Novidades

As Revistas dessa semana sugerem : “Bolsonaro poderá estar no segundo turno”e perguntam : “Contra Quem” + Os dois lados preocupantes da moeda da Educação no Brasil e no Mundo : O do ensino e o dos professores – Não espere um mês para ficar sabendo o que você precisa urgentemente saber hoje – Respeitando seu tempo e sua inteligência, criei especialmente para você um breve resumo do que de mais importante foi destaque nas principais revistas semanais do mundo, durante a semana 37 – Setembro de 2018:

“As pessoas que acham que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo, são as que de fato mudam” 

A Frase inspiradora do dia – do Vídeo “Pense Diferente” Campanha da Apple com Steve Jobs


Minha missão na vida e meu propósito com o blog do maluco é contribuir para o mundo melhorar, tentando ajudar as pessoas a serem pessoas ainda melhores do que já são.

Para atingir esse objetivo, eu procuro compartilhar informações inteligentes úteis, relevantes e de muito sentido que tenham o poder de mudar a vida e o comportamento dos nossos leitores para melhor.

Eu quero muito mesmo te servir de maneira que você possa aumentar o seu valor pessoal e profissional.

Nossos inimigos em comum são o tédio, a monotonia, a rotina, o stress e a falta de tempo nossa de cada dia.

Espero que você goste e volte outra vezes !


Você – uma pessoa bem informada sobre o que foi mais importante e relevante nos destaques das principais revistas do Brasil e do mundo na última semana – esse é o objetivo desse post.


Meu objetivo aqui não é reescrever as notícias que você pode ler diretamente nas revistas, mas sim contribuir para formar um mosaico em forma de radar para orientar a sua própria leitura pessoal.


RADAR DO RESUMO :

Priorize sua leitura essa semana pelas matérias que falam sobre os dois lados da moeda da educação – uma moeda a cada dia mais desvalorizada pelos políticos de um modo geral.

De um lado da moeda está o ensino brasileiro em si, que demonstra ser um dos piores do mundo, apesar da quantidade de dinheiro que dizem que despejam para a educação – os resultados são ruins e lastimáveis.

Do outro lado da moeda está a visão dos responsáveis pela educação escolar, os professores – uma matéria da Revista Time mostra uma fotografia nada boa de como estão sendo tratados, preparados, treinados e remunerados os professores na América, uma situação que preocupa numa época de tanta transformação e tecnologia.

Priorize também sua leitura sobre as reportagens que cobrem as eleições para Presidente, Senadores e Deputados, dias antes de sua data derradeira.

Você se assustará com o tom de radicalização que está tomando conta dos debates e verá que as revistas já fazem a previsão de uma eleição em dois turnos, com um dos candidatos podendo ser o Bolsonaro.


A capa da Revista Veja dessa semana traz um fundo branco em cima do qual existem alguns bonecos desenhados.

No meio da capa um amontoado de rostos de candidatos à presidência se misturam em meio a uma nuvem alaranjada simbolizando uma briga feia entre eles, entre cobras e lagartos.

Do lado de fora da nuvem, aparece Bolsonaro de Pijama de hospital azul, com o braço esquerdo cruzado por cima do direito que aponta para cima encostando seu dedo indicador direito no queixo enquanto olha a briga bem a sua frente.

No rodapé da capa, a revista estampa o seguinte título : “Quem vai com ele – Qual candidato tem mais chance de disputar o segundo turno com Bolsonaro – e por quê”

Lendo a matéria da capa você verá os seguintes pontos mais importantes :

Além de já considerar Bolsonaro praticamente no segundo turno, à luz das pesquisas de intenção de votos atuais, a revista publica entrevista em suas Páginas Amarelas, do cientista político José Álvaro Moisés, que alerta para os riscos de retrocesso na democracia — no Brasil e no mundo — alertando para o risco da erosão da civilidade no debate político.

Muito porque na democracia o líder público precisa pregar e praticar a solução pacífica dos conflitos, principalmente políticos e sociais, criando condições para o entendimento entre os diferentes.

Ele analisou a responsabilidade de Jair Bolsonaro no acirramento da radicalização que domina o ambiente político no país — e cuja expressão mais dramática ocorreu no atentado contra a vida do deputado.

