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Um gravíssimo problema das empresas, nos dias de hoje, é possuir um elevado estoque de itens que não vendem e, ao mesmo tempo, uma grande falta de produtos muito procurados pelos clientes. Eu tenho uma sugestão para resolver esse grave problema – leia aqui:

ARTIGO – DE MAURO CONDÉ:

Como uma livraria te ensina a ganhar dinheiro

Nessa coluna eu procuro apresentar uma ideia inteligente para você e sua empresa ganharem mais dinheiro, como aumentar suas vendas e seus lucros, sem necessariamente aumentar suas despesas.

A maioria das empresas no mundo apresenta problemas com estoques excessivamente desregulados. Você já teve esse problema? Olhar para suas prateleiras e não enxergar estoque dos produtos que mais vendem diariamente, apesar delas estarem abarrotadas de produtos que quase não têm saída?

Isso ocorre por causa da síndrome da falta de previsões de demandas futuras de vendas mais acertadas, o que provoca a perda de vendas importantes ao mesmo tempo que gera estoque de produtos em excesso.

Para ganhar mais dinheiro, uma dica que costumo dar em minhas palestras é: Estude e aprenda com as livrarias a gerenciar melhor o estoque de sua empresa – perceba como elas são eficazes, pois ao mesmo tempo que possuem um amostra imensa de livros para vender, elas quase não tem estoque nenhum dos mesmos encalhado nas lojas ou nos depósitos.

A redução inteligente de estoques impacta positivamente em torno de 20% a lucratividade da sua empresa. Pense nisso. As livrarias nos ensinam uma lógica simples: Precisamos de estoque por uma única razão – apoiar e suportar as vendas.

Se sua empresa está acumulando estoques e eles não estão apoiando as vendas imediatas, tente corrigir essa situação imediatamente. Inspire-se modelo da Toyota para controlar estoques: “Vendeu um, comprou um” ou seja passe, a partir de hoje a gerenciar a compra de novos insumos e matérias primas usando como base os últimos produtos vendidos e não as previsões de vendas futuras para todos os produtos de seu catálogo. Faça o ressuprimento diário do seu estoque e oriente-o para a reposição apenas das últimas vendas. 

Faça planos de vendas agressivos, venda mais e, ao mesmo tempo, implemente plano de redução inteligente dos seus estoques. Reduza a desconexão entre as compras e o real consumo – pois a combinação entre previsões de vendas irreais e o longo tempo para ressuprimento das matérias primas é quase sempre fatal.


Faça isso e descubra que quanto menor o estoque, menor a necessidade de capital imobilizado. Jamais deixe faltar produto que vende e sobrar produto que não vende. Bons negócios!

(*) Consultor de empresas e fundador do Blog do Maluco
 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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