Novidades

COMO CRIPTOGRAFAR SUAS MENSAGENS TROCANDO APENAS 5 LETRAS

os-jogadores-de-carta
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

“VIVE DE TAL MANEIRA QUE NÃO FAÇAS NADA QUE NÃO POSSA DIZER AOS TEUS INIMIGOS “

Frase de Sêneca

Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte – o quadro “Les Joueurs de Cartes” – Os Jogadores de Cartas – pintura a óleo da década de 1890 de Paul Cézanne – ela representa o ato de jogar cartas, que muitas vezes tem a lúdica missão de divertir enganando os adversários.

Desde criança, eu adoro estudar códigos, quando possível criar ou descobrir novos códigos – eu faço isto como forma de tentar aumentar a minha inteligência ou pelo menos desafiá-la.

Eu acho que todo mundo gosta disto – e você não gosta? Eu aposto que sim!

O mundo inteiro usa sistemas de criptografia (do greto “Kriptós”= escondido + “Gráphein” = escrita) para se defender, proteger suas informações mais importantes, desde senhas até documentos secretos e confidenciais.

A criptografia é um processo criado para enganar inimigos e usa técnicas inteligentes para codificar uma informação importante de tal forma que ela possa apenas ser decodificada pelo seu destinatário (o detentor da chave secreta) tornando quase impossível a leitura de uma informação por uma pessoa não autorizada para tal.

Inicialmente usada para enganar os inimigos em épocas de guerra, a criptografia passou a ser utilizada largamente no mundo da tecnologia em geral.

Entre os sistemas de criptografia que eu já estudei e que gosto muito pela sua simplicidade e facilidade de demonstrar para os outros é o ZENIT – POLAR – Você já ouviu falar nele?

Ele é um sistema muito simples de codificação de palavras e mensagens – um sistema simples de criptografia – que consiste na simples substituição das letras de uma palavra pela sua correspondente no método ZENIT – POLAR. Explicando melhor- preste atenção na relação das palavras abaixo :

| Z | E | N | I | T |

| P | O | L | A | R |

Para enganar seus inimigos (se é que você tem algum rs) uma dica é usar este sistema muito simples de codificação e criptografia – apenas substituindo as letras da tabela acima umas pelas outras, mantendo na íntegra as demais letras do alfabeto – Veja como é :

O Z substitui o P e vice e versa.

O E substitui o O e vice e versa.

O N substitui o L e vice e versa.

O I substitui o A e vice e versa.

O T substitui o R e vice e versa.

Exemplos =

a palavra MALUCO seria escrita em Zenit Polar assim – MINUCE

a palavra dinheiro em Zenit Polar é dalhoate

A expressão Você é o máximo ficaria assim em Zenit-Polar : Veco o e mixame

As demais letras, que não compõem tais palavras, permanecem inalteradas, e ignoram-se os acentos.

Viu como é simples enganar seus inimigos criptografando suas mensagens pelo código ZENIT POLAR?

Só não te recomendo usá-lo para passar cola nas provas da escola rs.

Eu acredito que este é um excelente exercício para expandir a sua mente e te deixar ainda mais inteligente

Treine em casa, combine com amigos a transmissão de mensagens criptografas e engane seus inimigos.

 Malucando pela internet eu encontrei um conversor automático de plavras ZENIT- POLAR na internet:

clique aqui para criptografar suas mensagens

Para finalizar esse post gostaria de te indicar um ótimo filme sobre o tema : O Jogo da Imitação – onde o excelente ator Benedict Cumberbatch interpreta o gênio Alan Turing, matemático prodígio considerado o pai da informática.

O filme fala sobre um time de notáveis que foi montado pelo governo Britânico na época da Segunda Guerra Mundial com o objetivo de decodificar e quebrar um código criptografado de guerra alemão – conhecido como Enigma.

Com 27 anos e quase nada sociável, Turing encara a guerra como um desafio mental a ser vencido.

De membro do time, ele passa a líder do mesmo, com várias dificuldades gerenciais e operacionais.

O matemático então resolve desenvolver um ambicioso projeto – construir uma super máquina capaz de interceptar e decodificar todas as mensagens do Enigma.

Esta cinebiografia de um dos maiores gênios da matemática mostra como seu desafio mental para decodificar as mensagens dos inimigos encurtou a guerra em mais de dois anos e salvou mais de 14 milhões de vidas, influenciando diretamente na vitória dos aliados contra Hitler.

O filme vale muito a pena – pela história baseada em fatos reais e pela inspiração na arte da interpretação dos códigos da vida – veja o trailer abaixo :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

1 Comentário em COMO CRIPTOGRAFAR SUAS MENSAGENS TROCANDO APENAS 5 LETRAS

  1. Muito interessante seu artigo, Mauro! Parabéns!

    Já tinha assistido o filme indicado, que realmente vale a pena.

    Indico também o livro Fortaleza Digital, do Dan Brown, que trata de criptografia. Muito bom também.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*