Novidades

O que é preciso para ser um líder extraordinário?

como ser um líder extraordinário
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Esta é uma das perguntas que as pessoas mais me fazem hoje em dia.

Eu tenho uma rede de contatos que me permite o convívio permanente com vários CEOs – presidentes de diferentes empresas, desde empresas familiares, empresas nacionais e empresas multinacionais até empresas pequenas, médias e grande porte.

Eu circulo pelo mundo realizando palestras sobre os vários itens que compõem a excelência em gestão, inovação e carreira.

E durante estas interações, uma das perguntas que mais ouço é: “ Como ser um líder extraordinário – e o que é preciso fazer para se destacar e vencer num mundo tão caótico e competitivo?”

E para responder a esta pergunta eu lanço mão da minha própria experiência pessoal, do meu convívio com grandes e excepcionais líderes ao longo da minha carreira, do mergulho frequente que faço nos livros sobre gestão e liderança onde estudo e investigo características dos maiores líderes da história – principalmente biografias de líderes que fizeram história e lanço mão também de um estudo que tenho desenvolvido sobre as características mais importantes sobre a liderança do futuro – essenciais para prosperar nos próximos 30 anos.

Como ser um líder extraordinário e o que é preciso fazer para se destacar e vencer num mundo tão competitivo?

Inspirado nesta pergunta recorrente, resolvi resumir neste artigo o que considero alguns dos pontos mais importantes você se tornar um líder extraordinário nos dias de hoje.

Para saber como ser um líder extraordinário, é importante entender que um grande líder precisa:

  • ter uma Bússola – que lhe permita ver o norte, o rumo para onde seguir.
  • ter uma ferramenta que lhe permita enxergar a melhor direção a seguir e esta ferramenta é forjada pela fusão de sua própria intuição com as ideias que gera a partir da sua interação com as outras pessoas.
  • aguçar sua própria intuição e garantir o convívio com pessoas que possam acrescentar valor neste sentido.
  • ser bom em ouvir pessoas mais inteligentes do que ele, pessoas que concordem, pessoas que discordem, pessoas que apresentem evidências do contrário do que todo mundo está dizendo e principalmente precisa saber unir estas diferentes opiniões para inserir o melhor que elas proporcionam para dentro de suas próprias convicções.
  • ler muito, mas ler muito mesmo – para mim o grande líder precisa ter obsessão por leitura, uma leitura super refinada e orientada para os assuntos que mais lhe interessem e possam fazer a diferença na sua vida pessoal e profissional.
  • fazer do seu vício pela leitura uma forma inteligente de benchmarking, copiando para dentro de sua mente histórias e ideias de pessoas que fizeram a diferença para melhor neste mundo, aumentando incrivelmente a sua capacidade cognitiva e sua habilidade de pensar para se destacar e vencer.
  • se antecipar às crises e às mudanças mais do que reagir a elas e uma Bússola altamente calibrada pode ser o seu maior trunfo.
  • construir redes de relacionamentos saudáveis que sirvam como fonte de inteligência e fonte de novos negócios. Uma rede de contatos com as pessoas certas nos lugares certos servirá para aumentar o tamanho, o poder e a energia do grande líder.
  • ter mais coragem do que o líder comum, coragem para tomar decisões do tipo sim e não (sempre seguindo seu ‘não’ de uma breve explicação convincente).
  • ter coragem para enfrentar obstáculos, conflitos e resistências e transformá-los em alavancas para o sucesso.
  • ter uma capacidade de persuasão e de comunicação incrível para vender suas ideias e mobilizar o comprometimento e o engajamento das pessoas.
  • ser um formador de pessoas, não apenas de seguidores, mas de novos líderes e treiná-los à medida que ambos se desenvolvem e progridem.
  • formar  sucessores capazes de dar continuidade e até melhorar e superar a sua obra e o seu legado.

Conclusão:

E por fim, o grande líder é aquele que sabe como fazer a sua empresa ganhar dinheiro, gerar crescimento, proporcionar retorno para os acionistas, satisfação extrema para clientes e funcionários, gerar caixa, administrar para melhor o giro da empresa e aumentar a margem de lucro com ações que estimulem o crescimento das vendas e a redução de custos ao mesmo tempo.


O grande líder é aquele cuja vida transforma a vida de outras pessoas para melhor. É aquele que ao morrer, faz todo mundo exclamar: “Que Perda!”

Agora que você já sabe como ser um líder extraordinário, recomendo que leia o artigo: “[Checklist gratuito] Ser empregado ou empreendedor?“, para analisar o seu perfil empreendedor.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

1 Comentário em O que é preciso para ser um líder extraordinário?

  1. ” Um grande líder muda a sua vida ajudando a mudar a vida das outras pessoas ”
    Grande Mauro Condé !
    Satisfação e muito obrigado !
    abraços.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*