Novidades

Qual a melhor série da Netflix para ver ainda hoje?

Minha dica de Cultura, dica de Cinema de hoje vai para a premiadíssima Série :

Mas antes de te contar a dica sobre esta série, tenho também a dica de um filmaço para você ver e passar seu tempo com qualidade. Caso se interesse por conhecer este filme, basta clicar aqui em cima deste texto que eu te conto rapidamente sobre o filme e volto para falar da série abaixo.

BORGEN

Sempre fui fã de filmes de ação americanos, dramas de vida italianos, histórias de realidade argentinas e deliciosas comédias francesas, mas confesso que ando apaixonado pelo cinema dinamarquês e pelo norueguês.

Por falar nisto, logo de cara, apresento o poster desta série, pois as imagens refletidas nele já entregam o que esta série promete e supera como proposta de entrenimento de alto nível.

O poster tem papel de fundo esverdeado e apresenta na sua imagem três figuras marcantes desta série – no alto e no centro da imagem, uma mulher linda, inteligente e poderosa e abaixo, do seu lado direito uma jornalista loira, cheia de sonhos e ambições e à sua esquerda, um jovem profissional de mídia, especializado em política, acordos, conflitos e resistências de todos os tipos.

Na parte mais baixa do poster, podemos ver “Borgen” = “Castelo” = o lindo e arborizado Palácio de Christianborg, sede do poder no Reino da Dinamarca, onde ficam o Parlamento, o gabinete do Primeiro Ministro e o Supremo Tribunal.

Breve Resumo Sobre a História da Série:

Para contextualizar a série, saiba que na Dinamarca existe uma monarquia que opera juntamente com um sistema parlamentar de governo.

Borgen roteiriza a inesperada chegada de Birgitte Nyborg Christensen ao poder da Dinamarca, eleita de forma surpreendente como Primeira Ministra do país, contrariando todas as pesquisas anteriores.

Líder máxima deste país lindo, bem situado na Europa, com aproximadamente 6 milhões de habitantes, ela é desafiada a liderar um país para lá de interessante, apesar de não ter nenhuma experiência prévia no jogo político.

Nyborg, a Primeira Ministra, ostenta uma beleza plástica, lindo sorriso, olhos azuis hipnotizantes, goza de muita cultura e conhecimento e é uma dona de casa modelo, que, no princípio da série tem uma família perfeita composta pelo marido e pelo casal de filhos.

Ao contrário de muitos países que conhecemos, ela como Primeira Ministra mora em sua casa própria, se desloca todos os dias para o trabalho em sua bicleta pessoal e vive dentro de um orçamento compatível com sua vida de cidadã.

Mesmo administrando um país de primeiro mundo, ela se depara com o jogo político, com políticos que cometem erros, que aprontam encrencas e estão envolvidos em situações que provocam injustiças.

Já no primeiro episódio, podemos ver a queda de um político famoso no país, condenado por corrupção e uso de cartão de crédito corporativo para cobrir as altas despesas de sua esposa desequilibrada psicologicamente.

Na verdade, é a partir da queda deste Primeiro Ministro anterior, que Nyborg é alçada pela população ao posto máximo do país.

A partir deste dia, ela vê desaparecer de sua agenda o tempo que dedicava para si própria e para a família e começa a sofrer as consequêcias da fama, do sucesso e do peso da responsabilidade.

A nova Primeira Ministra começa seu governo no mais alto degrau do idealismo e a cada dia, a partir do primeiro de governo, se perecebe descendo na escada da desesperança pessoal.

Ela tem que aprender na marra a trocar o pneu com o carro andando ao descobrir que ser eleita é o lado bom e positivo da política, mas que governar com as melhores intenções pode ser algo quase impossível.

Apesar de ter muito conhecimento, muita cultura, Nyborg descobre que ter 100% de conhecimento técnico não a credencia para ser uma boa política – ela terá que aprender a lidar com a parte polítca do cargo (cuja maior missão é agregar pessoas, ideias, partidos com interesses altamente explosivos e conflitantes) e ainda terá que descobrir como criar uma cultura que inclua valores morais e éticos que tornem possíveis a execução e a prática de suas ideias inspiradoras.

A série conta com outros personagens, em papeis de coadjuvantes decisivos para o bem e para o mal da líder politica e do seu país.

Eu gostei muito desta série, apesar de achar que a quantidade de episódios queima um pouco a qualidade da ideia, mas não tira de forma alguma o seu valor.

Um séria nota 9 em minha opinião, uma das melhores que o Netflix já teve em seu catálogo.

Veja abaixo o trailer e aproveite para ver belas locações, lindos cenários e paisagens da Dinamarca e da Groelândia, pois esta série pode servir como guia turísitico virtual.

Apesar de não ser obrigatório, sugiro que você veja os episódios em sequência, partir do episódio da primeira temporada, isto vai te ajudar a se envolver ainda mais na história.

Síntese com minha opinião sobre as razões pelas quais você pode gostar desta série:

  • BORGEN é uma série bem feita
    • Tem bons atores que passam a ideia de que são pessoas reais nos papéis dos personagens
    • Tem uma fotografia deslumbrante com closes deslumbrantes dos ambientes interiores e exteriores da Dinamarca e da Groelândia, entre outros.
    • Versa sobre temas com os quais precisamos lidar no dia ( e pode até nos ensinar algo), como:
      • Gestão de crises
      • Ações sob Extrema Pressão e Pouco Prazo
      • Tomada de de decisões difíceis e gestão de suas perdas, conquistas e consequências
      • Gestão de conflitos – pessoais, domésticos, profissionais, políticos, nacionais e internacionais
      • Gestão e Superação de Obstáculos, Gargalos, Limitações e Resistências
      • Atuações sob forte stress físico e psicológico
      • Formação de times e equipes de alto desempenho e comando dos mesmos
      • Gestão de Mudanças
      • Priorização e Mudanças Constantes de Prioridades
      • Quebra de Velhos Paradigmas
      • Atuações públicas, com apresentações e gestão de argumentos e refutações
      • Participação em Jogos de Poder
      • Gestão sob forte pressão de comportamento ético
      • A separação entre o joio (fatos e dados) e o trigo (versões e opiniões)
      • Pressão para decisões ótimas que afetam a vida de milhões de pessoas
      • Empoderamento Feminino
      • Modernização do mundo, enfrentando temas áridos como mudança climática,…
Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*