Novidades

A DICA DE FILME PARA O SEU FIM DE SEMANA – TÃO IMPORTANTE COMO TRABALHAR E ESTUDAR MUITO NA VIDA, É FAZER UMA PAUSA RELAXANTE PARA RECARREGAR AS BATERIAS E AUMENTAR A PRODUTIVIDADE EM BUSCA DE MELHORES RESULTADOS FUTUROS – VEJA O FILME ” A LENDA DO JAZZ ” QUE CONTA A HISTÓRIA DE UM DOS MAIORES MÚSICOS DE TODOS OS TEMPOS – ELE TINHA UMA VIDA NORMAL E TRANQUILA, AÍ ALCANÇOU O SUCESSO, SUBIU AO TOPO, FRACASSOU E CAIU PARA O FUNDO DO POÇO. O FILME CONTA A SUA HISTÓRIA NA ÉPOCA EM QUE ELE TENTAVA SE REERGUER NOVAMENTE, ATÉ QUE…

★ TUDO FICA INCRIVELMENTE BEM, SE SUA MENTE ESTÁ BEM ★ 

A Frase Inspiradora do dia – do mentor de Chet Baker


A minha dica de cultura – dica de cinema para esse fim de semana

vai para o filme :

Chet Baker – A Lenda Do Jazz

( Born To Be Blue)



Sinopse Comercial do Filme :

Chet baker: A lenda do jazz – Born To Be Blue

105 min – 2016 – Canadá, Reino Unido | Drama

O trompista norte-americano Chet Baker foi um genial músico de jazz.

Figura densa e contraditória, melancólico, deprimido e ao mesmo tempo alegre e vibrante – um gênio no seu estilo musical.



O declínio da sua carreira aconteceu quando ele se tornou viciado em drogas e bebida e se meteu em várias confusões.

Uma grave lesão na arcada dentária acabou dificultando ainda mais a volta dele aos palcos.

Diretor: Robert Budreau

Atores: Ethan Hawke, Carmen Ejogo, Callum Keith Rennie


Breve análise filosófica do enredo deste bom filme :

Um homem, um gênio que no início tinha uma vida mediana, igual a de quase todo ser humano normal, que graças ao seu enorme talento musical, faz um enorme sucesso e chega ao topo da sua carreira, o sonho de vida para qualquer mortal.

Sem estrutura psicológica ele não consegue segurar a onda do sucesso, se torna dependente de drogas, bebida e jogos e contraí dívidas impagáveis, apesar de toda a fortuna ganha com sua carreira meteórica.

Ele vai ao céu e depois ao fundo do poço. Luta com unhas e dentes (literalmente) para se recuperar e quando está no meio do caminho da recuperação, tropeça e cai novamente e começa novo ciclo de tentativas, acertos e erros que vão desenhando a vida de um homem assombrado pela sua própria genialidade.

Como eu interpreto essa história fictícia baseada em fatos reais :

Um homem interessante, inteligente, com um dom fora do comum, começa sua vida e carreira de sucesso e no meio do caminho tem sua mente assaltada por um profundo medo de morrer, um incrível medo de não conseguir fazer boas escolhas na vida e lidar com as consequências de seus erros, atormentado pela solidão que o cerca no meio de uma multidão de amigos e um louco à procura de um sentido e de um significado para sua vida gigantesca.

Por causa de todos esses fantasmas, Chet Baker protagoniza uma vida curiosa, interessante, alegre, triste, emergente, deprimente, assustadora e encantadoramente maravilhosa.

Um filme que expõe o lado oculto da mente humana perturbada entre o sucesso e a falta de domínio de si mesmo.


 

Resumo da história do filme, inspirado a partir do seu trailer :

Ethan Hawke encarna magistralmente Chet Baker em cinebiografia, que intercala fatos e versões da vida de Chet Baker, gênio e monstro do Jazz que saiu do zero na vida, foi ao topo, caiu e se levantou algumas vezes, alternando quedas que criaram cicatrizes fortes para aguentar o baque de sucessivas subidas e quedas na vida.

‘Born To Be Blue’ traz a trajetória do trumpetista, uma das grandes lendas do jazz, e conta com outros talentosos atores interpretando músicos como Miles Davis e Dizzy Gillespie

E foca na trajetória atribulada de Baker, considerado o “James Dean do jazz”, que depois de um incidente precisa se superar para dominar novamente seu instrumento.

