Novidades

O NOVO SEIS SIGMA – COMO RESOLVER RESOLVER PROBLEMAS GANHANDO DINHEIRO E VICE-VERSA NUM MUNDO CADA VEZ MAIS DIGITAL (BIG DATA, INTERNET DAS COISAS E ROBÓTICA)

“No futuro, três habilidades serão as mais importantes para qualquer carreira :

* Intuição Aguçada

* Algoritmos (programação de computadores)

* Estatística.

Junte as três e você terá a fórmula do sucesso.

Detalhe – já estamos no futuro”

Frase de Mauro Condé em suas palestra sobre Six Sigma

Trocar o pneu com o carro andando, esta é a única chance de você continuar na corrida pelos seus negócios sem perder espaço para seus concorrentes e pela queda de produtividade e perda de competitividade.

Hoje em dia, como gestor você só tem uma chance para acertar e um pequeno erro poderá ser fatal – poderá representar o fim da sua carreira e da sua empresa.

É exatamente esta a sensação que demonstram os executivos da maioria das empresas – responsáveis pela gestão de empresas em cenários caóticos e altamente desafiadores, que alternam sinais de crise no curto prazo com indicativos de melhoria no médio e longo prazo.

E é neste cenário cada vez maior de incertezas, que suas habilidades são testadas.

Imagine você presenciar a deterioração total da sua empresa, ver seu valor ser destruído e corroído pela perda de negócios, queda no crescimento, queda das vendas, perda de clientes, sendo obrigado a fechar unidades operacionais inteiras, demitir um número enorme de bons colaboradores ao mesmo tempo em que vê o giro, o caixa e a margem da sua empresa despencarem ladeira abaixo.

Imagine ver bem em frente aos seus olhos as vendas da sua empresa caírem assustadoramente ao mesmo tempo em que os custos aumentam de forma descontrolada e proibitiva.

Pare um pouco e pense neste verdadeiro cenário de caos e destruição – não te dá calafrios e uma sensação muito ruim sentir que a empresa que está sob sua responsabilidade pode morrer em suas mãos, se você não fizer algo de impacto para evitar isto?

Tudo o que você gostaria num momento destes é ter um instrumento poderoso para te ajudar na dura e difícil tarefa de administrar e gerenciar sua empresa rumo aos resultados prometidos, não é mesmo?

Nesta hora, o bom senso, aquela capacidade de agir perante situações totalmente novas e inesperadas como se fosse a pessoa mais experiente e treinada no assunto ajuda muito, mas sozinho não resolve o problema.

É preciso lançar mão de possantes instrumentos gerenciais, ferramentas de administração modernas e eficazes para não derrapar e não sair da pista da competição.

Uma vez eu ouvi pessoalmente daquele que é considerado o maior administrador de todos os tempos, o Jack Welch, que o Seis Sigma é uma das quatro ferramentas de gestão mais importantes já criadas pelo homem para se administrar com perfeição uma empresa.

Eu ouvi esta declaração da importância do Seis Sigma para a manutenção e melhoria da saúde das empresas durante a fala do Jack Welch no encerramento do meu curso que eu fiz para me tornar um Master Black Belt – o mais alto nível de graduação na metodologia Seis Sigma, num dos melhores centros de treinamento de executivos do mundo, na GE em Crotonville – USA.

O Seis Sigma é implementado como uma metáfora das artes marciais, com metas, papéis, procedimentos e relacionamentos estabelecidos para preparar as empresas para enfrentarem verdadeiras guerras pelo aumento da produtividade e da competitividade.

E foi por aplicar e conduzir com sucesso a implantação da metodologia do Seis Sigma pelo mundo que eu acabei sendo promovido para cargos de direção e presidência de empresas de grande porte.

Este era o pré-requisito para me tornar um CEO – ter a teoria e a prática do Seis Sigma com demonstração comprovada de resultados.

E foi exatamente neste papel de administrador que eu percebi ainda mais a importância da metodologia Seis Sigma para salvar uma empresa, várias vezes eu senti isto na pele e o Seis Sigma foi o instrumento não só de salvação das empresas que eu administrava, mas também da minha carreira e da minha vida profissional.

Mas afinal, O que é o Seis Sigma? O Que é O Novo Seis Sigma?

