Novidades

Durante uma palestra sobre como transformar o lucro de uma empresa no mesmo valor do faturamento dos anos anteriores, fui surpreendido com uma pergunta de uma das participantes : -“O Brasil Tem Jeito?” A resposta que dei acabou virando tema da minha opinião publicada na coluna sobre Excelência Em Gestão de Carreiras, Vidas e Empresas – Leia :

No interior de Minas tem uma expressão muito curiosa para definir um problema :

“Problema é quando o carrapato fica maior do que a vaca”


O Brasil tem jeito

Opinião publicada nos jornais brasileiros de 18/09/2018 -Vide um dos Links: http://hoje.vc/20w0c

*Mauro Condé

Naquela tarde, um político tentou pressionar o presidente recém-eleito, perguntando o que deveria responder para a imprensa querendo confirmar o boato de que ele tinha sido convidado para assumir um ministério.

– “Diga que eu te convidei, mas você não aceitou” respondeu rápido o presidente.


Além dessa habilidade política para compor interesses de todas as partes, um novo governante deve ter a habilidade de gestão.

Acabo de voltar de excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte excelentes livros sobre governança.Eles me transportaram para a Inglaterra de 2012, onde fui recebido pelo economista Jim O´Neill, o criador do termo BRICs.

Logo pedi a ele:

– Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Então ele me ensinou que, para um país ter sucesso, ele precisa ser administrado com um painel de indicadores críticos, pois quem não mede, não gere.

Um painel dividido em:

Variáveis macroeconômicas, onde o mais importante indicador é o da Inflação.

Disse que , se pudesse dar apenas um conselho para um presidente, o aconselharia a fixar uma meta de inflação e a trabalhar para mantê-la baixa.

– Controle do déficit público, dos gastos, da dívida externa e do grau de abertura da Economia viriam a seguir.

Variáveis microeconômicas, entre as quais a prioridade máxima seria para um pesado investimento em educação de alto nível.

A educação é a variável mais importante para garantir um alto índice de produtividade (crucial para o crescimento sustentável e para o bem estar geral).

Aliados à educação, ele sugere os índices que demonstram o uso da tecnologia (celulares, computadores e internet), cujo crescimento provoca aumento do PIB Per Capita (a melhor indicação de riqueza individual do país).

Tão importante quanto está o indicador vinculado à expectativa de vida da população, dependente direto de investimentos sérios em saúde e segurança pública.

Estabilidade de governo, Estado de Direito e baixo índice de corrupção completam o quadro dos principais indicadores vitais para um país ter sucesso.

O que aprendi com O´Neill me deixou otimista. O Brasil tem jeito, desde que o próximo presidente aja com habilidade política e utilize o painel de indicadores sugeridos em seu livro “O Mapa Do Crescimento”.


*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco

Para encerrar esse post, de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-Visual

Aprecie a tela : Abaporu, obra de arte de Tarsila do Amaral, pintada em 1929.

Eu gosto muito desse quadro por ele representar a grandeza da arte brasileira.

Ícone da fase antropofágica da artista, essa tela é um símbolo do modernismo brasileiro.

O nome da obra é de origem tupi-guarani que significa “homem que come gente” (canibal ou antropófago), uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).

Ela inspirou a criação do Movimento Antropofágico, movimento que consistia na deglutição da cultura estrangeira, incorporando-a na realidade brasileira para dar origem a uma nova cultura transformada, moderna e representativa da nossa cultura.

Na pintura vemos um homem com grandes pés e mãos, e ainda o sol e um cactus.

Estes elementos podem representar o trabalho físico que era o trabalho da maioria naquela altura.

Por outro lado, a cabeça pequena pode significar a falta de pensamento crítico, que se limita a trabalhar com força mas sem pensar muito, sendo então uma possível crítica para a sociedade daquela época.

O homem representado transmite uma certa melancolia, pois o posicionamento da cabeça e expressão denotam alguma tristeza ou depressão.

Além disso, o pé grande também pode revelar uma forte conexão do ser humano com a terra.

Já as cores usadas, o verde, amarelo e azul, lembram as cores predominantes da bandeira brasileira.


2-Literária

Tendo uma oportunidade, procure ler o livro :

“O mapa do crescimento – Oportunidades econômicas nos BRICs e além deles” de Jim O’Neill

Eu li esse livro duas vezes. Em resumo ele diz que em 2001, O’Neill criou, o acrônimo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) que originou o livro O mapa do crescimento – Oportunidades econômicas nos BRICs e além deles.

Ele compartilha insights sobre como e por que elaborou um dos conceitos econômicos mais persuasivos de nosso tempo, além de desenvolver o conceito N-11 (a partir de “Next 11”, os “Próximos 11” em inglês).

Trata-se do conjunto de países que emergem mais rápido e que provavelmente causarão um impacto semelhante ao dos BRICs: Bangladesh, Egito, Indonésia, Irã, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Coreia, Turquia e Vietnã. O’Neill redefine aqueles com maior potencial de transformação como “Mercados de Crescimento”.

Apesar de já ter sido escrito faz algum tempo e algumas condições politico e econômicas mundiais, o livro ” O mapa do Crescimento é leitura deliciosa e positiva. Esse livro me fez crer que se tivermos um presidente sério e comprometido e com as ferramentas certas na mão, o Brasil Tem Jeito.


3-Musical

Ouça uma música gostosa de ouvir no ritmo das raízes brasileiras –

Ouça : Nóis é jeca mais é jóia de Juraíldes da Cruz –

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*