Novidades

Qual o melhor filme para ver hoje no Netflix? Eu deixo pra você a dica de um filme nota 10, no texto que segue abaixo:

Minha dica de Cultura – dica de Cinema de hoje vai para o filme :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

As cortinas são fechadas.

No letreiro da tela grande aparecem as palavras que deram origem ao título do filme:

“Um Sonho De Liberdade”

Obra prima – um clássico do cinema de todos os tempos.

Dentro de um respeitado tribunal, um engravatado advogado de acusação apresenta o que ele chama de evidências do crime passional que ele tenta inputar ao acusado.

Ele diz que se o revolver tem capacidade para 6 balas e não 8, o acusado então teria atirado até esvaziar a arma, de tanta raiva, e depois ainda teria parado para recarregá-la.

Em pé, diante do jurí e de curiosos, dentro do tribunal, Andy um banqueiro famoso da época, ouve o juiz pronunciar sua sentença :

Andy é condenado a ter que cumprir não uma, mas duas prisões perpétuas, uma para cada vítima do seu suposto crime.

Andy fica sem cor, com um semblante de quem está sendo vítima de uma grande injustiça, totalmente assustado e amedrontado pelo seu possível futuro nebuloso.

Dias depois, Andy é visto do lado de dentro do enorme pátio da penitenciária de segurança máxima.

Lá ele ouve de Red, um antigo dentento e novo amigo, palavras que dizem :

“-quando a pena é para toda a vida, é exatamente isto que tiram de você..”

Andy é visto numa fila para dar entrada na prisão, quando toma um joelhada na boca do estomago, como recepção por ser calouro por ali.

O diretor da penitenciária faz um discurso para os presos dizendo acreditar em duas coisas – na disciplina e na bíblia, enquanto ouvimos um preso sendo torturado e gritando por socorro.

Andy escuta tudo aquilo, ainda de terno e gravata e com o rosto desfigurado de pânico pelo que estava prestes a presenciar por todo o resto da sua vida.

Andy se torna detento na prisão de Shawshank em 1947, uma prisão de segurança máxima, cercada e vigiada por um exército uniformizado de guardas fortemente armados.

Lá no pátio, já com o uniforme da prisão, tenta convencer seu novo amigo Red de sua inocência e vê seu amigo rir alto da sua tentativa de se eximir de qualquer culpa como todo e qualquer preso naquela unidade.

Red ainda brinca dizendo que Andy iria acabar se sentindo em casa ali.

Andy nutre certeza e convicção absoluta que foi condenado, sendo totalmente inocente.

Red comenta para amigos ter estranhado o jeito quieto e parado do novo detento, totalmente fora dos padrões do que ali chegam.,

Em pouco tempo, Andy também faz amizade com outro detento carismático, um velho senhor que atua como bibliotecário da prisão e atende aos pedidos de empréstimo de livros dos presos.

Certo dia, durante o almoço, Andy diz pra Red que tem uma coisa que ninguém consegue nem tocar e nem tirar dos presos – a esperança

Red o alerta dizendo que a esperança é um troço perigoso pra chuchu por aquelas redondezas.

Um dia, durante uma forte tempestade e relâmpagos medonhos, Andy é visto batendo forte em algo com uma enorme pedra nas mãos.

Depois disto, autoridades penitenciárias são vistas caminhando para sua cela aos berros, enquanto Andy lembra das palavras de Red de que a esperança poderia enlouquecer alguém.

No pátio, todos os outros detentos são vistos olhando incrédulos para o alto.

Ao fundo, a voz de Andy narrando a história e dizendo que tudo na prisão se limita a uma escolha = ou tratar de viver ou de morrer, quando Red retruca seu amigo dizendo – então trate de viver.

Muitos anos depois Red é solto da cadeia e aparece num campo aberto caminhando em direção a uma árvore.

Andy é visto de braços abertos, ajoelhado e sem camisa, na areia próxima ao mar, recebendo na cabeça toda a água despejada por uma chuva torrencial.

Contei aqui um trecho da história, guiado pelo trailer do filme para aguçar sua curiosidade e não dei mais detalhes para não te dar nenhum spoiler de cenas críticas e decisivas e para não tirar a sua surpresa e satisfação de ver este filme nota 10, em minha opinião.

Veja o trailer abaixo e se puder veja o filme:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*