Novidades

Resumo do que eu li nas 15 melhores revistas semanais do mundo (semana de 20/06 a 26/06)

resumo revistas
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
Especial para você começar sua semana de trabalho minimamente bem informado sobre o que está sendo discutido nas principais revistas semanais do Brasil e do Mundo – este é o grande objetivo deste post.

As principais palavras-chaves das revistas desta semana, organizadas graficamente por ordem de % de citação nas revistas que eu li.

Procure priorizar suas leituras por elas, para se manter muito bem informado com pouco esforço:

resumo
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
Uma causa que eu defendo apaixonadamente neste blog é compartilhar para que, juntos possamos melhorar o mundo e a vida das pessoas.

Malucando pelas 15 principais revistas mundiais da semana, em perspectiva, fazendo uma espécie de “voo de pássaro” por cima de todas as suas capas e depois mergulhando profundamente pelo interior da maioria delas (no Brasil e no Mundo), descobri que, se você parasse na frente de uma banca de revistas e devorasse as 15 principais do Brasil e do mundo, acabaria resumindo sua leitura com as seguintes conclusões:

SAÍDA DO REINO UNIDO DA UNIÃO EUROPEIA:

O grande tema de destaque desta semana tanto nas revistas brasileiras quanto nas revistas internacionais foi um tema global: o resultado da votação que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia, uma decisão histórica que vai interferir no futuro e na vida das pessoas ao redor do mundo.

Em resumo, sobre este tema, as revistas destacaram que:

Este foi o acontecimento global de maior destaque desde a queda do muro de Berlim.
O Reino Unido deu adeus à União Europeia, numa decisão histórica e de forte impacto mundial – o brado britânico acabou com o que era considerado um sonho e colocou até o conceito de globalização em xeque.

A decisão, relativamente apertada (51,9% para o sim x 48,1% para o não) foi fortemente influenciada pelo voto dos britânicos das camadas de renda mais baixa.

O Reino Unido é composto pelos três países da Grã Bretanha (Inglaterra com sua capital Londres, O País de Gales e a Escócia) mais a Irlanda do Norte. A Inglaterra, exceto Londres, e o País de Gales votaram mais pesadamente pela separação ao passo que a Escócia e a Irlanda do Norte foram os que menos se mostraram favoráveis à separação. Em 2014 a Escócia quase saiu do Reino Unido e tudo indica que a separação da União Européia provocará novo plebiscito na Escócia em breve.

A União Européia (um bloco político-econômico iniciado após a Segunda-Guerra Mundial que foi oficializado em 1993 com 28 estados-membros e uma moeda comum, o Euro) deve sofrer com as consequências desta decisão.

As revistas sugerem que a saída do Reino Unido da União Européia possa representar a expressão de um novo nacionalismo com o qual os líderes terão que se adaptar daqui para frente.

O resultado teve vários impactos fortes, entre eles a renúncia do Primeiro Ministro David Cameron, do Partido Conservador, que defendia a permanência do Reino Unido no bloco Europeu e eufórica comemoração de Nigel Farage, líder do Partido Independente Britânico (Ukip).

No plano econômico, as bolsas do mundo inteiro despencaram logo em seguida ao anúncio do resultado.
No plano político mundial, a grande maioria dos líderes de grandes países declarou um certo descontentamento com a decisão, que fez com que o Reino Unido acabasse colocando o próprio conceito de Globalização em xeque, reavivando antigas discussões sobre a cooperação mundial.

Fica a expectativa que tal decisão leve outras nações europeias a adotarem plebiscitos sobre uma possível nova saída da União Européia. A crise migratória tem sido apontada como uma das grandes motivadoras da decisão.

Para o Brasil, os grandes impactos estariam localizados nas consequências de um processo de mudança no jogo da Globalização e nas mudanças da política migratória que devem criar dificuldades para brasileiros que moram e trabalham por lá, amparados por regras favorecidas pela União Européia. Comercialmente pode ser que haja um impacto negativo para o Brasil, segundo as revistas.

