Novidades

NUMA EMPRESA, A META NÃO É ECONOMIZAR DINHEIRO, MAS SIM GANHAR DINHEIRO – DICAS PARA SABER ONDE TRABALHAR, INVESTIR E GASTAR PRIMEIRO QUANDO OS RECURSOS SÃO ESCASSOS :


“Numa empresa, a meta não é economizar dinheiro, mas sim ganhar dinheiro”

Frase de Eliyahu Goldratt, físico e consultor israelense-autor do clássico da administração A META


Para ilustrar este post escolhi a obra de arte “Vaso Azul” do pintor Fernand Léger – cubismo sintético 1918.

Escolhi este quadro por associar a arte do Cubismo, que ele representa, a um período caracterizado por revoluções em várias áreas – desde a revolução industrial até a revolução nas artes em geral.

O Cubismo buscava a visualização do objetos de forma simultânea, representado em três dimensões numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio das linhas retas.

O propósito da arte Cubista era promover a decomposição, a fragmentação e a geometrização das formas, como se as partes do todo pudessem ser vistas por todos os ângulos.

Simbólica e metaforicamente é o que proponho neste post em relação à gestão de empresas – uma visão das mesmas como se elas fossem uma grande floresta cheia de árvores. Descobrir qual entre todas as árvores é a mais crítica para a saúde da floresta é o desafio.


Você! Uma pessoa melhor e mais bem sucedida!

Esta é a causa pela qual trabalhamos apaixonadamente no blog do Maluco:)

Você! Um profissional mais preparado e diferenciado!

Este é o objetivo deste post.

Poder te servir sendo relevante para a sua vida e carreira é a nossa meta !


Ataque os gargalos primeiro

Leia a coluna que publiquei nos jornais nesta segunda-feira:

link do original : http://hoje.vc/xa5k

Mauro Condé*

A escassez é a mãe da criatividade e da inteligência. Ter escassez de recursos é melhor do que ter fartura. Na vida e nos negócios, ninguém tem recursos ilimitados para fazer tudo o que quer. É preciso escolher, é preciso definir prioridades para tomar a decisão certa sobre onde investir, onde gastar, onde atuar primeiro, sob pena de levar sua empresa à falência.

Se sua empresa sofre de escassez de recursos e você decide atuar, investir ou gastar onde não é o ponto mais crítico e a maior prioridade, em pouco tempo você terá que fechar as portas. Para definir a maior prioridade de gestão da sua empresa – vá em cima dos gargalos primeiro.

Para identificar os gargalos, imagine sua empresa dentro de uma pequena maquete miniatura em cima da mesa. Tire a tampa da maquete e aponte lá dentro onde você enxerga que as coisas mais param, ficam lentas ou empacam.

Identifique o setor, a área, as máquinas, os equipamentos e os processos onde a sua produção mais atrasa, mais emperra e mais fica lenta. É lá que está o seu maior gargalo.

Permitir que qualquer outra pessoa de outra área que não seja gargalo faça melhorias ou investimentos vultuosos só vai piorar ainda mais a sua área gargalo e os problemas da empresa.

Foque as melhorias e os investimentos nas áreas que são maiores gargalos até que elas o deixem de ser, ai sim pule para o gargalo seguinte.

Lembre-se que a meta número um da sua e de qualquer outra empresa é GANHAR DINHEIRO.

E para ganhar dinheiro, você precisa fazer duas coisas em primeiro lugar: aumentar as suas receitas e reduzir os seus custos e despesas.

O lucro financeiro precisa ser proporcional à eficiência operacional e a produtividade da sua empresa, de tal forma que ela fique mais perto da sua meta.

O combate ao gargalo ajuda na meta de reduzir as despesas e os custos operacionais e o inventário, aumentando absurdamente os ganhos.

Investir primeiro em áreas que não são gargalos piora ainda mais o nível de problemas da sua empresa ao fazer as outras áreas serem mais eficientes do que os gargalos.

Leia o livro A Meta de Eliayahu Goldratt como inspiração para esta tarefa. Descubra onde estão os gargalos de sua empresa e ataque-os com vontade para ganhar mais dinheiro.

*Palestrante, Consultor e Fundador do blog do Maluco


Para encerrar este post, escolhi como trilha sonora uma música para inspirar ainda mais esta sua segunda-feira, porque ninguém é de ferro e uma boa música nos ajuda a espantar o tédio, a rotina, o stress e a falta de tempo do dia a dia :

Ouça este Jazz incrível do gênio Miles Davis – Ouça Miles Davis – Sketches of Spain de 1960:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3582 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*