Novidades

LISTA COM 35 DAS MELHORES DICAS NATURAIS, PRÁTICAS E ÚTEIS PARA VOCÊ CONFERIR SUA SAÚDE HOJE:

Curar é a arte de identificar e retirar aquilo que te machuca.

A frase inspiradora do dia – de Mauro Condé (Maluco:) )


Para ilustrar este post, escolhi uma obra de arte, pintura – óleo sobre tela que se relaciona com o tema : Aprecie o quadro :

A visita do médico.  De Jan Steen, 1662


Dicas práticas e naturais de saúde que vão fazer você se sentir melhor dicas de saúde:

Ao longo dos últimos 15 anos eu incorporei ao meu propósito de vida um cuidado maior com a saúde física e mental.

Eu me sensibilizei mais com isto à medida que recebia alguns sinais interessantes – quando eu passei a ver, de uma hora para outra, muitas pessoas próximas e queridas, parentes e amigos perderem gradativamente a sua saúde, sua vitalidade, sua qualidade de vida e alguns até a vida.

O sinal de alerta ficou maior ainda quando eu percebi que eu estava me encaixando nesta categoria – quando passei a perceber que todos os meus indicadores de saúde estavam ficando bem abaixo do limite tolerável e aceitável. Então eu percebi que algo precisava mudar urgentemente e resolvi fazer algo a respeito e fiz.

De lá para cá, passei a me cuidar mais, estudar profundamente o tema aumento da saúde física e mental e até desenvolvi um método para aumentar a qualidade de vida, de certa forma perdida pela minha “ignorância” em relação a certos hábitos.

Eu batizei o meu método de Método S.AB.E.R para dizer que na vida o melhor antídoto contra a ignorância é o SABER é o uso do conhecimento a nosso favor e além disto, as letras do meu método foram estrategicamente colocadas na ordem que geralmente uso para me cuidar : S(Sono reparador de 8h dia) + AB(Alimentação Balanceada) + E(Exercícios Físicos) + R (Relaxamento físico e mental).

O Método S.AB.E.R surgiu da época em que procurando me cuidar mais eu fiz um check-up com vários médicos e sempre saía de todas as consultas com pelo menos uma receita de cada médico: a receita de 2 livros (um técnico especializado e um para leigos) sobre a especialidade do médico com o qual eu me consultava.

Era muito engraçado, eu saía de cada consulta e ao invés de ir até uma farmácia, eu ia direto para uma livraria, comprar os livros com os quais formei uma extensa biblioteca dedicada à melhoria da minha saúde e das pessoas que mais gosto e adoro na vida.

Dicas de Saúde:

O meu grande objetivo com este post é compartilhar com você as principais dicas que aprendi ao longo deste tempo para que você possa usar em seu benefício próprio ou que você possa com elas ajudar as pessoas que você mais ama na vida e gostaria de tê-las por perto nesta vida por mais tempo.

A maioria da dicas são óbvias, o que talvez seja mais inovador é a informação de quanto mais você colocá-las em prática, maior será o seu índice de qualidade de vida e saúde:

  1. Reduza o consumo da “gordura de 4 pernas” e aumente o consumo da “gordura de 2 pernas” (frango) ou da gordura “sem pernas” (peixe, nozes, azeite e abacate);

  2. Coma um pouco menos e se exercite muito mais;

  3. Faça exercícios físicos regulares (no mínimo uma caminhada de 30 minutos por dia);

  4. Pense sempre positivo e seja mais otimista;

  5. Tenha relacionamentos estáveis e tenha mais amigos na vida;

  6. Reduza o stress, aumentando seus momentos de relaxamento e descontração;

  7. Evite o cigarro;

  8. Durma 8 h de sono reparador por dia e acorde sem despertador;

  9. Encolha a barriga – uma cintura mais fina ajuda a evitar um dos mais graves problemas de saúde: diabetes;

  10. Coma de 5 a 8 porções de frutas por dia;

  11. Beba muita água – tome 2 copos de água pela manhã em jejum, encha a cara de água durante o dia – a água é um dos maiores remédios naturais que existem na vida;

  12. Tome pelo menos 1 iogurte por dia;

  13. Coma de 3 em 3 horas, nunca fique longas horas do dia sem comer nada;

  14. Faça o seu prato mais colorido possível;

  15. Ingira mais fibras diariamente;

  16. Aprenda a ler rótulos – evite a todo custo as gorduras do mal – a gordura Trans, gordura Saturada e a gordura Hidrogenada;

  17. Aprenda a ler rótulos – consuma mais da gordura do bem – a gordura IN = Gordura Inteligente = Gordura Insaturada;

  18. Beba um pouquinho de vinho tinto por dia;

  19. Evite gorduras e frituras, principalmente à noite, pois elas podem sequestrar o seu sono; Use pratos menores;

  20. Tome sol na medida certa e Use filtro solar;

  21. Respire mais devagar, de forma calma e pausada;

  22. Mude a forma como você consome carboidratos – diminua o consumo de carboidratos processados e refinados e alimentos com IG( Índice Glicêmico Alto) e aumente o consumo de alimentos com IG (Índice Glicêmico Baixo) – oriente-se pela tabela do índice glicêmico dos alimentos na internet;

  23. Troque a comida branca (muito prejudicial à saúde) como sal, açúcar, arroz, pão francês, farinha de trigo e massas pela respectiva comida integral – mude para pão integral, arroz integral, farinha de trigo integral, massa integral;

  24. Reduza o consumo de carnes vermelhas, principalmente as mais gordas e processadas;

  25. Use mais azeite extra-virgem em suas alimentações – tome 1 colher de azeite extra-virgem em jejum;

  26. Nunca pule um café da manhã saudável na vida;

  27. Mantenha seu peso ideal;

  28. Pratique meditação;

  29. Não coma antes de dormir, pois isto engorda muito e te faz mal, evite comer de 2 a 3 horas antes de dormir;

  30. Evite alimentos inflamatórios (que causam inflamação – como açúcar, produtos processados, refinados e gordura trans) e consuma mais alimentos anti-inflamatórios

  31. Não faça automedicação – nunca hesite em procurar um médico quando necessário;

  32. A comida certa é remédio – Faça do alimento o seu medicamento;

  33. Leia muito, leia melhor, leia mais, recorra com freqüência a grandes autores, em busca de um texto, um frase ou um recurso literário que te possibilite um forte e clara compreensão da vida;

  34. Nunca passe uma semana da sua vida sem entrar em contato com algum mundo ficcional – leia um belo livro ou assista a um ótimo filme – que te permitam aprender, relaxar, descansar e até a viver mais e melhor.

  35. E por fim, a última dica é uma repetição : nunca se auto medique e nunca abra mão de ajuda médica competente sempre que precisar.



Veja um slide rápido com os melhores indicadores e exames básicos para cuidar da saúde, afinal:

TRABALHAR É COMO IR PARA A GUERRA TODOS OS DIAS E NENHUM SOLDADO VENCE SUAS BATALHAS SE NÃO ESTIVER BEM PREPARADO FÍSICA E MENTALMENTE, NÃO É MESMO?


Para encerrar este post e inspirar ainda mais o seu dia e o cuidado com a sua saúde, escolhi como trilha sonora a música :

U2 – Song for Someone, uma das trilhas sonoras da Organização de Ajuda Humanitária “Médicos Sem Fronteiras” :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*