Novidades

Os efeitos das inovações tecnológicas nas organizações

inovações tenológicas 2 (1)
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
DEMITA-SE, hoje mesmo, do seu trabalho e da sua empresa, antes que te demitam. Seja paranoico, saia pela porta mais próxima e faça o seguinte… (*)

Vou deixar para concluir a frase acima no final deste post e antes da conclusão vou te provocar para que você  possa pensar na importância das inovações tecnológicas para a sua vida e para as organizações com as quais você se relaciona.

A inovação é uma grande solução para sair da crise!

Porque eu acho que a inovação é boa? Porque a inovação tecnológica é filha da escassez com a necessidade de sobrevivência e ela te obriga a inventar um futuro que pode significar a sua permanência no mundo cada vez mais frenético, dinâmico e competitivo.

Qualquer pessoa ou empresa que vive nos difíceis dos tempos atuais precisa se reinventar como pessoa física ou jurídica como estratégia de sobrevivência.

Eu pessoalmente tenho a meta de me reinventar totalmente como pessoa a cada cinco anos.

Eu estabeleci para mim a necessidade de modificar 20% da minha vida por ano, para que eu possa (de forma bem simplista) ser outra pessoa no período de cinco anos.

O meu objetivo é que, daqui a cinco anos, 100% do meu trabalho, da minha renda, dos meus afazeres, da minha vida seja totalmente diferente do que é hoje.

Há cinco anos atrás, eu não sonhava em ter um blog que ocupasse grande parte do meu tempo e hoje, (cinco anos depois) me tornei um ser mais digital do que real e um blogueiro de profissão totalmente apaixonado por compartilhar informações úteis e relevantes para o mundo e a vida das pessoas melhorar.

Agora voltando ao tema principal do post – os efeitos das inovações tecnológicas nas organizações e na vida das pessoas, eu te pergunto:

Quais são as três empresas mais inovadoras que você já teve conhecimento em toda a sua vida?

Você seria capaz de citar as principais razões que as levaram a inovar, qual foi o pulo do gato que elas tiveram e que te fizeram admirá-las tanto?

Lembra dos inovadores por trás de tais inovações e revoluções? O que eles têm de comum em sua opinião?

Inovações tecnológicas de impacto para o mundo

Só para contextualizar este post, pense nos efeitos que as inovações tecnológicas citadas abaixo criaram para a humanidade:

  • A invenção do primeiro computador e a sua caminhada até os computadores pessoais dos dias de hoje.
  • Os impactos da inovação tecnológica provocada por Alan Turing ao decifrar os códigos de guerra nazistas transmitidos por uma máquina eletromecânica de criptografia com rotores, denominada Enigma. Esta inovação simplesmente contribuiu para acelerar o fim da segunda guerra mundial – você considera isto pouco?
  • O exemplo de Martin Cooper, um empreendedor visionário e inovador que no início dos anos 70 fez, direto de uma calçada de Manhattan, a primeira ligação de um celular da história. O mais incrível é que ele ligou para seu maior concorrente na época (já pensou o pânico do cara que atendeu a ligação?). Que impactos o celular trouxe para as organizações e a sua vida, desde então?
  • O impacto que a inovação tecnológica provocada pela invenção do videogame (quando Ralph Baer criou o velho e famoso jogo Odyssey) trouxe para o mundo do entretenimento.
  • O impacto que as inovações tecnológicas apresentadas por Douglas Engelbart no final dos anos 60 – um pequeno dispositivo chamado mouse e o primeiro ensaio prático do que hoje chamamos de internet, direto da Universidade de Stanford. Se estamos nos comunicando com sucesso é por causa desta inovação tecnológica incrível, não é mesmo?
  • O impacto que as inovações tecnológicas que vieram para superar outras grandes inovações tecnológicas históricas para a melhoria das organizações e das nossas vidas – basta lembrar-se do exemplo de invenção da Lâmpada Elétrica por Thomas Edson, do grande impacto que ela representou até ficar obsoleta e ser progressivamente  substituída por outra grande inovação – as Lâmpadas de Led que permitiram que seus inventores, três engenheiros japoneses, ganhassem o prêmio Nobel de Física, tamanho o impacto provocado por suas inovações tecnológicas num mundo cada vez mais sedento por invenções que melhorem a situação em tempos de crises hídricas e de energia.

Bom, você pode perguntar, mas como nós podemos contribuir e/ou provocar inovações tecnológicas de impacto para o mundo, as organizações e as pessoas?

Mais do que uma receita de bolo, eu vou te passar a minha dica em forma de uma pequena história real, cujo exemplo, se usado pode nos fazer mais inovadores:

Em meados dos anos 80, o CEO da Intel Andy Grove estava muito preocupado com a grave ameaça da concorrência japonesa no mercado onde a Intel tinha sido a pioneira e era a líder – o mercado de memórias. 100% da empresa estava focada neste produto que na época era uma mina de ouro.

Em 1984, porém, ficou claro que a Intel não conseguiria acompanhar os preços cada vez menores de seus rivais japoneses.

Perdendo cada vez mais dinheiro, Grove envolveu a alta administração da Intel em intensos debates sobre o que fazer.

Até que em meados de 1985, cheio de tristeza e amargura Grove perguntou para seu parceiro Gordon Moore, então presidente da Intel:

Se nós fossemos demitidos e a Intel trouxesse um novo CEO, o que você acha que ele faria de diferente?

Moore imediatamente respondeu:

Ele nos tiraria do mercado de memórias o mais rápido possível.

Grove então ficou por alguns minutos mudo e pensativo e depois sugeriu para Gordon :

Então, porque não saímos nós dois por aquela porta e voltamos como os novos CEOs contratados para que nós mesmos possamos fazer isto?

Dito e feito, eles levaram um ano para fazer a mudança e o reposicionamento da Intel pressionando a saída da empresa do mercado de memórias e a reorientou para o mercado de microprocessadores.

O impacto desta inovação tecnológica? Hoje nós usamos computadores com componentes da Intel, uma empresa gigante e moderna que provavelmente seria uma falecida empresa se tivesse se mantido no mercado de memórias.

Concluindo a frase inicial deste post…

Siga o exemplo do paranóico Grove:

Demita-se, hoje mesmo, do seu trabalho e da sua empresa, antes que te demitam. Seja paranoico, saia pela porta mais próxima e faça o que eles fizeram: volte imediatamente como seu sucessor contratado no mercado e faça a inovação tecnológica que for necessária para que seu emprego, você e a sua empresa sobrevivam por muito mais tempo.

Dicas finais:

Assista a biografia de Alan Turing, recentemente contada no filme ‘O Jogo da Imitação‘, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2015.  Veja o trailer abaixo e procure assistir ao filme como mais uma fonte inspiradora para seus ideias de inovação tecnológica:

Inspire-se no título e no conteúdo, ainda atual, do livro “Só Os Paranóicos Sobrevivem” de autoria do próprio Andy Grove como estímulo para suas atitudes e atividades inovadoras. Que você consiga impactar o mundo de forma positiva com elas!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*