Novidades

Qual é o símbolo da sua vida?

Qual é o símbolo que melhor representa a sua vida? Já parou para pensar nisto? Veja como descobri qual é o símbolo que melhor me representa – lendo uma crônica muito lida e compartilhada pelos 730.000 leitores do blog do MaLuCo em 2015.

Qual é o sinal, o símbolo da sua vida ?

Segundo Jung, um dos pais da psiquiatria, todo homem tem um símbolo que o identifica ao longo da sua vida e através do qual ele pode se auto descobrir e descobrir como funciona seu inconsciente e como este se conecta com o seu consciente e determina seus pensamentos e suas ações.

Leia a Crônica de Férias do MaLuCo:) [Sinais de Ondas] – Como eu descobri o sinal da minha vida através do vento que veio de uma porta aberta de uma cafeteria – Leia a crônica e no final procure saber qual é o seu sinal, qual é o símbolo da sua vida – MaLuCo:)

Sinais de Ondas – Crônica do MaLuCo

Outro dia eu estava lendo um livro bem interessante sobre psicologia quando me ocorreu uma coisa muito estranha e interessante ao mesmo tempo.

Eu estava lendo o livro “O Homem e Seus Símbolos” de um dos pais da psiquiatra – o famoso Carl G. Jung. Este livro foi inspirado por um sonho do autor e concluído exatamente 10 dias antes de sua morte e 20 dias antes meu nascimento.

No livro, Jung acentua que um homem só se realiza através do conhecimento e aceitação do seu inconsciente – conhecimento que ele adquire através dos sonhos e dos seus símbolos. Segundo ele, o inconsciente é o grande guia, o amigo e o conselheiro do nosso consciente e eles se comunicam através dos símbolos que marcam a vida da pessoa.

Eu estava lendo o livro, degustando um café, saboreando um pão de queijo dentro de uma cafeteria muito aconchegante, quando de repente um outro cliente entrou apressadamente, abrindo totalmente a porta de entrada e fazendo com que vários guardanapos da mesa da frente voassem em minha direção e caíssem bem no meu colo entre meu cotovelo e a minha barriga, como num passe de mágica.

Eu juntei os guardanapos para colocá-los no recipiente próprio, quando um deles saiu voando e caiu dentro do livro que eu estava lendo bem como se fosse um marcador de páginas flutuante.

Naquele momento eu tive a estranha ideia de parar de ler o livro e pensar na minha vida, pensar em qual símbolo poderia ser considerado a maior marca da minha vida e o como ele se relacionaria com o meu inconsciente e como este símbolo poderia interferir no meu consciente e no modo como eu vivo a minha vida.

Retirei uma caneta do bolso da camisa e o guardanapo de dentro da página do livro, e repeti um dos gestos que eu mais adoro na vida – improvisar uma página em branco onde eu possa imprimir meus pensamentos de forma a organizá-los e estruturá-los melhor.

Eu adoro uma página em branco, ela me faz voar mentalmente e me gera uma série de insights deliciosos e relevantes e adoro ainda mais utilizar guardanapos de restaurantes, bares e cafeterias como minhas páginas em branco – eu acho que poderia fazer um livro com mais de 10.000 guardanapos em cima dos quais eu já pousei meus pensamentos alguma vez na vida.

Assim que eu deitei a ponta da caneta em cima daquele guardanapo, ela já saiu desenhando um símbolo, um sinal que eu adoro desenhar em folhas em branco desde criancinha, quando adquiri a estranha mania de começar qualquer página nova em branco com este desenho, como se ele fosse uma espécie de logotipo, logomarca da minha vida – só que até ler este livro, eu nunca tinha percebido que tinha esta mania.

Vejam na figura abaixo o guardanapo com o símbolo que eu desenho em toda folha que escrevo desde que me entendo por gente, mesmo sem saber por quê :

símbolo da sua vida
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

O sinal de ondas representa a minha própria vida, a minha vida inteira : na sua extremidade inferior esquerda ele representa o começo de tudo – o meu nascimento e na sua extremidade superior direita ele representa o fim de tudo – o provável momento da minha morte e entre estas duas extremidades está representada a minha vida, como todos os meus altos e meus baixos proporcionados por uma combinação do destino com as minhas escolhas diárias – como se a vida representasse um breve feixe de luz pulsante entre duas faixas bem escuras e contínuas. Incrível – a minha vida cabe num sinal de onda!

O sinal de onda representa a minha identidade: ele está presente no meu nome e no apelido que me deram as minhas filhas – tanto o nome Mauro e o apelido Ma.lu.co começam pela letra M, que é a mais pura representação gráfica de um sinal de onda – Incrível, até no nome eu tenho um sinal de onda!

O meu documento de identidade é composto por uma série de números, mas ele começa com apenas uma letra. Você ganha um doce se adivinhar que letra é essa = M – aquela letra que lembra o desenho de um sinal de onda – Incrível – o sinal de onda é a minha identidade !