Você vai ler um trecho na matéria, ilustrando toda a matéria, onde o cientista político alega temer o efeito “epidemia” (contágio mais rápido do que a capacidade de reação) em relação ao comportamento de incivilidade.

Basta ver no que se transformou o debate público no Brasil. O ex-presidente Lula e o petismo de modo geral abriram a porteira para a demonização desbragada dos adversários, que foram transformados em inimigos.

O estímulo ao antagonismo extremo, evidente na oposição entre “nós” e “eles”, simplesmente adoeceu o país.

Bolsonaro praticamente copia a tática de radicalização do PT, segundo ele, ao barbarizar no vocabulário do insulto e pregar, como se a política fosse a continuação da guerra por outros meios, o extermínio físico do “inimigo”.

Quando são denunciados pelo extremismo, recorrem invariavelmente à mesma ladainha: ou foram mal-entendidos ou era só “uma brincadeira”.

O Brasil está entrando nessa linha tendo como ponto de observação a radicalização da política provocada nos Estados Unidos pelo Presidente Trump, que chama imigrantes ilegais de “assassinos” e “estupradores”, xinga jornalistas e adversários políticos de “loucos”, “corruptos”, “fracassados”.

Trump demonstra desprezo pela liturgia moral do cargo que ocupa, abusa de um linguajar chulo que a maioria das famílias não permite que se use à mesa do jantar.

Se a política — no Brasil, nos Estados Unidos e em tantos outros países — já se encontra em nível abissal de descrédito, essa retórica sulfúrica reduz mais as chances de que a democracia continue a triunfar.

Moisés encerra seu ponto de vista com a seguinte frase : “a democracia não é um projeto acabado”.

A Revista Veja ainda publica no alto da sua capa uma chamada de destaque onde diz que o Papa Bento XVI está com Parkinson


A Revista IstoÉ continua na mesma temática ao publicar uma matéria de capa com fotos de armas de fogo e facas e com o título = “A eleição do ódio” analisando o baixo nível de tolerância civil que está caracterizando as campanhas para presidente esse ano no Brasil.

A Revista também chama atenção em seu destaque no alto da capa = O Brasil está virando o País da Ansiedade.


Fora do padrão das demais revistas, a Revista Época não estampa em sua matéria de capa o tema eleições como fizeram suas concorrentes. Ao invés disso, estampa uma matéria cobrindo acusações de abuso relacionadas a Prem Baba, paulistano com formação religiosa na Índia, chamado pela revista de Guru do Araque.

A Revista cita acusações contra o Prem Baba e no seu site, a Revista publica um carta do mesmo, se defendendo das acusações.


A Revista Exame dessa semana traz uma matéria com o sugestivo título “Aprenda Brasil” numa capa toda em todo verde claro e escuro.

Ela mostra que a má qualidade da Educação é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento do país.

E a solução pode vir do estudo das melhores práticas internas e externas, como a reportagens especiais mostrando o que é feito em Singapura, Nova York, Toronto, Montreal e Auckland.

Índices mostram um Brasil mais educado -com  números vergonhosos obtidos em testes internacionais como o Pisa; num país onde os gastos com educação são altos, porém não são eficazes nem eficientes.

Segundo a revista, o melhor ensino do mundo está em Singapura, país que lidera um ranking global de qualidade de ensino: bons professores, pais e alunos responsáveis e reformas que atendem o mercado.


Lendo a Revista Economist, você poderá ver um manifesto da Revista The Economist, aos 175 para renovar o liberalismo.


Já a Revista Time aborda em sua reportagem de capa o tema do Ensino, pela ótica preocupante do professor :

“Eu trabalho 3 empregos e doar plasma de sangue para pagar as contas.” Isto é o que é ser um professor na América


E a Revista NewYorker traz em sua capa uma matéria sobre a questão do entretenimento.

Eu adoro muito essa revista inteira. Acho que ela merece uma leitura completa. Faço isso toda semana e fico com a sensação de ter feito a leitura mais digestiva entre todas as revistas que leio com frequência para preparar esse resumo especial para você.


Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, escolhi como trilha sonora uma música muito agradável aos ouvidos e a todos os outros sentidos, música que pode ficar na nossa memória por vários dias sem se tornar cansativa :

Ouça : Una Cancion me trajo hasta com Jorge Drexler


Veja as capas das principais revistas semanais do mundo que li para preparar o seu resumo :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*