COMO CRIAR UM TIME DE TRABALHO PERFEITO E IMBATÍVEL

UMA GRANDE EQUIPE SEMPRE OBTÉM MELHORES RESULTADOS DO QUE UM SIMPLES AMONTOADO DE PESSOAS.

Frase inspiradora do dia – de Mauro Condé – Maluco:) por fazer um mundo melhor


Para ilustrar este quadro escolhi uma pintura que representa bem uma equipe perfeita – escolhi o quadro – Orquestra – de Martorelli.

Uma orquestra é um dos melhores exemplos de uma equipe, um time de alto desempenho, todos os músicos são relevantes, cada um tocando seu instrumento e o sucesso do time só aparece se individualmente cada componente da equipe produzir o seu melhor em prol do grupo.


COMO CRIAR UM TIME DE TRABALHO PERFEITO E IMBATÍVEL

*Mauro Condé


Montar equipes de trabalho de alto desempenho é um dos desafios e uma das habilidades mais exigidas e valorizadas em um grande líder, cujo trabalho não mais depende da sua performance individual apenas, mas sim da performance de um grupo de colaboradores .

O líder de uma grande equipe não precisa conhecer nem saber lidar com mínimos detalhes operacionais, ele tem sim que dominar a arte de lidar com recursos finitos (tempo, dinheiro e principalmente gente) e saber interligá-los da forma mais competente e inteligente possível às estratégias centrais da empresa.

Um bom líder formador e motivador de grandes equipes precisa agir como um grande diretor de cinema, cuja missão principal é, tendo uma boa história nas mãos e o respectivo patrocínio, escolher o melhor elenco, os melhores atores e o melhor grupo de apoio possível. E depois disto gritar: “Ação!”.

Uma vez, almoçando com um amigo muito importante, ex-reitor de uma das universidades formadoras dos profissionais mais brilhantes do país, eu ouvi dele a palavra que melhor resume o segredo para a formação de uma grande equipe de trabalho:

– S.E.L.E.Ç.Ã.O! Garanta colocar para dentro da sua equipe sempre os melhores do mercado, pois quem atua com os melhores jogadores é que acaba ganhando a maioria dos jogos e por conseqüência, o campeonato.

Uma vez vencido o desafio de montar a melhor equipe do mercado, a missão é criar o melhor e mais motivador clima organizacional para envolver os novos craques contratados. E como fazer isto, resumidamente?

Em primeiro lugar, ao contratar os melhores, mais inteligentes e mais preparados profissionais do mercado, o líder traz com junto com eles os seus respectivos egos, cada um mais elevado do que o outro, o que pode provocar competições internas no grupo por causa de vaidades pessoais.

Então a primeira missão do líder desta equipe de alto desempenho é criar o melhor ambiente psicológico de trabalho possível, desde o primeiro dia, nivelando, por cima o QE (Quociente de Inteligência Emocional) com o QI (Quociente de Inteligência Intelectual) – isto pode ser feito através de palestras, cursos e treinamentos de alto nível, antes mesmo de colocar os novos pupilos em campo.

O líder deve convencê-los que eles não entraram para um reality show onde vários entram e só um sai vitorioso e sim eles entraram para uma equipe de alto desempenho, onde um só vence, se todos tiverem sucesso, através do trabalho em equipe.

O líder deve amarrar as avaliações de desempenho às métricas da performance da equipe como um todo, fazendo o indivíduo ganhar ainda mais quando o grupo todo for bem sucedido, fazendo o trabalho em equipe prevalecer.

Em seguida, o líder precisa cuidar para que os melhores tenham as melhores condições físicas de trabalho possíveis – providenciando para que os escritórios e oficinas sejam os mais bem decorados, mais bem cuidados, limpos e pintados, com os melhores equipamentos, as melhores ferramentas e os melhores instrumentos de trabalho.

Ambientes de trabalho de empresas como Google, Apple são bons exemplos de ambientes profissionais e ao mesmo tempo leves e inspiradores.

E por fim, cabe ao líder garantir que os novos comandados saibam claramente o que se espera deles em termos de resultado final do trabalho e dar a eles liberdade para que entrem em campo, vestidos de muito conhecimento e motivação para conquistar os jogos e o campeonato.


Mauro Condé – Consultor, Conselheiro, Mentor e Médico de Empresas e fundador do blog do Maluco:)


Para encerrar este post, escolhi uma música de bom gosto para inspirar o seu novo dia – Ouça :

Graça Cunha – Canto de Ossanha – de Víncius de Moraes & Baden Powell :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 2702 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*