Novidades

Resumo dos podcasts: o que eu ouvi de melhor na primeira quinzena de junho de 2016

podcasts
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
Você gosta de estar sempre antenado, a par de tudo de bom que acontece no mundo da internet e não dispõe de muito tempo para isto? Então leia este post, onde procuro resumir e/ou comentar os melhores Podcasts da internet brasileira dos últimos dias:

Passando os ouvidos pelas maiores e melhores rádios brasileiras, estes foram os temas que me mais me chamaram a atenção:

Onde está o dinheiro do mundo? Quase metade da riqueza mundial está nas mãos de 1% da população mundial:

De acordo com relatório internacional, os milionários do mundo estão concentrados em  18,5 milhões de famílias que detém 47% da riqueza global, percentual que equivale a 78,8 trilhões de dólares e que  supera o PIB mundial. 8 milhões destas famílias milionárias estão localizadas nos Estados Unidos, seguidos pela China com 2 milhões de famílias muito ricas.

Inspirado no Podcast Correspondente em Paris – Milton Blay – Bandnews


O tema mais discutido da semana – Plebiscito britânico sobre continuidade na União Europeia:

Pânico pode tomar conta do mercado com saída do Reino Unido da União Europeia

Nesta quinta-feira, o Reino Unido decide se continua ou sai do bloco da União Europeia. Esta decisão esta gerando uma certa tensão no mundo inteiro. Segundo o comentarista deste Podcast, moedas como franco e iene e também o outro ganhariam com um eventual anúncio da saída do Reino Unido. Por outro lado, bolsas, papéis de mercados emergentes, euro, libra e até o real perdem se a decisão for saída do bloco, podendo até haver uma queda no PIB da Europa. Pelo que eu entendi até agora, a melhor decisão seria a continuidade, em termos de impactos mundiais positivos.

Inspirado no Podcast CBN Dinheiro – Mauro Halfeld


Nesta semana, o futuro da Europa estará em jogo. A próxima quinta-feira (23), é dia do referendo na Grã-Bretanha sobre a permanência do país na União Européia. Pesquisas nos últimos dias mostravam uma vantagem do voto pela saída, mas o impacto do assassinato da deputada trabalhista Jo Cox, favorável à permanência, deve afetar o pleito.

Este é o tema do momento – fique de olho no resultado da votação e nos impactos de seu resultado.

Inspirado no Podcast Direto de Nova York de Caio Blinder-Jovem Pan


A Leitura salva vidas e poupa tempo:

Falta de tempo é a principal justificativa para pouca leitura no Brasil.

No entanto, estamos dedicando mais tempo à internet. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo IBOPE a pedido do Instituto Pró-Livro, 30% da população do país nunca comprou um livro na vida.

Quando ouvi este Podcast, fiquei pensando nas enormes oportunidades que as pessoas que não gostam de ler livros ou que alegam falta de tempo para não fazê-lo estão perdendo: as pessoas que melhor administram seus tempos na vida são aquelas que se dedicam muito à leitura, de onde elas tiram seus maiores insights para dominar o tempo, o tempo todo.

Inspirado no Podcast Notícia para quem precisa – Marcelo Tas – CBN


Apenas um quarto da população brasileira tem domínio pleno de habilidades de leitura – que conseguem ler um livro e entender o que leram.

De acordo com a pesquisa ‘Retratos da leitura no Brasil’, 56% dos habitantes do país são considerados leitores (leitor = aquele que lê pelo menos um livro a cada três meses).

Este é um fato, às vezes me assusto com o susto que as pessoas tomam quando são questionadas sobre o que entenderam com determinada leitura – a maioria parece que não consegue reter e/ou entender o conteúdo da leitura e fazer uma ligação do mesmo com o seu cotidiano.

Inspirado no Podcast Clube do Livro – José Godoy – CBN


Boa Notícia: A economia brasileira está melhorando:

Divulgação de indicadores indica sinais de melhora na economia brasileira, mostrando uma estabilidade com tendência a redução da crise econômica, apesar de que no curto prazo os índices de inflação, desemprego e juros ainda possam enfrentar certa volatilidade, principalmente por causa das incertezas reinantes no quadro político.

Inspirado no Podcast Comentário Econômico de Denise Campos de Toledo – Jovem Pan.


Indicadores econômicos começam a apontar pequena melhora: segundo o IBC-BR, desde janeiro de 2015 a março de 2016 todos os indicadores mensais foram negativos. Em abril, deu positivo, de 0,03% (boa notícia, ainda que próximo de 0). Outro indicador similar da Serasa também mostrou um aumento, sinal positivo de 0,2%. Há possibilidade de que economia esteja próxima da estabilidade, com muitos setores parando de piorar.

Inspirado no Podcast Linha Aberto – Carlos Sadenberg – CBN


Precisamos enfrentar o tráfico de armas:

Muitas pessoas jurídicas financiam parlamentares para aumentar a indústria armamentista brasileira. Inspirado nos acontecimentos recentes nos Estados Unidos, o comentarista discute neste Podcast o tema do tráfico de armas no Brasil.

O Brasil é um mega fornecedor de armas para vários outros países no mundo e um grande consumidor interno das mesmas – Ele diz que existe até uma “bancada da bala” na política brasileira que tenta alterar a legislação para facilitar o acesso à armas por parte da população, capitalizando em cima da crescente insegurança pública.

Nos Estados Unidos, a falta de uma legislação mais restritiva à venda de armas contribui e muito para o aumento de violência e atentados contra a população naquele país.

Ouvindo este Podcast, correlacionei a grave crise de segurança que amedronta o Brasil com a quantidade de armas usadas nas ruas, onde em quase toda esquina é o possível encontrar alguém armado ameaçando pessoas de bem, numa atitude incompreensível sobre até onde pode ir a maldade do ser humano. O áudio me fez lembrar uma entrevista com um arcebispo do Rio de Janeiro que tinha acabado de escapar de um tiroteio: a sociedade está muito doente.

Inspirado no Podcast Mundo Sustentável – André Trigueiro – CBN


Os Robôs chegaram para ficar:

Acredite, não falta muito para você conviver com um Robô diariamente.

Já existem robôs que atuam em hospitais na Bélgica que inclusive interagem com crianças. Eles já desempenham funções de guias dentro dos hospitais e trabalham em áreas como a da triagem.

Tratase do robô japonês batizado como Pepper, de quem tem escutado muito ultimamente. O robô, de aspecto humanóide, mede 1,2 m e pesa quase 30 kg. Para identificar emoções e interagir de modo correspondente, o Pepper recebeu tecnologia de reconhecimento de voz, câmeras e sensores que o ajudam a fazer leitura corporal. Os dados obtidos são analisados por um sistema baseado em redes neurais artificiais.

Malucando pela internet, encontrei o vídeo abaixo que simula como será a vida em breve com este tipo de Robô:

Inspirado no Podcast Tecnologia – Bandnews

Gostou deste artigo? Leia também: Como saber se você tem sorte ou azar na vida

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*