Novidades

INOVAÇÃO PESSOAL – INVENTAR-SE NOVAMENTE É A CHAVE PARA VOCÊ COMPETIR E SOBREVIVER NO MUNDO DE HOJE


“TODOS NÓS NASCEMOS ORIGINAIS E MORREMOS CÓPIAS”

Frase de Carl Jung


Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte, a pintura de Robert Hannah retratando o gênio Isaac Newton em seu jardim observando uma maçã caída no chão.

Esta pintura me inspira a ter mais atitudes para a minha criar a minha Inovação Pessoal :


” Milhões viram a maçã cair, mas foi Newton quem perguntou o por quê.”


Outro dia eu conversava com um grupo de estudantes sobre a Inovação nos dias de hoje.

Foi quando, de repente, uma delas me perguntou onde estaria, em minha opinião, a maior oportunidade de inovação hoje em dia.

Sem pensar, eu logo respondi : Inovação Pessoal!

E fui logo emendando o argumento para a minha resposta:

A palavra mais usada no mundo é com certeza INOVAÇÃO.

Nunca se falou tanto e se tentou tanto fazer INOVAÇÃO como nos dias de hoje.

A Inovação está por todos os lados – É Inovação para cá, Inovação para lá,…

A Inovação tem caracterizado as grandes mudanças e transformações corporativas recentes.

Você é fã e usuário fervoroso do Whatsapp, Uber, Netflix, Airnb e vários outros negócios inovadores?

Você se lembra quando estas inovações começaram a invadir o mundo, quando foi que você ouviu falar delas pela primeira vez e como elas, que não existiam antes, passaram a ser imprescindíveis para você viver o seu dia a dia?

Você já viu o quanto estas inovações mexeram com mercados estabelecidos e mantidos do mesmo modo por muitos e muitos anos, como o negócio dos táxis, das operadoras de telefonia, das TVs à cabo e dos hotéis?

Só para ilustrar, o recém-nascido Uber já tem valor de mercado superior ao de fábricas tradicionais e até centenárias como GM, Ford, Fiat,…

Pouco tempo para tanto sucesso e tanto estrago, não é mesmo?

Pois é, esta é uma característica dos tempos modernos – a Inovação está por todos os lados.

Eu escuto falar de Inovação o dia inteiro – Inovação de Produtos, Inovação de Processos, Inovação de Serviços, Inovação de Ideias, mas pouco ou nada escuto falar de Inovação Pessoal.

Para mim, este é, ao mesmo tempo, um problema e uma oportunidade.

As pessoas vivem bombardeadas, ameaçadas e pressionadas pela Inovação 24 horas por dia.

Elas são pressionadas para produzir novas ideias, novos produtos, novos serviços, novos processos, mas ironicamente não são incentivadas a provocar a sua própria Inovação Pessoal – aplicar a Inovação em si mesmas.

No seu dia a dia, você convive e compete com outras pessoas que como as empresas inovadoras estão tentando criar novas ideias para se diferenciarem e se distanciarem de você em termos de competição. Não permita que isto ocorra, promova a sua própria Inovação Pessoal.

O bate papo foi prosseguindo e eles então me perguntaram se eu teria alguma dica para que as pessoas pudessem pensar e criar a Inovação Pessoal.

Eu então sugeri as seguintes dicas, que resolvi publicar neste post, como o intuito de te estimular a pensar na sua própria Inovação Pessoal :

1)Crie uma meta anual de Inovação Pessoal – estabeleça um indicador percentual de mudanças que você poderia ou gostaria de aplicar em você mesmo e na sua vida.

Pessoalmente, eu persigo uma meta de 25% de Inovação Pessoal por ano e te sugiro que você pense no percentual que melhor se aplique à você. Se 25% for muito agressivo, que você estabeleça outro percentual, mas não tente ser tão tímido nesta meta.

Faça um levantamento em forma de uma lista de todos os seus conhecimentos, suas habilidades, seus talentos, seus cursos, suas fontes de ganho e receitas atuais.

Ao lado de cada um destes, coloque a data de quando foi que você os adquiriu da forma como os usa hoje.

Perceba o mundo de oportunidades que a sua lista te revela – veja através da idade dos seus últimos cursos, conhecimentos, habilidades, talentos e fontes de ganhos ou receitas – o quanto você depende hoje de coisas que precisariam ser chacoalhadas com ideias totalmente novas.

Eu tento anualmente fazer com pelo menos 25% das minhas fontes de receita, de conhecimento e habilidades sejam provenientes de fontes que eu não tinha antes do ano começar.


QUANDO FOI A ÚLTIMA VEZ QUE VOCÊ ALGO NOVO PELA PRIMEIRA VEZ ?


2)Estruture seus processos para suportar sua meta de Inovação Pessoal :

Ao contrário do que muitos acreditam, a Inovação não aparece a partir de lampejos criatividade.

A Inovação precisa ser suportada por processos, por mais contraditório que isto possa parecer.

Entre os processos para a sua Inovação Pessoal, eu sugiro que você pense em:

-Maneiras de quebrar paradigmas estabelecidos há muito tempo – pense naqueles problemas que existem hoje e ainda não têm uma solução satisfatória e que te incomodam e incomodam muito as outras pessoas e pense em como você poderia colaborar para criar uma solução inédita de solução dos mesmos, solução que depois de implementada sirva como novo parâmetro da indústria e faça seus concorrentes se tornarem irrelevantes e virarem seus seguidores.

Estude com freqüência o futuro – busque informações sobre as novas patentes que estão sendo requeridas no mundo, elas são um bom indicador das mudanças que transformarão a nossa vida no futuro – busque pegar carona nestas ideias e nestas oportunidades.

Aumente o seu senso de observação, o seu espírito de ‘Sherlock Holmes’ – olhe para o que todo mundo está olhando e procure descobrir algo diferente – a Inovação costuma vir da observação de pequenos detalhes que passam despercebidos pelas pessoas – seja o primeiro a observá-los e a capturá-los em forma de oportunidades futuras.

Ouça e observe as pessoas – suas necessidades, seus hábitos, suas maneiras de agir, de se comportar e de usar as coisas– perceba a quantidade de insights que isto pode te gerar – quantas coisas poderiam ser criadas através do segundo ou do terceiro uso de um produto ou uma ideia diferente do primeiro uso planejado pelo fabricante. Bingo!

Reserve tempo e lugar para criar a sua Inovação Pessoal – com certeza absoluta a maioria das melhores ideias que você tem em sua vida não te apareceram dentro do seu escritório ou ambiente de trabalho – o trabalho tal como é formatado nos dias hoje não estimula criatividade e inovação.

-Crie espaços e momentos para você descansar, viajar, relaxar, se sentir à vontade para atrair suas ideias mais criativas – viaje, faça coisas relaxantes – isto aumenta o seu poder de criatividade.

Faça benhchmarking constante – leia diariamente livros, jornais, revistas, blogs, assista vídeos inteligentes, palestras de pessoas notáveis – quanto mais contato você tiver com pessoas que tem muitas ideias inteligentes e inovadoras mais Inovação Pessoal você terá.


SEJA QUAL FOR O PROBLEMA EXISTENTE, A SOLUÇÃO ESTÁ NOS LIVROS !


para encerrar este post, escolhi uma mensagem para os loucos :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*