Novidades

Qual é o melhor filme para ver hoje? Veja esta dica de um filme inspirador que traz uma grande lição de vida e carreira:

Minha dica de Cultura – Dica de Cinema de hoje vai para o filmaço:

“SOMENTE O MAR SABE”

Com certeza não será o melhor filme que você verá na vida, em termos de técnicas cinematográficas, mas será um dos filmes baseados em fatos reais mais bem contado da história.

Logo de cara, nos deparamos com o poster do filme :

Os atores premiados Colin Firth e Rachel Weisz olhando para o horizonte num quadro acima de uma imagem onde um homem isolado navega pela vastidão do mar em um dia ensolarado.

O poster já dá um gostinho da aventura que estamos prestes a ver.

“Os sonhos são a semente da ação e é sempre bom nos lembrarmos disto” Esta frase motivadora aparece na primeira cena da prévia deste filme.

Ela é dita enquanto o protagonista da história é filmado pela mulher durante uma viagem deles de barco pelas águas britânicas.

Depois ele aparece com um uma blusa bege, camisa azul e gravata marron e apontando para a capa do jornal mais influente da Inglaterra, The Sunday Times, enquanto explica para um casal de amigos, que os visita no fim de semana.

Na manchete do jornal, o texto : “Uma regata ao redor do mundo” – ele mostra o jornal, lê a manchete e surpreende a todos na sala (inclusive a própria esposa) dizendo que já tinha feito a sua inscrição para esta louca aventura.

A esposa se assusta e pergunta se ele está falando sério, enquanto ele se levanta e senta bem em frente a ela e ouve o questionamento : “Sozinho em um barco por nove meses? Você está bêbado ou está louco?”

Ele a abraça e chama os convidados para tomar uma outra dose e descartar a loucura rs.

Um filmaço baseado numa história real.

A esposa ainda insiste – “esqueceu que não tem um barco adequado para esta viagem?”

Cenas depois, já dentro da oficina da sua casa, ele ouve o mesmo questionamento e responde que vai construir um.

Cenas adiante ele é visto erguendo os filhos para ver os detalhes do barco que ele começou a construir como um daqueles empreendedores birutas que aparecem por aí, de vez em quando.

Ao ouvir um dos carpinteiros que contratou para ajudá-lo perguntar se alguma vez na vida ele já tinha tentado algo igual na vida, ele responde :

-a questão é exatamente essa – quero ser um exemplo e modelo – se eu conseguir, o sujeito que fica apenas observando o mar e o horizonte também conseguirá.

-Eu entro com dinheiro e você entra com o que? pergunta o investidor para quem o protagonista foi pedir o dinheiro emprestado para esta louca aventura.

-Ele então oferece a casa e sua pequena empresa como garantia, obtendo a concordância do investidor, que exige que ele entregue seus bens, se desistir ou não completar a longa viagem solitária ao redor do mundo, naquele barquinho improvisado.

Ele hipoteca a casa e a empresa, sem contar para a mulher antes de fechar o negócio.

A mulher tenta convencê-lo a mudar de ideia depois, mas sem sucesso, apelando para o medo de simplesmente vê-lo desaparecer pelo horizonte.

-É o que os barcos fazem, retruca ele para a esposa, dando para ela a garantia de que voltará para casa.

Eles se abraçam e se beijam e dias depois, com seu tradicional terno de homem de meia idade, por baixo de uma longa capa de chuva amarela, ele entra no barco e dá tchau para um grande público que fica no cais para ver a sua partida.

As cenas avançam e depois retrocedem até o ponto em que um jornalista ao entrevistá-lo chama a sua atenção para o fato de que “qualquer homem em sã consicência desistiria de um desafio assim.”

Debaixo de aplausos e acenos de curiososos, ele desaparece mar adentro, numa manhã de sol, deixando suas incertezas com eles, que ficaram em terra.

Seus filhos gritam ao longe, desejando boa sorte e ele olha para trás depois de embarcar em seus sonhos.

Bem de longe vê a esposa aos prantos e de cabeça baixa.

Este filme tem a direção do premiado diretor ganhador do Oscar com “A Teoria De Tudo”.

Dentro barco, nos seus primeiros instantes de solidão, o homem sente pesar nos ombros uma grande pressão.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Dias depois, sem experiência alguma em navegação, ele é visto pendurado no mastro do navio, tentando consertar um problema em dia ultra ensolarado.

Já depois é visto de forma diminuta se perdendo dentro de uma forte tempestade marítima no meio de uma noite cheia de chuvas, relâmpagos e trovões.

Em terra, sua pequena equipe de apoio contabiliza uma diferença de 5 mil quilômetros para os outros sete competidores.

Dentro do barco, de frente para o zoom do mapa mundi mostrando a costa da África, perto de Sierra Leoa, ele conversa consigo mesmo dizendo que se seguir em frente terá 50% de chance de sobreviver.

