Novidades

DICA DE FILME DA SEMANA : UM GAROTO AUTISTA E INTELIGENTÍSSIMO CRESCE E SE TORNA UM GRANDE EXECUTIVO DO MERCADO FINANCEIRO COMO O MELHOR CONTADOR DE TODOS OS TEMPOS. ELE USA SUAS HABILIDADES PARA DESCOBRIR FRAUDES IMENSAS EM FRAÇÕES DE SEGUNDOS E SAIR VIVO. ELE ACABA ENVOLVIDO NO MUNDO DO CRIME PELA NECESSIDADE DE SALVAR UMA GAROTA E PASSA A VIVER FORTES EMOÇÕES ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DO PRESENTE E AS AMARGAS LEMBRANÇAS DO PASSADO – UM FILMAÇO!

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+


“…Você é diferente…

  …O diferente gera medo nas pessoas.

E o medo serve como o maior pretexto para as pessoas te atacarem…

  …Vítima ou não você precisa tomar uma decisão :

-Ou não gera medo nas pessoas ou

aprende a se defender”


Frase extraída de cena deste filme


Minha dica de cultura de hoje, para você relaxar no fim de semana, vai para o Filme :


O Contador (2016)



Sinopse do filme :

Prepare-se para uma história de começo lento e devagar que vai aquecendo ao longo do filme e termina com muita ação, suspense e inteligência:

Desde criança, Christian Wolff (Ben Affleck) sofre com ruídos altos e problemas de sensibilidade, devido ao autismo.

Apesar da oferta de ir para uma clínica voltada para crianças especiais, seu pai insiste que ele permaneça morando em casa, de forma a se habituar com o mundo que o rodeia.

Ao crescer…

Figura que ilustra a mensagem principal deste filme:


Resumo da história do filme baseado no trailer do mesmo :

Naquele beco escuro e sombrio havia um carro claro, parado e com o motor ligado.

O maior barulho que se ouvia era o do limpador de para brisas funcionando a todo vapor por causa do enorme temporal que caia lá fora.

Dentro do carro, sentado no banco de trás, um garoto com olhar tímido por trás de seus óculos de nerd, usando um agasalho de frio com capuz escutava amedrontado os conselhos de seu pai, veterano de guerra, que estava ao volante:

Parado, com o olhar fixo para a frente, o garoto escuta seu pai dizer:

“-Você é muito diferente dos outros! E cedo ou tarde, o diferente assusta as pessoas.”

Um grupo assustador de garotos , colegas de escola do menino do banco de trás do carro, se aproxima dele, sugerindo que algo mais perigoso está para acontecer ali.

O pai continua o sermão:

“-Os outros que tentam te incomodar acham que se você não revidar, não reagir, talvez eles até possam gostar de você e até parem de te incomodar se te perceberem submisso à eles, eles podem até parar de te chamar de aberração.”

A tensão aumenta, os garotos malvados se aproximam do carro.


Muda a tomada da cena e o jovem Nerd aparece já adulto, deitado na parte traseira aberta da sua caminhonete de luxo, com os braços por trás da cabeça sempre olhando fixo e pensativo para o horizonte.


Outro corte no trailer e reaparece a cena real do diálogo com seu pai dentro do carro, naquele beco escuro com um grupo de jovens do mal os rodeando – esta é uma das suas lembranças de infância mais frequentes que teimam em não desaparecer nunca.

E ele volta para dentro da sua memória e continua a se lembrar da cena:

Seu pai falando com voz firme :

“-Vítima ou não… tome uma decisão logo! “


Outro corte no trailer e outra imagem aparece, desta vez na casa da família, com o garoto ainda mais jovem, sentado no chão da sala, balançando o corpo de um lado para o outro (gesto típico do seu perfil de autista), montando um dificílimo quebra cabeça com uma facilidade de fazer inveja ao adulto de maior QI e maior experiência do mundo.

O garoto é um gênio, um super dotado.

O pai em pé, ao lado da porta, de um lado observa o filho e do outro escuta a conversa do psiquiatra, que os tinha ido visitar, com a mãe do menino :

“-Seu filho é um jovem extraordinário… Não me surpreenderia se ele tivesse mais em comum com Einstein, Mozart e Picasso do que conosco.


