Novidades

ÀS VEZES OS PROBLEMAS DA VIDA SÃO TÃO GRANDES E PARECEM INSOLÚVEIS – A SOLUÇÃO PARA OS GRANDES PROBLEMAS DO MUNDO PODE ESTAR BEM DENTRO DE PEQUENAS IDEIAS COMO ESSA – DICA DE CULTURA – DICA DE FILME – PEQUENA GRANDE VIDA


“QUEM NÃO É O MAIOR, TEM QUE SER O MELHOR”

A Frase inspiradora do dia.


Minha dica de cinema para esse fim de semana vai para o filme :

“Pequena Grande Vida”

Downsizing

EUA 2017 – Drama + Ficção Científica

Diretor : Alexander Payne

Atores = Matt Damon, Christoph Waltz e Kristen Wiig


Resumo da história :

Na cidade de Omaha, as pessoas descobrem a possibilidade de reduzir de tamanho para uma versão minúscula, a fim de terem menos gastos vivendo em pequenas comunidades que se espalham pelo mundo. Um homem aceita passar por esse processo.


Detalhamento do roteiro :

Como proteger a terra e a natureza dos perigos cada vez maiores?

Que mundo você quer deixar para seus netos, bisnetos e suas próximas gerações?

Essas e outras perguntas recheiam o cenário de problemas que a humanidade vem enfrentando, incluindo nele o problema da superpopulação com todas as desigualdades que ela gera.

Esse filme conta uma história que tenta dar uma ajudinha, literalmente falando, para a solução desses grandes problemas do mundo.


Resumo da história baseado no trailer do filme:

Paul é um ser humano que vive dia após dia se questionando sobre o sentido e do significado da vida e da morte, sentindo-se solitário mesmo rodeado por vários amigos e um pouco desmotivado com as escolhas que faz na sua monótona vida.

Um dia, estavam ele e a esposa batendo papo com vários amigos ao redor de uma mesa, quando eles veem passar pelo salão um sujeito carregando uma caixinha do tamanho de uma caixa de sapatos, de vidro transparente através do qual Paul enxerga alguns amigos seus em tamanho miniaturizado, como se fossem insetos em observação.

Paul reconhece seu amigo Dave Johnson bem pequenininho dentro daquela caixa transparente, fato que o surpreende enormemente.

Depois ele aparece numa conversa particular com seu, agora minúsculo, amigo sentado em cima de uma pequena caixa de fósforo e fica sabendo detalhes do projeto que seu amigo e outros cientistas desenvolveram para reduzir o tamanho dos problemas do mundo = reduzindo o tamanho do mundo e o das pessoas.

Paul fica encantado com os argumentos do amigo que conta que a decisão de se miniaturizar lhe trouxe enorme benefícios, como se mudar para um mundo infinitamente melhor, onde o seu dinheiro ao ser diminuído de tamanho, ganha grande valorização, ele passa do status de cidadão comum para um milionário e vive como um rei em seu novo território.

O amiguinho de Paul lhe dá um conselho = ir até a Lazerlândia, local , onde ele poderia conhecer um novo mundo e viver novas aventuras, a começar por transformar seus 100 mil dólares em 12 milhões.

Paul e a esposa se empolgam e aparecem viajando num avião com dois compartimentos – um para pessoas de tamanho normal como eles e outro bem menor com espaço reduzido para os humanos que resolveram viver em um mundo bem menor.

Paul toma a decisão de também mudar para esse mundinho, depois de descobrir que apesar de não haver efeitos colaterais, sua decisão não poderá ser revertida.

Ele acorda do procedimento a que se submeteu para ser miniaturizado, totalmente careca e com roupas íntimas de hospital e de cara recebe uma ligação da esposa querida, totalmente arrependida de ter mudado de decisão na última hora.

Eles discutem pelo telefone e Paul, zangado grita – e agora, eu estou reduzido a 12 cm de altura!

Paul aparece assinando um documento de separação escrito metade no tamanho normal e a outra metade no tamanho do novo mundo onde Paul se meteu.

Depois disso, Paul mergulha e literalmente viaja em seu novo mundo.

Um filme que vai te fazer refletir sobre cidadania, responsabilidade com o meio ambiente e as próximas gerações, necessidade de maior consciência com a natureza, solidariedade e amor.

Ao reduzir os personagens e focar as cenas dentro das cenas reduzidas, o diretor consegue fazer com que você também se sinta menor para caber dentro desse mundo fictício.

Ao ficarem menores as pessoas conquistam chances maiores para fazer a diferença no mundo.


Um comentário pessoal sobre essa história :

Desde garoto que eu aprendi que para conseguirmos resolver com sucesso um grande problemão, a melhor saída é fatiá-la em pequenos probleminhas independentes e ir resolvendo-os um a um até que o todo se resolva por completo.

Esse método passou a fazer parte do roll dos meus modelos mentais e funciona sempre.

Eu fiquei maravilhado com a proposta do filme – resolver os grandes problemas do mundo, simplesmente reduzindo o tamanho do mundo, das pessoas, dos seus pertences e de tudo o que existe.

Uma baita solução para os problemas de superpopulação e alto consumo desenfreado, entre outros.


Para sua pré-avaliação, indico as notas que esse filme recebeu nos maiores sites de avaliação de filmes do mundo:

  • 5,7 na opinião de mais de 27.000 pessoas no site IMDB

  • 5,8 na opinião combinada do público e critica no site Rotten Tomatoes

  • 4,4 na opinião do público no site Rotten Tomatoes

  • 6,3 na opinião do público e da crítica no site Metacritic

  • 6,5 em minha opinião pessoal – não está entre os melhores filmes que já vi, mas vale o ingresso

  • 5,7 na média geral das notas acima


Veja o trailer do filme :

Ouça a trilha sonora (trechos ou integral) através do link abaixo :


EU DESEJO QUE VOCÊ FAÇA UM EXCELENTE FIM DE SEMANA !

DESCANSO TAMBÉM É TRABALHO !

DESCANSO TAMBÉM É SAÚDE!


 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*