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Gestão – Como usar o futebol para aumentar a competitividade da sua empresa:

Em meus encontros, treinamentos e palestras com executivos das mais variadas empresas para falar sobre aumento de competitividade, eu costumo usar o esporte, mais especificamente o futebol como analogia para inspirá-los na melhoria da performance e aumento da capacidade de concorrência em geral.

Neste post, vou descrever em forma de bullet points as principais recomendações que costumo fazer usando o futebol como o melhor modelo para aumentar a competitividade das empresas:

·       Defina no início da temporada (do ano fiscal) onde quer chegar ao final da mesma – defina o posicionamento desejado ao término do campeonato – ser o campeão, terminar no grupo do G4 ou permanecer no pelotão intermediário e evitar o risco de rebaixamento

·       Dica = para ser mais competitivo, o melhor é buscar um posicionamento como número 1 ou número 2 do mercado, pois se sua empresa enfrentar uma grave crise poderá sair dela como se tivesse enfrentado uma gripe ou um resfriado. Numa crise, as empresas situadas no pelotão intermediário correm o sério risco de pegarem uma pneumonia e não sobreviverem.

·       Faça um planejamento de resultados a alcançar usando a regra do “um degrau acima do desafio “ – se estiver disputando a série B, contrate um técnico e um elenco de série A, se estiver disputando a série A, contrate um técnico e um elenco de seleção – geralmente os times que se preparam com as melhores equipes são as que ganham os campeonatos.

·       Use ferramentas estatísticas modernas e inteligentes para monitorar o mercado, os clientes, os concorrentes e principalmente para garimpar excelentes jogadores com muito potencial e uma relação custo x benefício que possa se transformar num grande investimento futuro.

·       Uma vez contratado o melhor técnico, a melhor comissão técnica e o melhor elenco de jogadores, tire a mão da gestão – deixe que eles façam o seu melhor e realize reuniões periódicas para avaliar o desempenho da equipe, cobrar resultados, fazer ajustes e ver o que mais pode fazer para ajudar.

·       Monte uma estrutura com excelente infra-estrutura, de fazer inveja aos melhores concorrentes. Tenha bons centros de treinamentos, boas acomodações, mantenha o melhor ambiente de trabalho possível com as melhores instalações e as melhores máquinas e equipamentos.

·       Garanta que o técnico escolhido para comandar o seu time seja excelente em gestão de pessoas, excelente em motivação (dar motivos para a ação) e excelente em tirar o melhor de cada colaborador do time

·       Garanta que o técnico seja o melhor do mercado para posicionar os jogadores certos nos lugares certos – que ele tenha a visão gerencial para nunca escalar um excelente centro avante como goleiro, pois isto faria o time perder o jogo no saldo de gols.

·       Faça como os times mais competitivos que existem no mundo – invista em treinamentos – quanto mais e melhor um time treina, mais e melhor ele joga e ganha as partidas e o campeonato – tenha os melhores processos de treinamentos, os melhores professores e instrutores e utilize técnicas modernas e inovadoras.

·       Cuide muito bem de seus clientes – pois eles são seus grandes fãs e torcedores – torne-os clientes fieis e leais e trate seus funcionários e jogadores melhores ainda – pois são eles que encantam seus clientes quando estão encantados.

·       Use as sessões de vestiário da melhor forma possível – para reposicionar o time, fazer uma rápida avaliação de desempenho e uma forte sessão de feedback.

·       Faça avaliações periódicas e detalhadas de desempenho de cada jogador, procure premiar e recompensar as estrelas do seu time, os melhores jogadores, motivar ainda mais os carregadores de piano e nunca hesite em fazer substituições – trocando aqueles com pior performance e desempenho (faça isto sempre com convicção e justiça)

·       Acostume seu time a celebrar as pequenas vitórias, crie eventos comemorativos toda vê que uma conquista parcial e importante for atingida – isto energiza muito o grupo e faz os jogadores buscarem sempre mais.

·       Estude os times concorrentes em detalhes – descubra seus pontos fortes e principalmente seus pontos fracos e crie jogadas ensaiadas para derrotar seus inimigos no ponto em que eles são mais vulneráveis.

·       Seja um time reconhecido por contribuir com a melhoria da sociedade e do mundo – tenha bom relacionamento com a imprensa, com o mercado, com os torcedores e foque em conquistar prêmios pela sua capacidade de competir da maneira mais limpa e elegante possível.

 

Gostou do post? Veja como escolher uma palestra motivacional que mexa com seu time.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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