A cena muda, o menino cresce e como uma mente brilhante aparece rabiscando cálculos muito complexos numa parede de vidro de um luxuoso escritório.



Depois ele aparece sentado em sua cama, com seu olhar pensativo de sempre, se voltando para as suas memórias de infância que insistem em não desaparecer nunca.


Volta a cena para o psiquiatra na casa, conversando com os pais:

“-Ele tem habilidades cognitivas muito avançadas.”


Corta novamente o trailer e ele reaparece na tela, novamente adulto, de frente para o seu fogão, preparando sua comida composta de ovos, bacon e pão, todos matemática e simetricamente alinhados, como convém a uma personalidade altamente obsessiva.

Christian Wolff cresce e se torna um dos maiores Contadores (Executivo de Finanças e Negócios) de todos os tempos.


Volta a imagem do pai no trailer do filme, naquela cena do diálogo com o psiquiatra, no momento em que ele faz a pergunta:

“-Nosso filho pode ter uma vida normal?”

Em suas constantes memórias, outra cena é recorrente na mente do Contador, a do dia em que sua mãe assustada e cansada por ter um filho excepcional toma uma atitude radical. O garoto quebra tudo em casa para descontar seu medo e sua raiva pelo que a mãe fez e é abraçado e contido pelo pai.

De volta à conversa anterior, o Psiquiatra pede para o pai definir seu conceito de “normal”.

E emenda : “-Talvez ele seja muito mais capaz do que sabemos…”


O trailer traz de volta a cena dos garotos maus em volta do carro, dentro do qual o pai continua dando conselhos para seu filho Nerd assustado e amedrontado :

“-Você é diferente… e o diferente causa medo nas outras pessoas… e elas usam este medo como pretexto para te atacar… agora você decide : ou aprende a não causar medo ou aprende a se defender”.

Instigado pelo discurso e treinamento anterior em artes marciais (patrocinado pelo pai), o jovem Nerd sai do carro, bate a porta com toda força e enfrenta um a um, cada um dos seus colegas que queriam atacá-lo, colocando para fora toda sua força bruta e mental, fazendo os valentões fugirem dali correndo e morrendo de medo.

Muda a cena, o Contador reaparece deitado de bruços em cima de sua caminhonete, com uma sofisticada arma de mira apoiada no ombro, mirando um alvo à distância.

Muda novamente a cena, aparece o hall de entrada de um prédio comercial cheio de pessoas e bem próximo dali, dentro do seu escritório, o chefe de investigação policial (prestes a se aposentar) apresenta para sua possível sucessora o perfil do homem que eles perseguem, um gênio da matemática e da contabilidade, envolvido numa engenhosa trama criminosa.

O chefe da polícia afirma : ele é genial, ele é capaz de entrar sem saber nada e descobrir em fração de minutos, anos de fraudes gigantescas nos registros e ainda sair com vida. Imagine só os segredos que este cara carrega consigo.


A cena muda para a modesta casa do milionário Contador, totalmente cercada e invadida pela polícia.

Fugitivo, o Contador aparece dentro de seu trailer particular e móvel, sendo surpreendido por uma garota que ele tenta proteger com a pergunta – “-Quem é você?”

Toda a vida daquele homem intrigante é repassada num rápido flash back dentro de sua mente.


Seguem-se cenas de tiros, de perseguições de tirar o fôlego.

Prepare-se para um final surpreendente.


As avaliações do filme pelos maiores e melhores sites de cinema :

Nota 7,4 na opinião de mais de 181.000 pessoas que o assistiram e o avaliaram no IMDB.

Nota 7,7 na opinião do público e Nota 5,1 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes

Nota 5,1 de média entre as avaliações de críticos e do público no site Metacritic – com grande variação entre a alta nota do público e uma nota média da crítica.

A minha avaliação pessoal do filme – Nota 7,3


EU DESEJO QUE VOCÊ FAÇA UM EXCELENTE FIM DE SEMANA :


Veja o trailer, assista ao filme, relaxe e curta :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*