Novidades

Leia aqui … em poucos minutos … tudo o que você precisa saber para administrar melhor a sua vida pessoal e profissional e para reagir diante das mudanças provocadas pelas notícias e fatos mais relevantes dos últimos dias:

Não existe nada mais assustador na vida do que saber que as notícias estão acontecendo de maneira muito rápida acelerada e não ter tempo para acompanhá-las para saber como administrar melhor a vida pessoal e profissional por causa delas, não é mesmo?

Para minimizar esta sensação ruim, preparei uma síntese da variação dos principais indicadores da economia (inflação, taxa de juros, custo do dinheiro, taxa de variação do câmbio (dólar), preços dos aluguéis, dados de produção e consumo da indústria e do comércio, além de um giro pelas Bolsas de Valores no Brasil e no mundo.

Saiba aqui o que de mais relevante anda acontecendo no Brasil e no mundo e que tem potencial de impactar fortemente a sua vida pessoal e profissional, o seu emprego e as empresas com as quais você convive:

COMO ANDA A INFLAÇÃO E COMO ELA PODE AFETAR A SUA VIDA :

A inflação (taxa IPCA) continua sendo a principal notícia do mundo para a qual você precisa voltar suas atenções – praticamente tudo o que você faz na vida é fortemente impacto pela forma como ela varia e atrapalha (mais do que ajuda) a sua vida :

Hoje no Brasil, a Taxa IPCA que mede a inflação está nos seguintes níveis :

  • 10,06% em 2021 … 5,79% em 2022 … 2,87% em 2023 acumulado (janeiro a julho) … 2,87% nos últimos doze meses (julho de 2022 a julho 2023) … (-0,08%) no mês de junho e previsão de terminar abaixo dos 6% no final deste ano e acima de 4% no final do ano que vem.

Lembre-se que a meta de inflação é de 3% ao ano (com tolerância de 1,5% para mais ou para menos).

Eu considero como meta número um para qualquer país sério e saudável e para qualquer bom governo o controle da inflação, através do seu Banco Central, pois isto gera a garantia de um melhor nível de qualidade de vida dos cidadãos em geral.

A inflação tem tido uma curva de queda nos últimos meses, mas mesmo assim continua bem alta e ela vem oscilando fortemente, mesmo antes da pandemia.

Fique de olho nos preços das coisas e procure pechinchar sempre na tentativa de não deixar o monstro da Inflação voar para cima do seu bolso.

COMO ANDA A TAXA DE JUROS SELIC E COMO ELA PODE AFETAR A SUA VIDA:

Hoje no Brasil, a Taxa nominal e oficial que mede o nível dos juros no país está nos seguintes níveis :

13,75% … taxa que vem sendo mantida insistentemente alta para combater com rigor o crescimento da inflação que o país experimenta já por alguns anos … 7,96% seria o valor aproximadamente justo para a taxa de juros real no país, quando descontamos o efeito da inflação anual (5,79% em 2022) do valor da taxa nominal de juros (13,75%) … 21,71% seria a chamada “taxa de proteção” ideal sugerida pelo mercado (se somássemos o valor dos juros nominais ao da inflação do último ano).

Aumentar a taxa de juros é um remédio muito amargo que o Banco Central aplica para tentar curar a doença grave da inflação que tanto assombra a vida das pessoas.

Porém, como a curva de inflação tem estado numa trajetória de queda ao longo dos meses deste ano, existe uma expectativa do mercado, que o Banco Central possa anunciar uma redução desta taxa em sua próxima reunião do Conselho Monetário.

Se os juros vão cair, acho que restam poucas dúvidas, mas em que velocidade esta queda pode ocorrer é a pergunta de ouro no mercado – alguns apostam numa queda 0,5%, mas eu acredito que se a taxa de juros cair, deverá ser no patamar de 0,25% e não mais do que isto, visto que a economia ainda tem algumas armadilhas armadas para o restante do ano, que podem gerar variação para pior nos níveis da inflação, de forma sazonal e intermitente.

Segurar sua necessidade e sua vontade de tomar crédito nos dias atuais é uma medida inteligente, até que a taxa de juros caia para níveis mais decentes.

COMO ANDA O CUSTO DO DINHEIRO, CUSTO CRÉDITO PARA EMPRESAS (PRINCIPALMENTE) E COMO ELE PODE AFETAR A SUA VIDA:

Hoje no Brasil, a taxa média que mede o nível dos juros cobrados pelos bancos para empréstimos para empresas no país está nos seguintes níveis :

26% de taxa média ao ano … sendo que as mais caras são exatamente aquelas mais acessíveis e fáceis de se obter. como a … Conta Garantida (tipo de cheque especial para empresas) na casa dos 49% … Capital de Giro com taxa média de 34%, além das altas taxas da modalidade de empréstimos conhecida como Factoring.

Na pessoa jurídica ou na pessoa física a melhor estratégia é se manter afastado dos empréstimos (principalmente os desnecessários) para não correr o risco de amargar uma taxa de juros proibitiva e impagável no futuro.

