Novidades

Maria, José, Ana, Antônio, Francisco, Carlos, Paulo, Pedro e Lucas são profissionais que compartilham um mesmo desafio : Se destacar da multidão e conseguir uma promoção – para eles sugerimos as seguintes dicas “matadoras” como mapa do melhor caminho rumo às melhores promoções profissionais de suas vidas:

Participe de cada reunião como se estivesse fazendo uma entrevista para sua próxima promoção = A minha frase inspiradora do dia. 


PROMOÇÃO NO TRABALHO

  • Primeiro coloque a flecha. Depois peça que desenhem o alvo.

  • Eu adoro citar esta frase do Bill Gates – ela ilustra bem o post que escrevi para você hoje, com dicas que podem iluminar melhor o caminho e a passagem para suas novas promoções no trabalho.

  • Nos dias de hoje, tome cuidado para não engrossar a fila dos profissionais frustrados por não conseguirem uma boa promoção na carreira.

  • Atualmente, os trabalhos ainda andam escassos e até em função disto, as promoções andam mais ainda.

  • Por isso, conseguir se destacar na sua empresa e no mercado de trabalho a ponto de atrair promoções interessantes, virou um grande desafio. Grande, mas não impossível.

  • Pensando em colaborar com alguns insights para a sua luta diária pela indicação como forte candidato do partido dos “promovíveis” no trabalho, eu listo abaixo alguns comportamentos que se seguidos vão te colocar na trilha certa:

  • 1. Destaque-se tecnicamente


  • Trabalhe para se transformar em herói naquilo que você faz – procure entregar grandes resultados gerando alto impacto e alto retorno com o menor esforço possível.

  • Entregue além do esperado – vá além daquilo que seus chefes imaginam como resultado quando te entregam um trabalho.

  • Entregar o que te pediram, não é nada mais nada menos que fazer aquilo que lhe foi atribuído.

  • Surpreenda os seus chefes, entregando algo bem além do que eles esperam ou melhor, entregando aquilo que eles não esperam, mas que jamais vão esquecer.

  • O trabalho bem feito dentro do esperado é apagado rapidamente da memória dos seus chefes.

  • O trabalho entregue com uma performance e um resultado inesperado e superior jamais será esquecido e ficará arquivado na mente do seu chefe numa pasta mental etiquetada com seu nome seguido da palavra: promoção.

  • Procure se manter sempre na tela do radar das oportunidades – participe de cada reunião, principalmente com níveis hierárquicos superiores como se fosse um entrevista.

  • 2. Destaque-se politicamente


  • Seja ousado, corra riscos, assuma trabalhos difíceis, mas ao mesmo tempo procure evitar comportamentos e atitudes “infantis” ou impensadas que levem seu chefe a atuar como seu advogado de defesa perante a organização (seus outros chefes, pares e colaboradores) e perante os clientes.

  • Por mais capital político e prestígio que seu chefe tenha, evite fazer com que ele os desperdice na sua defesa por eventualmente não atuar de acordo com os valores e a cultura da empresa.

  • Seja um bom político corporativo – desenvolva bom relacionamento com todas as pessoas com quem se relaciona – seja você mesmo, entregue além do esperado, defenda suas ideias, posições e convicções, debata e discorde quando for preciso.

  • Mas aprenda a fazer isso sem ter que ser desagradável para com as pessoas. Vá sempre na bola, nunca na canela de seus colegas de trabalho.

  • As pessoas até podem esquecer uma coisa que você tenha falado, até podem perdoar uma coisa que você tenha feito, mas nunca vão esquecer como você as fez sentir.

  • Evite fazer com que as pessoas se sintam mal ao seu respeito, pois quando você for promovido você precisará do apoio delas para seguir em frente.

  • Lembre-se de um segredo: o mundo dá muitas voltas, você nunca sabe o dia de amanhã.

  • Seja você mesmo, seja o mais agradável possível para com os outros, faça todos se sentirem bem ao seu redor. Você só tem a ganhar.

  • 3. Destaque-se socialmente


  • Faça networking:

  • Crie uma lista e uma rede de contatos com pessoas importantes, com as quais vocês possa se beneficiar pessoal e profissionalmente.