A minha árvore genealógica é uma árvore formada por vários sinais de onda – a minha mãe se chama Maria e minhas avós também se chamavam Maria por parte de pai e Maria por parte de mãe. Incrível – até na minha  origem tem sinal de onda!

O Sinal de Onda me acompanha desde o berço – Eu nasci emMinas Gerais – Brasil e o nome da minha terra natal – minas – também começa pela letra m – o símbolo gráfico do sinal de onda – Incrível – até onde eu nasci a terra é caracterizada por um sinal de onda !

O sinal de onda está na paisagem de Minas Gerais – cujo relevo é caracterizado por inúmeras e lindas montanhas. Em Montanha, a primeira letra é M – Incrível, toda vez que eu olho para o belo horizonte da minha cidade, eu vejo as montanhas formando um belo sinal de onda!

O sinal de onda representa a minha infância – um aparelho enigmático que tinha lá em casa eu era bem menino e que ficava numa prateleira em cima da nossa TV em preto e branco – na telinha do qual ficava pulsando o tempo todo um sinal de onda – anos depois eu fui saber que aquele aparelho tinha o nome de estabilizador de sinal e era usado para estabilizar a tensão que entrava nos aparelhos da minha casa, entre eles a nossa velha TV e o nosso rádio de madeira. Incrível – As imagens e os sons que me encantavam quando criança eram transmitidos e garantidos por aquele pequeno sinal de onda!

O sinal de onda cresceu comigo e me acompanhou na adolescência e juventude – O tempo foi passando, eu fui crescendo e o velho estabilizador de guerra que a gente tinha em casa acabou sendo substituído por aparelhos mais modernos onde os estabilizadores já vinham embutidos.

Eu até parei de assistir muita TV porque passei no vestibular da Escola Técnica e fui fazer um curso de Eletrônica e durante todo o meu curso duas coisas foram muito marcantes – o meu grande guarda-pó azul de estudante de eletrônica e a imagem de um aparelho que eu usava nas aulas práticas – chamado Osciloscópio – que era exatamente a imagem de um sinal de onda – Depois disto fiz faculdade de Ciências Contábeis e MBA Internacional em Administração, onde o sinal de onda era usado para mostrar o crescimento das empresas(de seus lucros,  suas receitas e suas despesas). E até quando fiz cursos de pós-graduação em Computação o sinal de ondas estava presente – indicando a alternância entre zeros e ums das linguagens de programação – Incrível, o sinal de onda é o canal que transporta todo o conhecimento externo que adquiro para dentro da minha mente!

O sinal de onda continuou me perseguindo na minha vida adulta – ele me perseguia onde eu ia trabalhar – no meu tempo de trabalho com manufatura, o sinal de onda representava os controles estatísticos de processos nas fábricas em que trabalhei – quando me transferi para o setor de serviços, principalmente para a  área bancária, eu tinha na minha sala, bem em frente à minha mesa, uma TV ligada no canal da Bloomberg mostrando a volatilidade do mercado e das empresas através de gráficos em forma de sinais de onda – Incrível o sinal de onda foi e é a minha ferramenta de trabalho!

O Sinal de Onda está presente no meu gosto pessoal – eu adoro música – a vida para mim não teria graça se não tivesse música e eu sempre adorei ouvir as ondas do rádio, transmitidas em AM e FM – amplitude e frequências moduladas – moduladas por quem ? Sinal de onda –  Incrível eu descanso, eu relaxo e eu me atualizo através do sinal de onda!

O Sinal de onda está dentro dos livros que eu leio e dos filmes que eu assisto. Tanto os livros como os filmes que gostamos estão repletos de sinais de onda – este é o símbolo que melhor representa as histórias e os roteiros que compõem as histórias contadas por cada um deles – o sinal de ondas representa os altos e baixos das aventuras dos seus protagonistas contra todos os seus antagonistas (pessoas e situações) que insistem em não cooperar para que nossos heróis triunfem na vida – Incrível, os livros e os filmes são contados em formas de sinais de onda !

Os sinais de onda me avisam que eu estou vivo – à medida que envelheço, mais me interesso por medicina, principalmente a medicina preventiva,  desde o dia em que fiquei internado num hospital para exames e fiquei conectado a um aparelho que media meus sinais vitais em cuja tela era possível ver um sinal de que eu estava vivo – era um sinal de onda que pulsando na tela daquele aparelho indicava que eu estava vivinho da Silva – Incrível, o sinal de onda é o sinal da minha vida – ele indica o pulsar do meu coração!