COMO ANDA A EVOLUÇÃO DAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL E COMO ELAS PODEM AFETAR A SUA VIDA:

Hoje no Brasil existe uma corrida concorrencial entre vários tipos de aplicações financeiras, onde eu destaco com importante as variações da Renda Fixa e da Renda Variável e elas estão na seguinte situação:

Variação de 13,8% na Renda Fixa (Taxa SELIC(CDI)): para o período de doze meses e de 7,2% de variação para este ano de 2023.

Variação de (-8%) da Renda Variável (Dólar) nos últimos doze meses e de (-8,01%) de variação no ano.

Variação de 19,84% da Bolsa de Valores, índice IBOVESPA, para os últimos doze meses e 7,1% neste ano.

Tem algum tempo já que a Renda Fixa pulou na frente das outras aplicações no quesito variação%, superando a Renda Variável (cujo nome já indica que varia) tanto nas aplicações em dólar quanto nas aplicações em Bolsa de Valores.

Faça uma revisão no seu portifólio de aplicações financeiras, pois é bom se resguardar para uma futura e provável queda da remuneração da Renda Fixa e alta da Renda Variável (tendência atual nos últimos meses), principalmente por causa da queda da Inflação e tendência de queda dos juros (ainda que pequena).

COMO ANDA O CRESCIMENTO DA ECONOMIA – CRESCIMENTO DO PIB E COMO ELE PODE AFETAR A SUA VIDA:

O PIB brasileiro está se comportando de acordo com a seguinte variação anual :

(-3,3%) em 2021 (auge da pandemia) … +2,9% em 20222 … + 1,9% no primeiro trimestre de 2023.

Tudo indica que teremos um PIB acima de 2% no final do ano.

O país precisa crescer economicamente e de forma saudável para que as empresas e as pessoas melhorem de situação.

Em média eu sugiro que as empresas mirem num crescimento em torno de 2 a 3 vezes o valor da taxa anual do PIB como referência – atualmente um crescimento de vendas das empresas em torno de 4% (2 vezes o PIB estimado) a 6% (3 vezes o PIB estimado) seria necessário para a saúde econômico-financeira do país e do mercado.

O PIB brasileiro depende em cerca de 80% do consumo da população e este tem andado em baixo desde o crescimento da pandemia.

País que não cresce vê um aumento no fechamento das empresas, aumento na taxa de desemprego e alta da inflação causada pela menor procura e maior alta na oferta dos produtos.

O Brasil ainda carece de um plano econômico inteligentemente estruturado de crescimento focado no combate das causas raízes da queda do PIB.

COMO ANDA A PRODUTIVIDADE NO BRASIL E COMO ELA PODE AFETAR A SUA VIDA:

A produtividade brasileira é uma das menores do mundo e a principal queda de seu valor % está no investimento em Educação (ensino formal de médio e alto nível) e na taxa de treinamento dos trabalhadores em geral. Neste quesito, o Brasil anda devendo tanto em quantidade quanto em qualidade de investimento em educação de primeiro mundo.

Para aumentar a sua taxa de produtividade pessoal ou a taxa de produtividade dos trabalhadores da empresa onde você comanda e trabalha, invista pesado em treinamento que ajude a aumentar a sua competitividade e qualidade (fazer mais com menos recursos).

COMO ANDA A TAXA DE RIQUEZA DO PAÍS E COMO ELA PODE AFETAR A SUA VIDA:

Um dos mais fortes indicadores de riqueza de um país está medido no seu investimento em tecnologia e neste quesito o Brasil já tem algum tempo que tem se atualizado para estar no mesmo nível dos países desenvolvidos e se aplica tanto em aumentar seu arsenal tecnológico quanto científico, como no caso da Comunicação 5G, eletrônica, internet e redes sociais.

COMO ANDA A ATIVIDADE ECONÔMICA NO BRAISL E COMO ELA PODE AFETAR A SUA VIDA:

INDUSTRIA:

No mês de junho, a indústria brasileira manteve sua tendência de desaceleração dos últimos anos e meses – variando (-0,3%) em percentual e só 0,9% em valores em Reais.

COMÉRCIO:

Segundo os dados de maio de 2023, o Brasil anda de lado ou de marcha a ré no crescimento da economia, com taxas de crescimento no nível de -1% em volume e -2,1% medição em R$.

A indústria e o varejo brasileiro sofrem com a queda recente do consumo intensificada no auge da pandemia, sem uma recuperação ainda aos níveis desejáveis.

No varejo as vendas andam fracas, sendo que até o segundo mês de mais alta no comércio durante o ano (o mês de maio que por causa do dia das mães concorre em pé de igualdade com as vendas na época de natal) experimentou queda em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados atualizados da economia indicam perspectivas melhores futuras, mas nos mostram um diagnóstico de quedas e perdas no consumo em geral, sendo preocupante a queda percebida no índice de venda dos supermercados, uma vez que redução a inflação dos alimentos foi um que mais se destacou nos últimos meses (por causa de boas safras e alta na oferta de alimentos no Brasil).