  • Mas lembre-se que networking é arte de se relacionar com as pessoas certas e colaborando para que elas se transformem em pessoas melhores ainda por terem contato com você – o futuro te recompensará pelo seu gesto de ajudar os outros a conquistarem o que eles querem através da sua ajuda.

  • Tenha mentores:

  • Mentor é aquele pessoa especial e de destaque que você conhece e admira e que sabe algo que você não sabe e que pode te ajudar te transferindo parte da sua experiência e da sua sabedoria.

  • E por fim, uma dica para todos aqueles que querem muito vencer na vida e na carreira – baseada numa pesquisa que eu fiz sobre a única característica mais comum nas pessoas mais bem sucedidas do mundo e da história em diversas áreas:

  • Leia muito!

Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte:

1-Visual

Aprecie a obra de arte, a pintura, óleo sobre tela : Tempestade no mar da Galiléia de Rembrandt de 1633



Eu adoro muito apreciar demoradamente esse quadro, porque além de ser uma das raras obras sobre aventuras marítimas, ela traz embutido tudo aquilo que faz de Rembrandt ser um Rembrandt.

Eu adoro a técnica desse pintor genial que combinava como ninguém a luz e a sombra em suas telas.

Rembrandt se notabilizou por conseguir gerar grande impacto visual manipulando os pincéis de forma a focar na luminosidade dos ambientes que retratava, criando um belo efeito de profundidade em suas obras.

E por fim uma curiosidade que você pode observar nesse quadro :

Sabe aquele sujeito pintado de roupa azul, boina e com a mão na cabeça olhando para você, enquanto você olha para o quadro?

É ele, o próprio Rembrandt que tinha a mania de se auto pintar em suas obras, como uma espécie de assinatura própria visual.

Eu associo esse quadro com a imagem de um profissional que queira muito obter uma promoção diferenciando-se pelo que faz no trabalho – em tese, ele só conseguirá isso se puder ser transformado em um herói por ter transformado algo ordinário em extraordinário.


2-Literária :

Leia o livro : “A Arte da Possibilidade ” Criando novas possibilidades para transformar sua vida
dos Maestros Benjamin Zander e Rosamund Stone Zander.

Eu adorei a leitura desse livro – surpreendentemente agradável ele sugere que o bom profissional é aquele que nunca se enverga, mesmo diante dos piores obstáculos da vida.

Ele dá dicas de posturas e atitudes que visam o olhar positivo e para cima em qualquer situações, diante da realidade inalterável das coisas e dos problemas que já estão colocados bem em nossa frente.

Sentar no meio fio e ficar chorando, lamentando e resmungando pela dificuldade imposta, em nada nos ajuda. Ele ensina a todos que querem se diferenciar na vida e no trabalho a arte da possibilidade, a não perder tempo e ao invés de ficar lamentando, gastar energia, inteligência e talento bolando um plano para sair da situação.

Vale muito a pena conhecer a técnica do feedback positivo que ele ensina e aplica com suas equipes.

Ao invés de começar o ano ameaçando seus colaboradores de tirar pontos em suas avaliações, a cada etapa, fracasso ou tentativa (que ele chama de técnica da adesão por medo e por ameaças).

Ele apresenta uma técnica inovadora que ele batizou de a arte da possibilidade (técnica da adesão pela motivação e pelo desafio).

Ele não começa o ano profissional deixando seus profissionais preocupados com avaliações de performance maquiavélicas.

Ao contrário ele começa o primeiro dia do ano já avaliando cada colaborador de forma positiva – ele dá a cada um uma nota inicial 100 e desafia seus pupilos a sustentarem essa nota ao longo do ano e isso funciona muito.

Eu mesmo uso essa técnica no dia a dia – o resultado é incrível. Dificilmente um colaborador valorizado na largada de um trabalho, deixa a peteca (ou a nota alta) cair ao longo da mesma.

Incrível, como uma mudança de percepção afeta positivamente a ação.


3-Musical 

Ouça Lucas Arruda, um talento musical brasileiro relativamente novo, lançado no mercado internacional.

Essa é outra pérola que garimpei ultimamente na minha busca por músicas inspiradoras e de extremo bom gosto.

Multi-instrumentista, competente e brilhante e que me lembra o estilo do ótimo Ed Motta – recomendo que você ouça, pelo menos um trecho:

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*