O sinal de onda está nas competições que participo e que adoro assistir – desde de pequeno que eu cresci aprendendo a gostar de esportes, pois eles me ensinam a competir na vida e entre todos os esportes que mais pratico estão a caminhada, a corrida e o futebol e todos estes esportes tem seus resultados medidos e plotados em folhas e máquinas em forma de sinal de onda – Incrível os esportes são medidos em sinal de onda!

O sinal de onda está presente em minhas viagens – eu amo viajar, eu viajo de avião, de trem, de navio, mas adoro muito mesmo viajar de carro – adoro pegar aquelas estradas longas e cheias de curvas – enquanto eu passo por cada curva, eu percebo que estou dirigindo dentro de uma forma de sinal de onda – Incrível – o sinal de onda está presente em cada caminho que eu percorro na vida!

O sinal de onda está presente no futuro – eu adoro a experiência que adquiri ao longo da minha vida e da minha carreira, mas a experiência é um olhar para o passado e eu adoro muito mais olhar para o futuro, por isto gosto tanto de inovação, por isto tento inovar o máximo que posso na vida – eu aprendi que a inovação passa por um sinal de onda, pois toda inovação representa uma quebra de paradigma – representa o nascimento, crescimento, queda e morte de um produto, serviço ou ideia e o surgimento de outra formando um sinal de onda – Incrível o sinal de onda está dentro de cada inovação e do futuro da minha vida.

Eu adoro estatística – eu a uso para resolver qualquer, mas qualquer problema mesmo na vida – para mim a habilidade e o conhecimento mais importante na vida de um ser humano quando aliada com uma forte intuição – Nos tempos modernos de internet, Google e Redes Sociais, o conhecimento de estatística é ouro – Eu sou estatístico por profissão e se assim não fosse seria por pura paixão. Eu sou devoto de um dos pais da estatística moderna, um gênio matemático alemão chamado Gauss, que teve seu rosto e sua curva(a famosa curva de sino) estampados na nota de 10 marcos alemães, tamanha a importância de sua descoberta – A curva de sino quando desdobrada para estudo se transforma num gráfico de oscilações e variações, onde podemos estudar o passado para tentar prever o futuro – Incrível – a matemática e a estatística nos permitem solucionar os problemas  da vida através dos sinais de onda!

Eu adoro praia, adoro o mar e mar começa com m e tem aquelas ondas incríveis que me lembram o sinal de ondas tão familiar e adoro o RJ – eu adoro passear e caminhar pelo calçadão de Copacabana onde eu me sinto hipnotizado pelo seu piso em forma de sinal de onda – Incrível, o sinal de onda está no chão onde eu adoro pisar!

O sinal de onda reduz o meu stress e aumenta a minha paz interna – eu aprendi que muitas vezes para viver mais, eu tenho que dar uma recuada, uma freada, uma relaxada forte na vida e o eu aprendi a relaxar através da meditação e eu descobri que a meditação não é nada mais nada menos do que o ajuste das minhas ondas cerebrais – para níveis incrivelmente mais calmos, relaxados e por consequência mais produtivos e eu só me acalmo quando depois de relaxar o corpo e a mente eu visualizo por dentro de minhas pálpebras a minha imagem sentado numa praia sentido o cheiro e o barulho do mar e olhando hipnotizado para as lindas ondas do mar – Incrível – O sinal de onda me relaxa e me inspira!

Por fim, O sinal de onda é a marca da minha resistência pessoal na vida – eu sou reconhecido pelas pessoas como um verdadeiro sobrevivente, um verdadeiro resiliente – na vida eu já fiz de tudo um pouco, já corri muitos riscos, já vivi muitas aventuras deliciosas e já superei situações incrivelmente estressantes e difíceis , eu já superei decepções e depressões profundas e continuo adorando a vida – exatamente por causa de seus altos e de seus baixos – eu descobri a que nossa missão na vida é surfar, surfar pelos altos e baixos da mesma até passar para o outro lado dela sendo uma pessoa ainda melhor.

Voltando ao livro de Jung, “O Homem e Seus Símbolos” eu acredito num processo rápido de auto análise, que eu me defina por um pequeno sinal de onda, um desenho que costumo fazer desde que me entendo por gente(até mesmo sem entender bem o motivo deste desenho estar estampado na minha mente naquela época).

Afinal como diz aquela famosa música do Lulu Santos, nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará, a vida vem ondas como o maaaarrr…

A vida vem em ondas  – Como um mar – Num indo e vindo infinito 

Hoje eu creio que o sinal de onda é o sinal da minha vida, o sinal dos meus altos e dos meus baixos e assim sucessivamente até que…


E você já parou para pensar qual sinal ou o símbolo da sua vida? Você tem algum sinal assim que você desenha desde pequeno sem saber e já parou para ver se ele tem algo a ver com a forma como você vive a sua vida?

Para fechar este post – a música que mais tem a ver com o sinal de onda, na minha opinião – Como uma onda no mar, de Lulu Santos & Nelson Motta :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*