Além de queda na venda dos supermercados, eu vi queda em setores relevantes como a construção civil, vestuário, móveis e eletrodomésticos.

O governo tentou empurrar o setor automotivo reduzindo temporariamente os impostos para os veículos mais baratos, mais esta política mostra que o país só está reagindo ao invés de agir com inteligência e firmeza na condução de políticas que permitam análises e diagnósticos das causas e planos de ações para a correção do rumo caótico onde o país se encontra.

COMO ESTÁ A VARIAÇÃO DO DÓLAR E DA BOLSA DE VALORES (IBOVESPA) NESTE DIA 20 DE JULHO E COMO ELES PODEM AFETAR A SUA VIDA:

O Dólar tem apresentado uma curva de queda desde o dia 3 de janeiro, quando atingiu seu maior valor na série histórica – caiu de R$ 5,45 para o patamar de R$ 4,80 às 17hs de hoje – queda percentual de cerca de 12% desde o início do ciclo de queda.

Eu tenho observado esta tendência na queda valor do dólar e a atribuo a uma maior entrada de dólares, provocada tanto pelo aumento do envio de dinheiro pelos investidores estrangeiros quanto pela alta das exportações das commodities brasileiras que estão gerando um fluxo de entrada maior de dólares para o Brasil e afetando a lei de oferta (maior nos últimos meses) x procura (estável no momento) da moeda. Atribuo à alta da inflação passada e alta recente e manutenção da taxa de juros como maior fator atrativo para esta queda do dólar.

A Bolsa de Valores (IBOVESPA) que vinha numa tendência histórica de queda, passou a apresentar tendência de alta desde o dia 23 de março.

Se no início do ano, a Bolsa amargou perda de valor por causa dos problemas enfrentados na demonstração de resultados desastradas das Americanas, da Light, Lojas Marisa e várias outras empresas em dificuldades, ela passou a se recuperar no final do mês de março, quando começaram as primeiras sinalizações de possível queda gradual da taxa de juros no segundo semestre.

Investidores, começaram a redirecionar as suas aplicações em Renda Fixa e passaram a destiná-las para aplicações em Renda Variável, principalmente comprando ações de empresas brasileiras mais baratas do que as concorrentes no mundo neste período de baixa credibilidade provocado pelos escândalos contábeis das Americanas.

COMO ESTÃO AS OSCILAÇÕES DAS BOLSAS DE VALORES PELO MUNDO INTEIRO E COMO ELAS AFETAM A SUA VIDA:

O dia de hoje foi um dia de variações positivas pelo mundo, tanto nas Américas – bolsas dos Estados Unidos, Canadá, México e América do Sul, mesma tendência observada na África, na Europa e Ásia, com raras exceções – a bolsa oscilou mais positivamente na Turquia hoje e mais negativamente em Moscou.

COMO ESTÃO AS OSCILAÇÃOES DOS PREÇOS DOS PRODUTOS (COMMODITIES) NO BRASIL HOJE E COMO ELAS PODEM AFETAR A SUA VIDA :

Olhando para o mercado local e internacional de hoje, pode dizer que os preços dos produtos brasileiros foram negociados com seguinte tenência:

…31% queda de preços nas Commodities Agrícolas – no comércio do dia, principalmente queda nos preços na negocição de produtos como o café, o leite, o queijo, o arroz, a soja e a carne bovina e carne suína (tanto no mercado atacadista quando no mercado varejista.

…69% de alta na comercialização das Commodities Agrícolas – principalmente alta nos preços do açúcar, da manteiga, da laranja, do suco de laranja, cacau, feijão, milho, óleo de soja, carne de frango, ovos, batata, cebola e mandioca.

…100% de baixa no valor de negociação dos preços de commodities de energia – entre elas mw/h, queda nos preços comercializados de petróleo, gás GLP (média no Brasil r$101,91), gasolina (preço médio do litro de R$5,63 no país), queda nos preços do Etanol e do Diesel.

…82 % de queda nos preços negociados das commodities minerais – como ouro, platina, cobre, chumbo, níquel, alumínio, minério e aço.

…11 % de alta nas commodities minerais, entre elas alta do preço da prata, zinco, estanho.

Observe as variações de preços de produtos que você compra e usa no dia a dia e observe as tendências que formam os preços cobrados (lei da oferta e da procura) para nunca comprar produtos mais caros, quando você pode entender a dinâmica do mercado e surfar bem dentro dela.

BOAS NOTÍCIAS … Não tem como negar que o Brasil tem entrado num ciclo de boas notícias com o encaminhamento da aprovação do arcabouço fiscal (antigo teto de gastos), da reforma tributária, dos bons resultados do agronegócio, da tendência de queda gradual da inflação e queda (ainda que mais lenta do que o desejado) das taxas de juros … BOAS NOTÍCIAS

Veja um extrato das capas dos jornais com as notícias do dia:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*