ROBÔS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O AVANÇO DAS MÁQUINAS INTELIGENTES:

Se eu pudesse lhe indicar apenas um assunto sobre o qual você devesse concentrar sua leitura nos próximos dias e meses, eu diria: leia tudo o que puder sobre Robôs, Inteligência Artificial e Máquinas inteligentes – eles estão ganhando cada vez mais as capas das revistas, saindo das previsões futuras e entrando para o nosso dia a dia. O avanço da tecnologia como um todo está moldando o futuro presente, causando curiosidades, temores e necessidades cada vez maiores de adaptação. Robôs combinados com o poder da comunicação entre máquinas e inteligência artificial – robôs em forma de automação de tarefas, na forma daqueles bonecos de lata que vemos em filmes, estão ganhando um espaço que talvez você ainda não tenha percebido e quando você assustar eles estarão tomando conta de tudo ao seu redor. Portanto, leia sobre Robôs, Inteligência Artificial e Computadores e Máquinas Inteligentes – eles sairão das fábricas onde montam nossos carros para dirigi-los por nós.

Eu li na revista The Economist uma matéria interessante sobre a marcha das máquinas e dos robôs dotados de inteligência artificial – chamando a atenção para o risco do desemprego provocado pelo avanço da tecnologia. A revista sinaliza e eu concordo com ela que a melhor forma de confrontar o avanço da tecnologia e seu impacto em nossas vidas, é nos adaptando o mais rápido possível e apostar na educação como fonte de renovação é o melhor caminho – quanto mais a gente se reciclar, aprender, estudar e buscar conhecimento e informação melhor.

Também li uma reportagem da Revista Time que fala sobre uma nova técnica de manipulação e edição do DNA que provocará revoluções e discussões sobre suas consequências.


Portanto, para que você se informe ao máximo com o mínimo de esforço e tempo necessário para isto, grave que as revistas estão cobrindo com grande ênfase muitas coisas relacionadas a estes assuntos.

Para ser produtivo e perspicaz na sua leitura semanal, procure direcionar sua leitura para estes temas.

Meu objetivo aqui não é formar a sua opinião, apenas te informar e sinalizar sobre o mapa das principais notícias, para que você se informe e forme a sua própria opinião.

Para isto, sugiro que você procure ler as notícias acima e principalmente procure interpretá-las de acordo com o mini roteiro abaixo – procure ver do seu ponto de vista, o que poderá acontecer quanto a:

  • Os cenários positivos e otimistas e os cenários negativos e pessimistas que podem ser derivados das repercussões e conseqüências destas notícias.
  • Cenas dos próximos capítulos e o que você está percebendo nas entrelinhas, ainda que isto não esteja escrito nas reportagens.
  • Tente prever o futuro investigando o passado, onde notícias parecidas ocorreram e quais foram seus desdobramentos, pois o futuro costuma estar escrito nas pistas do passado, em minha opinião – quando as notícias são muito semelhantes em diferentes tempos.
  • Finalmente e mais importante, procure avaliar a relação e o impacto destas notícias que estão sendo mais destacados em relação à sua vida pessoal, os seus ganhos (salários e receitas), o seu emprego, a sua empresa, os seus gastos e a sua família.

Eu procurei resumir os temas da semana, dar uma nova perspectiva sobre eles e te chamar a atenção para aqueles que você deve priorizar a sua leitura para se posicionar melhor no mundo e na vida – espero que goste e que te ajude.

Veja no final as imagens de algumas das revistas que eu pessoalmente li esta semana e clique em cima delas para acessar seus respectivos sites e ler suas reportagens:

02
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
03
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
04
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
05
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
06
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
07
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
08
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
09
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+



















Gostou deste artigo? Leia também: Como aumentar suas chances de sucesso em novas entrevistas de emprego

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*