Novidades

As sete maiores vantagens que atraem e conquistam os melhores profissionais do mercado na disputa com a concorrência e como retê-los de forma a evitar que a porta de entrada dos melhores do mercado se transforme numa porta giratória

“Para vencer uma time campeão sempre escolhe os melhores jogadores. Dificilmente um time composto por pessoas medíocres e desmotivadas ganhou um campeonato” A minha frase inspiradora do dia.


Escrevo esse post com a intenção de alertar as empresas interessadas na atração e retenção dos melhores profissionais e maiores talentos do mercado.

Seja qual for o tipo e o ramo de atuação da empresa, os melhores profissionais se sentirão atraídos e se tornarão fiéis a elas se essas empresas prestarem atenção nesses sete quesitos:

Além de um salário acima da média do mercado e um pacote atrativo de benefícios robustos e compensadores, as empresas devem procurar se estruturar para proporcionar aos seus melhores talentos :


  • 1. Comunicação consistente e significativa.

Todo relacionamento saudável começa com boa comunicação e a coisa que um bom astro mais deseja é saber claramente o que i chefe e a empresa esperam dele ao final de um determinado período.

A partir de uma boa comunicação, esses profissionais literalmente voam atrás de suas metas e objetivos, desde que esses sejam claros como água.

Para garantir um processo de comunicação eficiente procure envolver e gerar participação de seus colaboradores com um bom processo de gestão participativa e inclua nesse pacote um processo de comunicação sobre como vai a empresa, uma síntese dos últimos resultados e desafios e obstáculos que a empresa está enfrentando.


  • 2. Elogio frequente e sincero.

Elogie sempre – até para fazer uma crítica consistente, verdadeira e construtiva comece sempre com um elogio sincero para seus melhores talentos, durante suas interações de trabalho.

É muito importante defender a equipe em público e dar crédito onde o crédito é devido.

Diga para eles : “Trabalho bem feito”.

O que quer que você queira chamar, as pessoas precisam disso – e elas respondem a isso.


  • 3. Flexibilidade

Ofereça um pacote de trabalho que contenha vantagens e muitas flexibilidades, como dar a oportunidade de trabalhar remotamente, disponibilizando uma seleção de ferramentas para fazer o trabalho, a flexibilidade no local de trabalho é uma grande vantagem para os funcionários e nos dias de hoje, muitas vezes um excelente economizador de tempo, principalmente com gestão de tempo e redução de horas de deslocamento e trânsito.


  • 4. Transparência

A falta de transparência é uma das maneiras mais rápidas de literalmente abrir as portas para a saída dos seus melhores e mais talentosos profissionais.

Numa empresa, para um excelente profissional que se importa com ela e com sua carreira não há nada pior do que sentir que os líderes estão mantendo segredos quando se trata da direção da empresa ou da maneira como ela opera.

Em contraste, os grandes líderes da empresa mantêm uma visão clara e acesso aberto aos detalhes que afetam positivamente seu pessoal.


  • 5. Novos desafios.

Nunca torture seus melhores funcionários dando-lhs exatamente as mesmas atribuições e tarefas, porque eles são tão bons para eles.

O problema é que você corre o risco de aborrecer esses funcionários e estimular a acomodação e a geração de “aposentados conformados na ativa”

Se você negligenciar suas necessidades de serem desafiados por tempo suficiente, eles procurarão satisfazê-lo em outro lugar.


  • 6. Liberdade.

Em um modelo de trabalho, os indivíduos sentem um certo grau de liberdade: são livres para explorar novas idéias, experimentar e desenvolver (e adaptar) seu próprio estilo de trabalho e inclusive livres para correrem riscos sem o medo de retaliações severas quando o risco fizer parte do sucesso do trabalho.

Não tem nada pior para um colaborador talentoso que trabalhar numa empresa onde a palavra que vale ouro é “Não” e onde os chefes insistem em micro gerenciá-los como se fossem meros amadores em início de carreira.

Delegar de forma efetiva e eficaz é uma excelente maneira de proporcionar liberdade de atuação para os melhores.


  • 7. Oportunidades para crescer.

Os melhores líderes de negócios compartilham uma habilidade notável: a capacidade de melhorar as pessoas ao seu redor.

Oportunidades de crescimento passam pelo caminho de uma avaliação técnica e funcional justa e um feedback comportamental incentivador, ainda que críticas sejam necessárias para melhorar a performance geral.

Além disso, eles precisam de opções: nem todo mundo quer seguir o mesmo caminho, então fornecer uma variedade de planos de carreira para seguir dentro da empresa dá ao seu pessoal a chance de encontrar o caminho.


Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora e motivadora, deixo você na companhia de 03 obras de arte incríveis:

1-Visual

Aprecie a obra de arte, a famosa pintura :

Primeira Aquarela Abstrata do pintor Russo Kandinsky de 1910

Eu adoro muito apreciar essa obra de arte pelo seu imenso símbolismo – ela passou a marcar o início da era da arte abstrata.

Antes dela tinha-se a impressão de que a pintura apenas retratava o mundo exterior, de forma mimética e figurativa.

A partir dela a arte da pintura adquiriu uma certa autonomia absoluta, tornando-se um universo intuitivo de sensações, dando início a era da pintura em estado puro.




2-Literária :

Leia um excelente livro sobre a melhor forma de identificação e desenvolvimento do talento de um profissional com um futuro altamente promissor na carreira. Um livro que desde a primeira vez que tive contato com sua leitura, passei a considerá-lo como a bíblia na gestão de talentos.

Leia : Primeiro Quebre Todas As Regras :




3-Musical : Ouça uma mensagem para o mundo melhorar em forma de música : I Woke Up

Eu também ouvido muito o último álbum intitulado ‘MITH’ do artista Lonnie Holley, que encanta com sua voz grave e rouca e seu tom choroso de cantar, já que sua música tem o tom de protesto contra a escravidão e a exploração dos seres humanos, principalmente com o trabalho infantil forçado.

Sempre que escuto Lonnie tenho a impressão de estar ouvido uma “reencarnação” do grande Louis Armstrong.

Uma boa música, um boa voz, uma boa causa.

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*