O Seis Sigma é uma metodologia criada nos anos 90, baseada em velhos e sólidos fundamentos estatísticos e que foi implementada com muito sucesso mundial pela Motorola e depois pela General Electric antes de se espalhar como uma febre, uma epidemia pelos quatro cantos do planeta.

Na época, a Motorola buscava desesperadamente um nome bonito, de impacto e de pompa para batizar seu programa de redução e volatilidade de processos operacionais, comerciais e financeiros.

Em Seis Sigma, ela achou o nome ideal e é para isto que o Seis Sigma é usado: para reduzir a volatilidade, a variação excessiva que existe em todos os processos de um negócio.

Excelência Em Gestão

Eu luto muito por uma causa: contribuir para o mundo e a vida das pessoas e das empresas melhorarem através da disseminação de conhecimentos muito úteis, relevantes e capazes de gerar verdadeiras transformações, é para isto que eu descobri que eu vivo.

Uma das formas que eu achei de colocar em prática esta causa é sair pelo mundo ministrando palestras e treinamentos mostrando como o Seis Sigma pode ser uma ferramenta de salvação dos negócios espalhados por ai.

Eu tive esta ideia quando detectei uma oportunidade – quem entende de gestão não tem ideia dos poderes de ferramentas matemáticas e estatísticas para ajudar na solução de problemas difíceis e quem entende de ferramentas matemáticas e estatísticas não tem ideia de como agregar valor com elas para impactar os resultados que mais importam na gestão.

Nestas palestras e treinamentos, eu mostro como eu consegui incorporar a minha marca pessoal no Modelo de Excelência Em Gestão através do uso do Seis Sigma como uma ferramenta inteligente para obter resultados práticos e concretos.

Para contribuir com as empresas na geração de resultados de negócios fora de série e para evitar que elas morram por falta de tratamento com instrumentos corretos, eu apresento, para vários executivos, o Seis Sigma sob seus três prismas mais importantes:

O uso do Seis Sigma na sua forma mais moderna – mais ajustada para os tempos modernos e projetada para ser a ferramenta de maior valor de negócio pelos próximos 50 anos.

Se na década de 90 o Seis Sigma caía bem para melhorar a qualidade de processos, eu demonstro como o Novo Seis Sigma se encaixa como uma luva no mundo de hoje, um mundo dominado pelas redes sociais, tecnologia de ponta, internet das coisas, big data – a disponibilidade de um mar de dados torna a empresa ainda mais carente de uma ferramenta possante de tratamento dos mesmos – o Seis Sigma tal como eu demonstro, faz isto.

O uso do Seis Sigma de uma forma simples e prática possível, onde eu substituo meses de treinamento por horas ou dias para que as pessoas possam aprender o essencial do essencial e extrair do Seis Sigma o máximo de resultado, sem necessidade de mergulho profundo em conhecimentos de matemática e estatística – eu adaptei o instrumento do Seis Sigma para que ele possa se popularizar ao máximo pelas estruturas funcionais das empresas, me inspirando no exemplo de simplicidade do Google (uma simples tela em branco com um retângulo no meio com o poder de revolucionar o planeta).

E por último e mais importante, eu mostro em meus treinamentos e minhas palestras sobre Seis Sigma o uso do mesmo como o melhor e mais moderno instrumento de gestão capaz de auxiliar os administradores em seus mais variados campos e tipos de indústrias na geração de resultados como:

Seis Sigma como suporte ao crescimento;

Seis Sigma como ferramenta para aumentar o retorno para os acionistas;

Seis Sigma para aumentar o caixa, melhorar o giro geral da empresa;

Seis Sigma para gerar Inovações Sucessivas;

Seis Sigma para aumentar as vendas, reduzir as despesas e melhorar significativamente o fluxo e a utilização de capital.

Em resumo eu mostro para as empresas como usar o Seis Sigma Moderno para ganhar mais dinheiro, pois é para isto que ele serve.

Em 2017, caso você encare desafios para resolver problemas difíceis, pense em usar o Novo Seis Sigma como instrumento e me convide que terei o maior prazer de te ajudar.

CLIQUE AQUI PARA VER AS PALESTRAS SOBRE SEIS SIGMA

Para encerrar este post, escolhi uma música nova, agradável e que tem potencial para inspirar ainda mais o seu dia,

Ouça o som novo de Rod Stweart com pegada de Rolling Stones – a música é “Please” e é faixa do álbum “Another Country” de 2015 :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*