Baker nasceu e foi criado em uma família musical. Seu pai, Chesney Baker, Sr., era um guitarrista profissional, e sua mãe, Vera, era uma pianista talentosa que trabalhava em uma fábrica de perfumes. Baker começou sua carreira musical cantando em coro de igreja. Seu pai o apresentou a instrumentos de metal como um trombone, que foi substituído por um trompete quando o trombone revelou-se demasiado grande.


Fecham-se as cortinas e ondas aparecem inundando a tela, quando a voz de um locutor de shows anuncia :

-“Senhoras e Senhores, com vocês – direto das praias ensolaradas da Califórnia, o James Jean do Jazz, o Príncipe do Cool – Chet Baker e seu quarteto.

Logo após as imagens da praia com suas ondas, surgem cenas de Chet Baker tocando seu trompete em plena praia e dirigindo um carro conversível ao ar livre.

Ícone da música de sua época no auge do seu sucesso.

Em seguida ele aparece elegantemente vestido e com óculos escuros de grife tocando magistralmente um Jazz de encantar os ouvidos.

Ele aparece tocando ao lado de lindas mulheres, depois sozinho ensaiando o gestual da música debaixo do chuveiro.

Enquanto abraça calorosamente sua namorada, ele se auto intitula o maior trompetista de sua geração e os dois demonstram forte tensão em cenas de sofrimento – essas são cenas do ensaio de um filme onde ele contra cena com uma amiga pela qual se apaixona.

Durante uma das conversas num intervalo dos ensaios, Baker convence sua amiga a sair com ele para jogar boliche.

Os dois saem, se divertem, jogam boliche, se beijam e deixam o clube de mãos dadas em direção a casa dele.



No meio da rua, ele é surpreendido por sujeitos mal encarados que o agridem e o chutam várias vezes violentamente e quase sem vida, esticado no chão.

Essa foi a maior crise, entre tantas, em sua vida –  uma brutal agressão física por traficantes no final dos anos 1960 que destruiu seus dentes.

Em consequência da agressão sofrida, Chet teve que tirar todos os dentes da arcada superior, fato desastroso para um trompetista, que mudou toda a sonoridade das suas canções e até da sua voz quando cantava.

Um verdadeiro soco na cara de suas emoções.

A namorada o socorre, o acompanha durante a recuperação e durante a tentativa de arrumar um novo emprego.

Mas as portas se fecham de maneira assustadora para aquele gênio da música.

Eles passam dificuldades, moram por uns tempos dentro da Kombi da moça, até resolverem se humilhar e procurar abrigo na casa dos pais de Baker.

Lá são recebidos com humilhação e bullying por parte do velho Sr.Baker que pergunta para o filho se ele está limpo das drogas e exige que ele vá buscar um emprego de frentista no posto de gasolina próximo para ter direito de ficar na casa por uns tempos e se livrar da constante ameaça de voltar para a cadeia, num período de prisão condicional.

Tudo o que ele quer é a sua vida de volta.

Implora por um outra chance para gravar pelo menos um disco.

Toca numa pequena pizzaria em troca de alguns trocados atirados no chapéu para sobreviver com a mulher que o acompanha ao piano.

Mas ele insiste, dá a volta por cima, se reergue, cai novamente, é ajudado outra vez pela namorada, é rejeitado pela família dela, volta a se complicar e ameaçado de nova prisão por não ter conseguido um trabalho estável, consegue uma nova chance que pode ser a última e ao mesmo tempo a maior chance da sua vida, a não ser que ele coloque tudo a perder novamente.


Para sua pré-avaliação, informo abaixo a nota recebida por esse belo filme nos maiores sites sobre cinema do mundo:

  • 6,9 na opinião de mais de 6.000 pessoas no site IMDB

  • 7,0 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes

  • 7,2 na opinião do público no site Rotten Tomatoes

  • 6,4 na opinião da crítica no site Metacritic

  • 7,0 na opinião do público no site Metacritic

  • 8,0 em minha opinião pessoal

  • 7,3 na média das notas acima


Veja abaixo o trailer elengantérrimo, que combina imagens em preto-e-branco e cores, traz outras grandes figuras do jazz em cena,o próprio Miles Davis e Dizzy Gillespie, interpretados por Kedar Brown e Kevin Hanchard, respectivamente:


Ouça abaixo a excelente trilha sonora desse filme (trechos ou na íntegra) : música para ouvir, relaxar e pensar na vida de forma inspirada e tranquila:


 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*