível de confiança, abertura e aceitação você percebe nos personagens?

  • Quem assume a liderança do grupo e como ele faz isso?

  • Quem é o grande planejador do grupo – o cabeça pensante e o estrategista que bola os planos?

  • Quem é o grande executor do grupo – aquele que faz as coisas acontecerem na prática?

  • Quem mais exerce o papel de motivação e energização do grupo?

  • Quem é o melhor comunicador entre eles?

  • Quem é o bom gestor de conflitos entre os Vingadores e quais as suas melhores práticas de trabalho?

  • Como eles tomam decisões em equipe?

 


Para quem deseja ver o filme no cinema, informo abaixo a nota que o mesmo recebeu em avaliações dos melhores sites sobre cinema do mundo :

  • 9,1 na opinião de quase 100 mil pessoas no site IMDB

  • 9,2 na opinião do público no site Rotten Tomatoes

  • 7,5 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes

  • 8,7 na opinião do púbico no site Metacritc

  • 6,8 na opinião da crítica no site Metacritic

  • 8,5 na média das avaliações acima

 


Veja o trailer do filme e já vá pensando na sua análise roteirizada do mesmo :


 


Ouça abaixo a também excelente trilha sonora do filme (na íntegra ou em partes) :


Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*