Novidades

O SAPO, A PANELA COM ÁGUA E A INOVAÇÃO – O JEITO ERRADO E JEITO CERTO DE INOVAR NA VIDA E NO TRABALHO

“INOVAÇÃO É O QUE DISTINGUE O LÍDER DO SEGUIDOR”

Frase inspiradora do dia – de Mauro Condé (Maluco:) )


VOCÊ ! Uma pessoa melhor e mais bem sucedida – esta é a causa pela qual trabalhamos apaixonadamente aqui no blog do Maluco:)

Nossa missão é te servir cada vez melhor com conteúdos úteis e muito relevantes capazes de contribuir para o aumento do seu valor pessoal e profissional.

Nossos maiores inimigos comuns são a falta de tempo, o stress, o tédio e a rotina nossa de cada dia.

VOCÊ – Uma pessoa no topo do mundo – é o objetivo deste post.


Para ilustrar este post, escolhi uma obra de arte curiosa, interessante e diferente, bem ao estilo do tema deste post – Inovação Radical.

É uma imagem de um Sapo totalmente diferente das obras de artes habituais.

Trata-se de uma arte onde a tela é substituída por cinco pessoas com seus corpos pintados.

Uma criação do artista Johannes Stötter, que sabe como ninguém usar seu talento em pintura corporal para criar imagens incríveis que são capazes de enganar até mesmo os olhos mais atentos.

Premiado na Itália, Áustria, Alemanha e nos Estados Unidos, o artista impressiona ao transformar formas humanas em animais, frutas, flores e plantas em meio a um cenário repleto de cores.

A pintura corporal é especial porque a obra de arte está viva e pode se mover. A pele é diferente da tela – ela é viva, quente e macia – e é uma base muito confortável para se pintar.

Na pintura corporal, cria-se uma unidade entre a imagem e a pessoa.

Muito da sua inspiração vem da natureza. Ele observa e combina o mundo, a natureza, as cores e as formas com olhos e coração abertos.


O SAPO, A PANELA COM ÁGUA E A INOVAÇÃO

*Mauro Condé

Se você colocar um sapo numa panela com água fria e a aquecer gradualmente, o sapo não perceberá a água esquentar e poderá até morrer inchado por causa disso.

Agora se você jogar um sapo diretamente dentro de uma panela com água fervendo ele saltará imediatamente para fora da panela, meio chamuscado porém vivo.

Os seres humanos e as empresas, muitas vezes se comportam como sapos fervidos e não percebem as mudanças a que são expostos, por adorarem a estabilidade.

O incrível é que para a sobrevivência nos dias de hoje nada pode ser estável –tudo tem que estar em constante mudança, num alvoroço frequente.

O fenômeno que mais evidencia a repetição da história do sapo fervido na panela atende pelo nome de Inovação.

Existem dois tipos de inovação – a incremental e a radical.

Empresas que praticam a inovação incremental acabam se instalando em panelas de água fria para serem fervidas lentamente até serem destruídas.

Elas se contentam com pequenas melhorias incrementais em seus produtos e serviços (mudanças cosméticas num modelo, numa versão, num projeto, num acessório, numa embalagem).

Elas gostam e praticam a inovação incremental porque ela é feita sem muitos riscos, de forma planejada e geralmente com sucesso e sem dor de cabeça.

Até que aparecem as pequenas e ágeis empresas praticando a Inovação Radical e destruindo grandes e lentas empresas estabilizadas ao redor do risco zero.

Para ser praticante da Inovação Radical, uma empresa precisa fazer algo totalmente novo, não pensado até então, diferente e muito melhor do que existia antes.

Uma inovação radical nunca surge dentro de uma grande empresa super estabelecida e estabilizada.

A história está cheia de exemplos disto – quem inventou o computador não foi uma empresa fabricante de máquinas de escrever.

A Netflix inovou radicalmente e engoliu a Blockbuster.

O Whatsapp virou o meio mais rápido de troca de mensagens que há pouco mais de um século só podiam ser transmitidas por mensageiros à cavalo, se revezando depois de uma certa distância.

O Uber está ameaçando a indústria automobilística e de transportes de passageiros como ninguém tinha pensado antes.

Pense nisto e desenvolva um ódio mortal pela estabilidade – seja amante da Inovação Radical como forma de sobrevivência pessoal e profissional.

*Condé é palestrante, consultor, professor, escritor, conselheiro e mentor de empresas e carreiras, pensador, analista de tendências futuras e fundador do blog do Maluco.


Para encerrar este post e inspirar ainda mais o seu dia, escolhi uma música que para mim se relaciona com o tema deste artigo – Quem pratica Inovação Radical, atinge primeiro o topo – o topo do mundo em tudo aquilo que transforma.

Então eu escolhi uma música que combina um som forte de palmas com imagens que dão o tom para inspirar a sua inovação radical, agitando, criando alvoroço, saindo da zona de estabilidade e de conforto sempre :

Ouça “On Top of the World” com Imagine Dragons

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*