As cenas seguintes misturam suspense, terror e medo – com ele totalmente perdido dentro de um furacão com cara de tsunami.

“Se eu voltar, será a minha ruína, completa ele diante de duas possibilidades muito ruins, cada uma com 50% de chances de ocorrência.”

-Ele se vê preso no meio do dilmema de não poder continuar, nem poder voltar atrás.

De repente, ele sente uma ideia acender como uma lâmpada em sua cabeça – mentir sua posição pelo rádio – dizer que está muito longe e bem à frente do local onde realmente se encontra.

Sem dispositivos de geo-localização, instrumentos de satélite ou gps durante os anos 60, a imprensa não tendo como desmentir ou confirmar as mensagens, resolve fazer viralizar que aquele simples navegador amador estaria no caminho de uma proeza, recorde de tempo, de velocidade e uma perspicácia nunca vistos antes num ser humano.

Ele ouve a esposa eufórica repassar pelo rádio as mensagens de que ele seria o ser humano mais fantástico e mais bem sucedido da história e sabendo que tudo não se tratava de mentira, entra em profunda depressão dentro do barco, chega a ficar dias apenas deitado ou totalmente embriado pela proa.

Enquantos seus filhos pulam de alegria, comemorando seus recordes incríveis (àquela altura aumentados ou inventados pela imprensa, visto que por vergonha, ele chega a cortar até os cabos de comunicação pelo rádio, dando margem para fake news a respeito do seu paradeiro.

Sem dados e sem notícias, a imprensa tratava de fantasiar as evidências de acordo com suas conveniências.

Perdido, sozinho e no meio do mar, ele surta ao mesmo tempo que assume quem entrou num jogo sem saber como jogá-lo.

Prestes a promover um mistério (nunca solucionado a até hoje), ele continua em frente, confuso,…

Como a história termina, deixo para você descobrir vendo o filme, não revelando spoilers relevantes – apenas digo que você pode esperar reviravoltas e cenas inimagináveis e surpreendentes.

Veja o trailer deste filmaço (mais pela história e pelos atores do que pelas filmagens (que ficaram no meio termo).

No final, você vai descobrir porque o filme tem este nome estranho :

“Somente o mar sabe” …

AS GRANDES DICAS DE CARREIRA & DE VIDA QUE VOCÊ PODE EXTRAIR DESTE FILME:

-Tenha medo, mas não se deixe paralisar por ele – o medo é bom ou é ruim, depende da dose – medo em excesso prejudica e paralisa e te impede de conquistas interessantes – falta de medo te prejudica ao te levar correr riscos perigosos, sem o devido cálculo do grau de gravidade e probabilidade de ocorrência – portanto tenha medo sim, mas na medida certa e sempre seja maior que o pior de todos os seus medos.

-Faça escolhas, procure fazer cada vez mais escolhas acertadas na vida, mas saiba que escolhas são a base das tomadas de decisões na vida e toda decisão implica em escolher uma possibilidade ou alternativa em detrimento de outra – portanto, ao decidir você sempre vai ganhar algo mas também vai perder algo – procure sempre ganhar mais do que perder ao tomar decisões difíceis na vida.

-Seja solitário em alguns momentos da vida, aprenda a conviver mais e melhor com você mesmo, mas seja solidário e tente conviver em grupos, redes (inclusive sociais) de forma a tornar seus relacionamentos em alavancas para o seu desenvolvimento pessoal – quanto mais integrado à sociedade, de forma saudável, mais você expande seus recursos.

-Tenha uma missão e um sentido claramente definidos para a sua vida – descubra aquilo que você gosta fazer e aquilo que você quer muito realizar e coloque isto no seu plano de metas para a vida – depois corra atrás para transformar seus desejos em ações.

-Controle seus pensamentos e seus sentimentos – administre a si mesmo, de forma a viver melhor dentro de você mesmo, independente do que acontecer do lado de fora e evite a todo custo ser uma pessoa lotada de raiva(porque a raiva cega); medo(porque o medo paralisa); culpa(porque a culpa é o sentimento mais inútil da face da terra – ao invés de sentir culpa, procure ter mais compaixão e empatia para com o outro, desapegue-se completamente do que aconteceu no passado (repetindo seus melhores feitos ou usando as lições aprendidas com o passado para nortear seus próximos grandes acertos) e evite ser uma pessoa lotada de vergonha (a vergonha só te leva a agir de uma forma não positiva, seja por causa de comparações (sem sentido) com as outras pessoas ou por vontade de ser alguém que você não é, ou ter aquilo que você não tem apenas para dar satisfação para os outros – quanto mais você se aceitar como é e com que tem, mais você vai se desenvolver como ser humano e como profissional.

Veja o trailer deste filme disponível na Amazon, para o qual dou nota 7,5:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*