Novidades

DICA DE CULTURA – FILME “O TERCEIRO ASSASSINATO” UM EXCELENTE DRAMA DE TRIBUNAL – QUE MOSTRA A ETERNA LUTA ENTRE A VERDADE (O FATO) E A MENTIRA (AS VERSÕES) – A HISTÓRIA DE UM CRIME QUE REVELA UMA MONTANHA RUSSA DE FORTES EMOÇÕES E ALTERNA DÚVIDAS E CERTEZAS COMO NUM BOM QUEBRA-CABEÇA – DICA PARA TORNAR O SEU DESCANSO MAIS AGRADÁVEL:


“Nenhuma mentira chega a envelhecer no tempo”

A frase inspiradora do dia –  de Sófocles


Minha dica de cultura de hoje vai para um excelente filme japonês :

Filme – O Terceiro Assassinato – (Sandome No Satsujin)
Diretor – Hirokazu Koeeda
Atores – Masaharu Fukuyama, Kôji Yakusho, Shinnosuke Mitsushima
Género: Drama, Mistério
Japão, 2017, Cores, 124 min.


Rápida análise filosófica sobre o filme:

As pessoas mentem ! Essa é uma das frases mais famosas do Dr.House, médico do conhecido seriado da TV.

Mentir é pensar, me dizia um velho amigo psicólogo.

O mentiroso é, antes de tudo, um pensador, um modificar dos fatos que ele considera desfavoráveis ou injustos.

Todo mundo mente, alguns menos, alguns mais, mas todas as pessoas mentem em alguma proporção, ainda que alguns teimem em negar tal fato.

Ninguém nasce mentiroso, as pessoas aprendem ou ficam mentirosas, de acordo com suas histórias de vida.

A mentira está ligada ao comportamento que visa evitar castigos, desiludir o outro ou conseguir muito uma coisa que se deseja.

Ainda que a mentira traga associada a ela perdas e riscos, as pessoas a usam como um mecanismo de proteção para evitar a dor ou para obter alguma coisa.

Quando o ato de mentir atinge proporções que fogem ao controle da própria pessoa e gera sérias consequências, ele deve ser tratado de forma a fazer com que o mentiroso pare de sofrer pelos seus atos.

A luta entre os fatos (símbolos da verdade) e as diferentes versões (símbolos da mentira) que se relacionam ou não entre si, é o grande tema desse filmaço.

Se existe mentira ou não na história, só tem um jeito de você descobrir = assistindo ao filme e tirando suas próprias conclusões à luz dos acontecimentos.


Sinopse do filme :

Shigemori (Masaharu Fukuyama), um advogado conceituado, é designado para defender Misumi (Kôji Yakusho), um homem que cometeu um duplo homicídio há 30 anos e que, segundo parece, voltou a cometer outro crime.

O caso é particularmente complexo para o advogado, uma vez que o seu cliente, presumidamente culpado,  já tenha confessado o crime.

A sentença, caso se prove o homicídio, é a pena de morte.

Contudo, à medida que conhece mais intimamente Misumi e todos os que o rodeiam, Shigemori começa a ter sérias dúvidas acerca da sua culpabilidade.


Resumo comentado sobre o filme:

O terceiro assassinato é um excelente drama de tribunal.

Um conceituado advogado pega um caso de assassinato para defender o acusado, coincidentemente ex-cliente do pai do advogado, que se tornou juiz aposentado.

Conheça bem o seu cliente! É uma das lições desse filme que vale para todas as profissões de todas as esferas.

Instigado por seu ajudante, o advogado, antes pragmático e direto, mergulha fundo na história à medida que conhece mais detalhes sobre o ser humano que está por trás daquela máscara de condenado acusado pelo sistema legal.

Misumi, o réu, confessa a autoria do homicídio e pode ser condenado à pena de morte.

Shigemori, o advogado, porém tem dúvidas sobre a culpa de seu cliente nesse caso e acha que existe algo a mais por trás desse crime.

Por causa do belo roteiro, bem trabalhado, as investigações se desenrolam em camadas, partindo de blocos mais simples e se desdobrando em blocos cada vez mais complicados de serem analisados e levarem a uma boa conclusão justa.

O suposto culpado mata uma pessoa, à beira de um rio, com requintes de crueldade e depois destrói o cadáver, de forma hedionda.

Tal fato é narrado visualmente em plena tela do cinema, para colocar mais pulga atrás da sua orelha, na poltrona do cinema.

Porém o crime, quanto mais é estudado, mais dúvidas ele gera acerca do que pode ser verdade de fato e do que pode ser apenas uma versão quase convincente.

Contra si, Misumi tem um registro criminal que aconteceu há 30 anos

O que leva um ser humano a se sentir no direito de tirar a vida de outra pessoa ou de querer protegê-la com a própria vida é o mistério que ronda essa história muito bem contada.

É um belo filme de tribunal à base de depoimentos e entrevistas, diálogos privados entre o advogado e o seu cliente (num tom bem intimista e emocional) como cabe aos processos jurídicos, intercalados por sonhos e flash-backs dos protagonistas.

O filme funciona como um inteligente quebra-cabeça que à medida que vai sendo montado, te faz descobrir uma peça que não se encaixa e te obriga a repensar tudo o que até então você já achava que tinha certeza.

O acréscimo de novos dados que desdizem completamente os até então compreendidos como certos e definitivos ao processo, revelam o desafio que é fazer justiça nesse mundo.

Como é um filme em japonês, sugiro que além da legenda, você preste bem atenção aos gestos e linguagens corporais dos atores, pois isso vai aumentar o seu poder de compreensão da história.

Um senhor filme que vale a pena ser visto e revisto.


 Para sua pré-avaliação, indico abaixo a nota recebida por esse filme nos principais sites de cinema do mundo :

6,8 na opinião de quase 1200 pessoas no site IMDB

7,3 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes

7,0 na opinião do público no site Rotten Tomatoes

6,8 na média da avaliação entre público e crítica no site Metacritic

7,5 em minha opinião pessoal

7,0 na média das notas acima


Veja o trailer do filme :


Ouça a trilha sonora desse filme (trechos ou na íntegra) através do link abaixo :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*