Novidades

Transforme a ignorância em uma vantagem competitiva em plena era do conhecimento – Confie também na sua Intuição – Veja como:

“FALTA DE DIREÇÃO, NÃO FALTA DE TEMPO, É O PROBLEMA. TODO MUNDO TEM 24 HORAS” A Frase Inspiradora do dia


Confie também na intuição


Opinião – Minha coluna sobre excelência em gestão de carreiras, vidas e empresas publicada nos jornais brasileiros de  30/10/2018 – Vide um dos Links: http://hoje.vc/23dug


Mauro Condé*

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre a ciência do pensamento.

Eles me levaram para Berlim, na Alemanha de 2008, onde fui recebido pelo Dr. Gerd Gigerenzer.

Fui logo pedindo a ele:

  • Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Ele compartilhou comigo as conclusões de seus estudos sobre a força da intuição para explicar e prever antecipadamente o comportamento humano:

  • A intuição é a faculdade ou ato de perceber, discernir ou pressentir coisas antes delas acontecerem independentemente de raciocínio e análise.

O conhecimento tem muito valor mesmo, quando dispomos de tempo suficiente para analisar as diferentes alternativas (com seus prós e seus contras) antes de fazer as nossas escolhas na vida.

Porém, num mundo tão dinâmico com tanta informação, como o de hoje, a ignorância supera o conhecimento como fator de adaptação e sobrevivência.

A ignorância é a maior fonte para a boa intuição, aquela que dispensa uma grande quantidade de informação, raciocínio e análise prévia.

  • Em decisões que exigem rapidez, as pessoas com mais pressentimentos se saem melhor do que as pessoas com mais conhecimento no processo de tomada de decisão.

O grande segredo, quando há pressa para tomada de decisão e não há tempo suficiente, é não absorver muitas informações, mas sim descartá-las, descobrindo intuitivamente quais delas são desnecessárias.

Por mais contraditório que pareça, os pressentimentos se baseiam num volume abundantemente pequeno de informações.

A intuição é a mente pegando atalhos mentais, como por exemplo:

  • Escolhendo entre várias alternativas a que mais conhecemos e reconhecemos, descartando as menos conhecidas (isso eleva nossa chance de acerto para 90% de possibilidade).

  • Imitando o decisor diante de escolhas visuais, seguindo antecipadamente seu olhar, pois ele sempre olha antes para a alternativa que escolherá antes mesmo de apontá-la.

Desenvolva seu conhecimento sempre e confie nos pressentimentos, pois eles se baseiam em fatos arquivados abaixo do seu nível de consciência.

“Provamos através da lógica, mas só descobrimos através da intuição” – Jules Poincaré


*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco


Complemento desse texto publicado nos jornais, disponível apenas aqui no blog – com técnicas para você exercitar a sua intuição :


COMO MELHORAR SUA INTUIÇÃO:

A sua atividade mental pode ser dividida em duas partes – uma consciente e lógica e outra inconsciente baseada em intuições e pressentimentos.

A sua intuição é uma prova de que você sabe mais do que pode explicar.

O incrível é que para a sua intuição, menos é sempre mais.

Para aumentar seu poder de intuição e capacidade de adivinhar mais as coisas, aprenda a usar a sua ignorância como maior aliada para boas decisões.

Para ter mais intuição, ao invés de ficar absorvendo mais informações, crie um processo inteligente para descartá-las e descobrir intuitivamente aquelas poucas que são necessárias.

O truque está no entendimento de que a lógica requer sempre um conhecimento grande e detalhado de informações e dos fatos antes de uma decisão, ao passo que a intuição costuma desconsiderá-los totalmente para pegar um atalho e te conduzir a uma boa decisão.

Uma excelente técnica para você desenvolver e aumentar a sua intuição é usar a heurística de que entre duas alternativas, você deve escolher sempre aquela que você mais reconhece.

Se você estivesse num programa de perguntas e respostas e o apresentador te perguntasse :

“-Qual das duas cidades americanas tem a população maior – Nova York ou Milwalkee ?”

Você acertaria se apontasse aquela que você mais conhece e mais ouviu falar – neste caso, Nova York é a resposta certa, ainda que você nunca tenha ouvido falar da outra alternativa – chutar na que você mais reconhece aumenta seu grau de acerto em 95% das vezes.

Por mais lógica e óbvia que esta dica possa parecer, muitas pessoas costumam errar a resposta por nervosismo diante da ignorância dos fatos. Os que mais acertam são os que transformam a ignorância em aliada e chutam as alternativas mais conhecidas e reconhecidas.

Esta dica também funciona para sua aumentar sua intuição em decisões de compra, quando você estiver em dúvida sobre um produto A ou B, saiba que suas chances de arrependimento posterior diminuem quase a zero quando você opta pela alternativa que você mais ouviu falar e reconhece.

Portanto não se estresse tanto quando tiver que tomar uma decisão rápida e não tiver nem tempo nem dados suficientes – a precisão dos seus acertos tende a aumentar quando você tiver menos dados e informações e se basear nas alternativas que você conhecer ou reconhecer mais.

Da próxima vez que você passar na frente de uma TV e estiverem jogando dois times – um que você já ouviu falar muito e conhece bastante, jogando contra um que você nunca ouviu falar, aposte no que você reconhece como vencedor – isto aumenta suas chances de acerto. Faça o teste.


Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte:

1-Visual :

Aprecie a obra de arte, a pintura, óleo em tela de Caravaggio :

“A Vidente – The Fortune Teller”

Nascido em 1571, o italiano Caravaggio foi um dos grandes pintores da história, reconhecido pela sua arte barroca.

Eu adoro a técnica que ele usava para retratar os personagens de sua pintura, com cores em tons pastéis puxadas para o vermelho, laranja, amarelo e branco em suas várias possibilidades de mistura.

A maneira como ele contrastava o claro com o escuro sempre me impressionou muito.

Nesta pintura, um cavaleiro típico da época, acostumado a correr todo tipo de risco, de perigo e aventura se aconselha com uma simples vidente, uma daquelas mulheres que consegue adivinhar o futuro através da leitura das mãos ou das cartas de baralho ou ainda através de bolas de cristal – eu sempre admirei o mistério que ronda o poder da intuição.

Veja no detalhe do quadro como a mulher usa seu pretenso poder para retirar o anel da mão do soldado, sem que ele perceba.

Desenvolva seu poder de intuição e adivinhação e use-o sempre para o bem.

O uso da intuição e do sexto sentido tem tanta importância para nossas vidas e carreiras tanto quanto a lógica e a retórica.


2-Literária :

Para aumentar sua intuição, leia o excelente livro de Gerd Gigerenzer – O Poder da Intuição.


3-Musical

Como trilha sonora deste post, escolhi uma música que fala sobre o tema.

Ouça – Oswaldo Montenegro cantando “Intuição”

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*