Novidades

Qual o melhor livro para ler nos próximos dias ? Eu te indico um muito bom … Uma genial história de ficção, embora todos os fatos e personagens sejam totalmente reais … leia um resumo sobre ele que preparei para Você – aqui:

Dica de livro para ler ainda em 2021 – Conta uma história de uma linda e jovem mulher que cometeu uma das maiores fraudes da história, enganando ricos investidores, velhas raposas do mundo dos negócios, funcionários engajados e principalmente a população, prometendo o fim da agulha nos exames de sangue – Leia : Bad Blood: Fraude Milionária no Vale do Silício – Veja aqui um breve resumo comentado dessa indicação :

Minha dica de leitura de hoje vai para o livro :

 Bad Blood: Fraude Milionária no Vale do Silício

Escrito por John Carreyrou, repórter do New York Times

Ele conta a história da curiosa e muito interessante investigação do repórter John Carreyrou sobre a que foi considerada a maior fraude da história do empreendedorismo Do Vale do Silício, berço dos maiores empreendedores do mundo.

No início desse século, uma pequena empresa foi criada, a Theranos, em Palo Alto, na Califórina.

Tratava-se de um promessa extremamente revolucionária para numa área importante para a humanidade, a área da Saúde, exatamente no bilionário mercado de exames de sangue.

Essa Startup chamou a atenção prometendo o uso de tecnologia avançada e de ponta que eliminaria a velha e boa agulha dos tradicionais exames de sangue, trocando a agulhada por um mísera gotinha de sangue capaz de abranger todos os exames de sangue que um pessoa precisasse. Tudo isso a custo significativamente menor para as pessoas.

Essa empresa conseguiu envolver e enganar uma ampla gama de pessoas, de investidores bilionários, acionistas, executivos experientes de mercado, a imprensa e principalmente a população, todos crentes que estavam diante de uma revolução extraordinária.

O livro conta como a criadora da empresa, Elizabeh Holmes, uma loira, jovem, linda, carismática, super persuasiva e convincente conseguiu vender uma ideia que não não existia e ganhar tanto dinheiro com ela.

Saindo do zero, a Theranos logo se tornou um legítimo unicórnio, chegando a ser avaliada em mais de 10 bilhões de dólares, o que fez de Elizabeth a mais jovem bilionária dos EUA.

Só que não! Tudo não passava de uma enorme fraude extremamente bem arquitetada por uma jovem de 19 anos linda e sedutora.

O repórter John Carreyrou, do jornal New York Times, foi o pioneiro em pressionar e questionar a empresa em toda a mídia.

Uma ironia do destino, pois Elizabeth Holmes foi alçada do posto de uma mera desconhecida ao lugar mais alto da hierarquia dos empreendedores mais bem sucedidos do mundo, após as suas primeiras aparições em reportagens do próprio New York Times.

Bem estruturado, com uma história bem contada, o livro prendeu muito a minha atenção e creio que prenderá também a sua.

Carreyrou mostra que, no início, Holmes até tinha  boas intenções e realmente empreendeu esforços em desenvolver tecnologia que permitisse tornar suas promessas realidade mas, ao ser confrontada com dificuldades técnicas, teve que escolher entre admitir o fracasso ou dobrar a aposta.

Foi quando, pressionada por resultados rápidos e imediatos, usou de todos os artifícios para gerar um crescimento não sustentável que infringia violentamente as leis e a ética.

O livro é uma genial história de ficção, embora todos os fatos e personagens sejam totalmente reais.

Quando os primeiros aparelhos montados pela Theranos apresentaram falhas grotescas, Holmes simplesmente decidiu pegar partes de outros aparelhos (dos seus maiores concorrentes) disponíveis comercialmente e colocá-las dentro de caixa de um dos seus e, pior a empresa passou a forjar e falsificar resultados de exames, quando os resultados na prática não se mostraram nada confiáveis.

Tal fato levou a fazer uma inspeção a um laboratório da Theranos, o que poderia ter resultado num embargo à empresa.

Holmes, chegou a enganar experientes inspetores de um órgão de fiscalização do governo americano, disfarçando um andar inteiro do laboratório.

Em alguns momentos, Holmes foi confrontada, pelos próprios funcionários, por investidores e habilmente se esquivou de todos os questionamentos com uma lábia incrível.

Tal fato abalou psicologicamente a executiva, transformando-a de uma líder doce, agradável e admirável numa pessoa totalmente paranoica, sem controle e vingativa, perseguidora implacável de seus questionadores.

O livro nos ensina algumas lições importantes sobre como lidar com o mundo corporativo e sobre como não cair no conto de falsas promessas fraudulentas.

Entre elas a de como não se deixar enganar por um líder sem escrúpulos, hiper ambicioso, altamente magnético e persuasivo capaz de convencer até velhas raposas do mundo corporativo lotadas de experiência.

A lição de nunca confiar numa empresa recém-criada sem garantia de testes de validação e veracidade do cumprimento das promessas do produto que se apresenta disruptivo e revolucionário.

A lição de que a Imprensa, sedenta por descobrir uma novidade de peso no mundo corporativo, se deixou levar pela promessa do surgimento de uma líder muito jovem, como o fato mais marcante da história do mundo dos negócios em toda a história. Ela acabou ajudando a fabricar um Mito dentro de uma fraude.

No final de todo o trabalho investigativo de Carreyrou, a Theranos declarou falência e sua fundadora foi indiciada por fraude.

Elizabeth Holmes foi processada pelo Governo dos Estados Unidos e por empresas que se sentiram enganadas por ela e impedida de atuar no mercado de Saúde.

Triste fim para quem achou que podia ludibriar e enganar milhares de pessoas, entre elas os investidores que perderam milhões de dólares, os funcionários que dedicaram anos de suas vidas a uma empresa fraudulenta e a uma chefe abusiva, mas especialmente os inocentes consumidores que confiaram no resultado de exames de sangue forjados e com isso arriscaram a própria saúde, enterrando o que seria uma carreira promissora.

Um livro que vale a leitura.

Para encerrar esse post de forma motivadora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-VISUAL – Aprecie a obra de arte :

Akzent in Rosa – bela pintura a óleo sobre tela realizada pelo artista russo Wassily Kandinsky em 1926

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

2- Cinematográfica – veja o documentário ” The Inventor: Out for Blood in Silicon Valley.” baseado na história do livro citado neste post. :

3-Ouça a música :

David Bowie – Starman

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*