Novidades

LISTA DE 13 DOS MELHORES VINHOS DO MUNDO E AS 10 MELHORES DICAS PARA COMBINAR UM BOM VINHO COM DIFERENTES PRATOS E COMIDAS – PARA VOCÊ EXPERIMENTAR NESSE FIM DE SEMANA E OU ATÉ O FERIADO DA SEMANA SANTA:

“Agora que a velhice começa, preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo e, sobretudo, escapar do terrível perigo de, envelhecendo, virar vinagre.” Frase de Dom Helder Câmara


Obra de arte que ilustra a capa deste post : “Homem, Mulher e Vinho ou The Wine Glass” – famosa pintura do genial pintor holandês Johannes Vermeer, que na minha opinião rivaliza em termos de qualidade com outro grande pintor do mesmo país, o excelente Rembrandt.

Este quadro é um óleo sobre tela de 1658.

Eu adoro a classe com que Vermeer reproduz em suas telas cenas de interiores com uma ou duas figuras, nas quais podemos explorar um monte de interpretações e sentidos para suas obras.

Neste quadro, o que mais me chama a atenção é a sua habilidade para o uso de cores transparentes numa composição inteligente entre a luz e a sombra, num estilo que parece influenciado pelas grandes obras italianas da época.

Eu consigo olhar para este quadro e imaginá-lo como se fosse uma cena real acontecendo bem à minha frente, numa típica cozinha com decoração holandesa.

Adoro observar como ele usou cores em tons pastéis para fazer com que os personagens se tornassem familiares ao cenário, num típico ambiente doméstico.

Também gosto de observar como ele sempre compõe suas pinturas com a luz entrando por uma ampla e clara janela para contrastar com as cores, as luzes e as sombras da pintura.


Eu praticamente não bebo nenhuma bebida alcoólica, raríssimas exceções para umas poucas doses de vinho por ano.

Mas isto não me impede de ser um curioso do vinho que assume, de antemão, saber pouco do tema, pesquisa e garimpa dicas que me permitem falar um pouquinho só a respeito do tema, como um amador amante de bons vinhos, mas não praticante (risos).

BONS VINHOS – COMO COMBINÁ-LOS COM BONS PRATOS E COMIDAS :

Ai – me lembrei de que, às vezes nos deparamos num bom restaurante com a Carta de Vinhos na mão e uma grande dúvida na cabeça – Que vinho escolher ? Isto já aconteceu com você alguma vez na vida?

Eu já aprendi que na dúvida, não só em se tratando de bons vinhos, mas em tudo na vida, o ideal é você combinar o que se deseja com a lógica.

Na falta de conhecimento profundo de um tema, eu sempre me agarro à lógica na busca de uma resposta que não me faça passar aperto e sempre funciona.

No caso dos vinhos, a lógica me ensinou que :

-O mais seguro é você escolher uma marca que você conhece, ou melhor que você reconhece, seja por experiência própria por já ter visto falar em algum lugar,…


–Escolha um vinho conhecido (que você já ouviu falar ou já leu a respeito)


-Escolha o vinho que combine com o prato pela cor (vinho branco com carne branca (ex.peixe) – vinho tinto com carne vermelha.


-Escolha o vinho da mesma região (País, cidade) do prato a ser servido.

O melhor vinho para acompanhar um bom prato é o vinho da mesma região da comida.

Exemplo = para comida italiana, o melhor é um vinho italiano, de preferência sendo ambos da mesma região. Combinar vinho francês com comida francesa e por ai vai…

Não tem como errar, mesmo quando você não conhece de vinhos.


-Uma dica de combinação de Vinho Com Prato do Dia :

Não importa se é pizza, arroz ou macarrão o que está no prato.

O que conta é o que está por cima deles – qual tipo de molho ou cobertura.

Descubra qual vinho combina mais com a comida analisando quem está por cima, se é molho de tomate, à base de ervas, azeite de oliva, mostarda, molho de carne,…

O prato de baixo dá a textura da comida e o de cima(os temperos e os molhos dão o sabor) – por isto pense nos ingredientes que estão por cima para harmonizar com o vinho da sua preferência.


Quanto à safra ou ao ano do vinho, segundo o que me ensinaram alguns amigos especialistas, geralmente um bom vinho é aquele cuja idade beira os 15 ou 20 anos, ou seja em 2017 – um bom vinho deve ser aquele da safra entre 1997 e 2002 (Isto levando em conta características de uma boa longevidade do vinho como boa acidez, bom tanino e bom teor alcoólico).


Dica extra que extraí das memórias que tenho de uma entrevista que li com o grande poeta da história, Fernando Pessoa, para degustar um grande vinho :

Experimente combinar uma taça de vinho tinto do Porto — harmonizada com uma fatia grossa de melão, algumas gotas de limão e fatias finas de presunto, como adorava o “gran poeta”, de acordo com o que li em suas memórias.


-Como a variedade dos bons vinhos é muito grande e o meu conhecimento é muito pouco, eu aprendi a fazer uma pequena seleção de vinhos que nos permitem não errar muito quando estamos com alguém que se interessa por vinhos ou com alguém que não tem a mínima ideia sobre o assunto.

– Se você é especialista e domina o assunto, a lista não fará grandes diferenças, mas se você é curioso como eu, a lista pode ser de alguma valia. Veja então a Carta rápida de bons vinhos do Maluco:

A minha pequena lista de auxílio (nem de longe cobre a lista dos melhores vinhos do mundo) – que eu apelidei de carta rápida de bons vinhos do MaLuCo é a seguinte (tente procurar por eles na carta de vinhos postada no final ou na carta de vinhos que você tiver nas mãos em um restaurante ou para incluir na sua lista de vinhos a comprar):

PEQUENA LISTA COM ALGUNS DOS MELHORES VINHOS DO MUNDO

  • Os grandes vinhos franceses da Borgonha, como o célebre Romanée Conti
  • Château La Fleur Petrus
  • Vinho Francês Beaujolais
  • Os grandes Vinhos Franceses de Bordeaux, como os da St.Emilion
  • Vinho francês Château Cheval Blanc
  • Vinho Português do Porto – Tawny, Ruby e Branco **
  • Vinho Português Madeira (Vinho com o qual o Presidente George Washington brindou a independência dos Estados Unidos em 1776)
  • Vinho Chileno Reserva **
  • Vinho Brasileiro Prelúdio – Merlot (Marco Danielle) **
  • Vinho Argentino Alamos **
  • Vinho Argentino Achaval Ferrer **
  • Vinho Argentino Catena **

  • Vinho Italiano Barolo considerado o rei dos vinhos ou o vinho dos reis.


  • ** Considerados bom custo x (qualidade + benefício) – veja da lista acima quais vinhos você adoraria experimentar e procure o de melhor custo/qualidade/benefício


Como trilha sonora para este post, escolhi duas músicas boas para acompanhar uma bela taça de vinho  : Ouça – Por pura coincidência, as duas músicas são interpretadas pela mesma uma excelente cantora :

Ouça Maria Gadú cantando duas músicas que combinam com um bom vinho :

A História De Lilly Braun /com algumas pitadas da música tema da Pantera Cor De Rosa

Vamos prum lounge beber um vinho?”

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*